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AS NOVAS HABILIDADES DOS PROFISSIONAIS - Sr.Prof. Peter Drucker

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A educação contínua será o setor de crescimento mais importante nos próximos 30 anos. Não espere que as universidades organizem essas novas habilidades para você. - Olhe para seu trabalho e pergunte: 
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"O QUE PRECISO APRENDER?" 
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Quais as novas exigências serão feitas na nova economia emergente? E ela é nova e emergente, embora não tenha se estabilizado ainda. Haverá de 5 a 10 anos de grande turbulência até que isso aconteça, levando em conta os precedentes históricos. De modo que em 10 anos teremos a nova economia.

Até lá, temos pelo menos 5 anos, provavelmente mais, de transição. Quais são as exigências que já podemos identificar? Quais são as novas coisas que os executivos terão de aprender, terão de fazer, onde terão de prestar atenção?

O foco é a informação. Pelo fato de que a maior transformação é a transformação na informação. A mudança não está nos instrumentos:  - A mudança é o fato de a informação estar acessível a todos. E todos esperam por isso. Nossa atitude perante a informação mudou mais do que a tecnologia em si, talvez pelo aparecimento dos "knowlwdge workers" como força de trabalho crítica.
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Se nós aprendemos algo na escola, é como obter informação. É irrelevante se o instrumento para obtê-la é um livro ou um site. Esses são meios para obter informação, não fins.
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Não fico impressionado com as informações que meus amigos obtêm. Pelo contrário, fico deprimido. Quanto mais computadores têm, quanto mais dados obtêm, menos informação de fato possuem, porque, sem meias palavras, estão mal direcionados. Estão desorientados com os dados que seus computadores produzem, não com a informação de que necessitam. 
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O computador é como a lista telefônica; é preciso saber o que se procura. A maioria dos meus amigos não sabe e fica lendo a lista telefônica. Isso não é nem divertido nem informativo. A lista é um depósito. É preciso saber o que se está procurando. Ninguém liga para a telefonista para perguntar: "Quem eu deveria procurar?". Mas é assim que a maioria dos meus amigos encara o computador. 
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Eles esperam que o especialista em informática lhes diga o que eles deveria estar procurando. O especialista em informática é a telefonista no sistema telefônico. Mas o sistema telefônico tem de ser o seu instrumento. Portanto, é importante fazer a si mesmo a seguinte pergunta:

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"De quais informações eu preciso para realizar o meu trabalho?". 

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Não é uma pergunta simples. E posso dizer outra coisa:  - No final, você acabará com informações sobre o que está fora da instituição, que são no mínimo tão importantes quanto as informações sobre o que está dentro. E dessas informações você não dispõe. Ninguém dispõe.

De quais informações preciso?

De quem?

Quando?

Com que freqüência?

De que forma?

Não hesite em procurar colegas e dizer: "Quais informações vocês esperam de mim" ?

Eles lhes dirão. Não de imediato. É uma pergunta nova. Terão de pensar a respeito. Mas não tente adivinhar, pois irá adivinhar errado. Pergunte. Mas, quando souber as informações de que necessita, procure aqueles de quem você precisa obtê-las. É uma pergunta difícil, mas crucial.
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A informação é o único instrumento de que você dispõe. Essa é a exigência mais premente e mais importante. Mas a 2ª não é menos importante. Em uma sociedade e uma economia em que o conhecimento é o recurso fundamental e mais caro, a educação contínua é do que nós mais precisamos. Em um mundo de habilidades como foi o nosso durante milhares de anos, as habilidades mudavam muito lentamente.
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Sempre digo que meu nome, que é holandês, significa "impressor". Meus ancestrais foram tipógrafos em Amsterdã durante 250 anos, do início do século 16 a meados do século 18. Durante todo esse tempo, não tiveram de aprender nada. Todas as habilidades tipográficas necessárias já haviam sido desenvolvidas em 1510, nos primeiros 50 anos após o primeiro livro impresso. Novas habilidades só foram surgir no século 21. No que diz respeito ao conhecimento, nem preciso dizer. As coisas mudam a cada seis semanas, a cada três meses, a cada ano.
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A educação contínua será o setor de crescimento mais importante que teremos nos próximos, digamos, 30 anos. - Isso está realmente começando. Não espere que as universidades organizem isso. Você tem de aprender a olhar para si e para seu trabalho e perguntar: "Será que eu preciso voltar a aprender para usufruir os plenos benefícios dos meus pontos fortes e competências?" e "O que eu preciso aprender, agora que essas coisas mudaram?". De modo que a educação contínua e boa parte dela são algo que temos de incorporar em nossa vida e em nosso trabalho.
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Mas uma última coisa a ressaltar é que você tem de assumir duas novas responsabilidades. Uma é a responsabilidade pela informação. Tanto para si como para a empresa. E a outra é a responsabilidade pelo seu próprio aprendizado contínuo. 
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Não esperem que alguém lhe diga do que precisa. É sua obrigação. Pergunte: "O que eu preciso aprender para continuar adquirindo novas habilidades, novos conhecimentos, novos relacionamentos, novos hábitos e, assim, crescer e me desenvolver mais depressa do que o meu cargo, mais depressa do que a economia, mais depressa do que a sociedade do conhecimento?". Essas são as implicações de ação.

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PROF. PETER DRUCKER

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Peter Ferdinand Drucker, nascido em 1909, na Áustria, principal pensador empresarial e da Administração. Escreveu praticamente sobre tudo que os executivos fazem, pensam e enfrentam. o professor que cunhou o termo management.

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O pai da gestão trabalhou como jornalista em Londres, antes de ir para os EUA, em 1937. Escreveu o primeiro livro, Concept of the Corporation, em 1946, baseado nos seus estudos sobre a GM. Mas The Pratice of Management (1954) inventou a gestão como disciplina. 

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Drucker dividiu o trabalho dos gestores em seis tarefas: definir objetivos, organizar, motivar, comunicar, controlar, formar e motivar pessoas. Além de cunhar idéias como as da privatização e da gestão por objetivos, lançou o profético livro The Age of Discontinuity (1969), onde anunciou a chegada dos trabalhadores do conhecimento. Nos últimos anos, tem estudado o tema da gestão de organizações não lucrativas.  .

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biblioteca exclusiva do professor

"Administração significa tarefas e é sinônimo de disciplina, mas também significa seres humanos". 

"Toda realização da Administração é também a realização de um dirigente. Todo o fracasso representa o fracasso de um dirigente. As pessoas administram, não as forças ou os fatos. A visão, a dedicação e a integridade dos gerentes determinam se existe uma administração ou um mau gerenciamento." 

"Porém, embora a administração seja a ciência universal, isso não significa necessariamente que sejamos muito bons em praticá-la ou que estamos nos aperfeiçoando em sua aplicação". 

"Na verdade, muito pouco tem mudado até agora. A maioria das organizações está sendo administrada de modo muito similar ao que eram quando comecei a estudá-las pela primeira vez."
"Para se formar organizações de sucesso, você deve substituir poder por responsabilidade". 

"O apelo para que os executivos assumam responsabilidades é um fio de coerência que atravessa 60 anos de trabalho produtivo". 

"Os gerentes são responsáveis pelos resultados e ponto final."

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