filters,
fanatics, facilitators e firecrackers
.
Os
autores de Church
of the Customer,
Jackie Huba e Ben McConnell, criaram uma classificação de citizen
marketers, usuários criadores de conteúdos dedicados a marcas, produtos
e companhias. É o que denominam "os 4 F's": filters, fanatics,
facilitators e firecrackers.
Filters:
os filtros, agências de notícias humanas, que se dedicam a recopilar
informação de qualquer origem (seja pessoal, blog, podcast, ou
oficial), desde os meios de comunicação referida a uma marca ou
produto. Entregam doses de informação diárias muito completas e
objetivas, e, às vezes, alguns, entram na análise.
Fanatics:
os fanáticos, são crentes e evangelistas. Seguem à marca
ferventemente mas não deixam de criticar os pontos negativos, mas com o
objetivo de melhorar o objeto de sua adoração, a marca e seus
produtos.
Facilitators:
os facilitadores, atuam como geradores de comunidade. Criam um web site
que serve como ponto de encontro dos usuários de algum produto, por
exemplo um fórum. Alguns facilitadores reúnem comunidades de milhares
de usuários.
firecrackers:
petardos, ou estrelas fugazes, conhecidos mundialmente por um tempo e
depois desaparecidos. São os que criam uma canção, uma animação, vídeo,
qualquer coisa capaz de gerar interesse e depois voltam a perder-se
entre a multidão. Seria o caso dos que iniciaram a febre dos geisers de
Coca-cola e Mentos.
|