Como
elaborar uma estratégia quando o futuro é indecifrável?
Estamos
no ano de 1987. ME Enfrento a um dilema crucial que pode afundar minha
companhia ou pode leva-a ao topo. Tudo depende de tomar uma decisão
estratégica num ambiente imprediscível...
A indústria dos computadores pessoais cresce a todo vapor. A maioria
das máquinas operam com o sistema MS-DOS, sistema operacional que
comprei por 50 mil dólares daquele programador de Seattle e a IBM
utiliza graças a licença de uso que negociou comigo...
.
Mas o DOS está em decadência e estou certo disso. Os usuários se
estão inclinando por um sistema operacional mais amigável
graficamente, que permita aproveitar ao máximo o potencial da nova
geração de computadores. Poderosos competidores se preparam para
posicionar-se Num mercado bilionário. IBM está desenvolvendo sua própria
PLAtaforma: a poderosa OS/2. AT&T, Sun Microsystems e Xerox se
aliaram para melhorar o sistema Unix. Apple, por sua vez, segue
apostando por seu modelo Macintosh... É um cenário altamente
flutuante e imprevisível.
Agora,
ponha-se nos sapatos de Bill Gates. Você tem algumas opções:
1)
Pôr todas as fichas no desenvolvimento de um novo sistema OPERACIONAL
chamado Windows e competir contra gigantes como IBM e AT&T.
2) Abandonar o mercado dos sistemas operativos e apostar por
novos nichos no desenvolvimento de aplicações menores.
3) Vender a companhia à concorrência.
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