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Como fazer para que uma equipe funcione
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sala dos artigos de
liderança -
SALA DOS ARTIGOS DE
GERENCIAMENTO
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Como Diretor do programa:
liderança de alto rendimento em IMD, estudei o comportamento dos líderes
e de suas equipe de trabalho segundo vivem algumas situações:
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Quando nos encontramos ante uma equipe de trabalho disfuncional,
nosso primeiro ato será reunificá-la: uma equipe deve criar um
vínculo emocional. Nunca poderá existir uma equipe de alto
rendimento sem um sentimento de compromisso entre os demais membros
(Artigo:
Empatia é necessária em Vendas?).
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Em
segundo lugar, nossa equipe deve ter um compromisso emocional com a
meta, metas comuns: se a equipe tem uma meta clara e está
comprometido emocionalmente com ela, passará automaticamente da
disfunção à funcionalidade
(Artigo:
Não há nada que mate
mais as ambições de um Vendedor).
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•
A
terceira questão é ter um líder que crie diálogo. Terá que falar do
conflito. A gestão de conflitos não tem que ver com a dor do
conflito senão com o benefício que provem da resolução do conflito e
para isto se precisa o diálogo: as equipes disfuncionais não podem
manejar o conflito, têm problemas de personalidade e é necessário
dialogar, negociar e reuní-los a todos em torno de um objetivo comum
(Artigo:
Lições do exército
romano para enfrentar a crise).
•
Esta situação cria
automaticamente a necessidade de um líder:
se não há um líder forte e efetivo, e não quero dizer dominante, senão
uma pessoa que tenha a imagem clara de para onde se dirige o grupo, a
equipe vai ser mais forte do que o líder. Não conheci a uma equipe
disfuncional que não tivesse uma disfunção na liderança. As vezes há
pessoas que não devem estar numa determinada equipe, e as vezes terá que
ajudar a algumas pessoas a que se afastem da equipe, pois não são as
adequadas para a mesma.
O mais importante para
uma equipe de alto rendimento é a capacidade de sentir o poder. Numa
equipe disfuncional sempre há problemas, seus integrantes se sentem
como reféns, há queixas e há vítimas. Há que deixar a um lado essa
posição de refém, de vítima e retomar o próprio poder e a capacidade
de poder expressar o que se pode fazer nesse papel
(Artigo:
Cuidamos das ovelhas,
dirigimos o gado, lideramos as pessoas).
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Prof. Ram Charan
WEB SITE: RAM CHARAN
Biblioteca exclusiva do professor
O Prof. Ram
Charan fez doutorado em Harvard e foi o 1º professor indiano a dar
aulas na prestigiosa universidade. Também lecionou em Kellogg, outra
renomada escola na área de negócios. Tem trabalhado como conselheiro
de presidentes de companhias como GE, DuPont, EDS, Ford, Duke Energy
and Verizon. Está entre os 10 melhores consultores para cursos
in-company segundo a revista Business Week. Virou um guru de sucesso
por mostrar o lado prático dos negócios, não apenas teorias. Em seu
livro: "O que o presidente de sua empresa quer que você saiba”,
defende que o melhor lugar para se aprender sobre negócios é numa
feira livre. Ganhou o prêmio Bell Ringer de melhor professor na
famosa universidade corporativa da GE. Também levou prêmios
similares em Wharton e Kellogg.
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Outros excelentes
artigos traduzidos e publicados pelo jornal SDR do prof. Ram Charan:
•
Que é o Know-How?
•
Execução... uma disciplina esquecida
•
O que o cliente quer que
você saiba (1)
•
O que o cliente quer que
você saiba (2)
•
Como fazer para que uma
equipe funcione
•
como detectar as grandes
tendências de negócios?
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