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Escolher a estratégia de preços errada pode custar caro

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Os preços estão no centro da interação humana desde que os comerciantes da antiga Mesopotâmia o atual Iraque começaram a manter registros de suas transações.

Quem não gosta de adivinhar quanto custa uma coisa ou de discutir quanto ela deveria custar?

Jagmohan S. RajuPortanto não é de surpreender que as empresas gastem boa parte do tempo tentando resolver como definir os preços de seus produtos e serviços. Mas dois professores do departamento de marketing da UNIV. Wharton, Jagmohan S. Raju e Z. John Zhang, dizem que as firmas nem sempre fazem isso da maneira certa. 

Raju e Zhang acreditam que elaborar estratégias de preços apropriadas é um fator crucial num mundo hipercompetitivo como o de hoje. A estratégia de preços também assume uma importância adicional em uma época em que presidentes de bancos centrais e economistas estão preocupados com a possibilidade de deflação um amplo declínio nos preços em geral. 

De acordo com eles, as pesquisas indicam que as estratégias de preço podem ter uma influência enorme nos lucros de uma empresa: 

Um estudo, conduzido pela McKinsey com mais de 2.400 empresas, que mostra o impacto de várias decisões sobre os resultados finais: 

  • uma redução de 1% nos custos fixos melhora a lucratividade em 2,3%; 

  • um aumento de 1% no volume das vendas resulta em uma elevação de 3,3% nos lucros;

  • uma redução de 1% nos custos variáveis ocasiona um aumento de 7,8% nos lucros 

  • e um aumento de 1% nos preços pode elevar a lucratividade em 11%.

Segundo Zhang, ultimamente os empresários vêm prestando atenção em muitos fatores que podem influenciar o sucesso de suas empresas comportamento organizacional, redimensionamento, indicadores de desempenho e reengenharia, e as empresas fizeram de tudo para cortar custos. 

Z. John ZhangMas elas não gastaram muito tempo pensando nas melhores estratégias de preços possíveis. Acho que o quadro pintado pela McKinsey ainda é bastante válido nos dias de hoje. Os lucros podem melhorar muito por meio de estratégias de preços mais apropriadas.

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No passado, conta Zhang, as empresas estipulavam um preço, atinham-se a ele e esperavam que tudo corresse bem. Mas essa não era a melhor estratégia. As empresas a empregavam em parte porque definir preços é uma tarefa difícil. 

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Você tem de saber o que está fazendo e assumir a responsabilidade direta por suas decisões. Muitos gerentes querem opinar sobre as estratégias de preços de suas empresas, mas não querem assumir a responsabilidade se as coisas não derem certo.

Raju ressalta que a definição de preços deve ser sistemática e estratégica. Uma atitude empírica pode afetar os resultados. Um dos conceitos errôneos sobre essa questão é achar que se trata de uma decisão que pode ser tomada depois que já foi feito tudo para desenvolver um produto, explica Raju

A definição de preços deve ser parte integral do plano de colocação de um produto no mercado desde o seu começo. Não pode ser uma abordagem improvisada.

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Entre outras coisas, as empresas devem identificar bem os clientes que desejam conquistar e descobrir o quanto esses clientes estão dispostos a pagar por um produto ou serviço. 

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Também devem reconhecer que o preço é a chave para diferenciar um produto ou serviço dos da concorrência, pois os preços são indicativos da qualidade e exclusividade de um produto. 

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Além disso, é importante levar em conta os distribuidores que colocarão o produto no mercado, pois se eles não tiverem lucros suficientes, as vendas serão prejudicadas. 

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E mais, as firmas devem entender que uma estratégia de preços tem de ser para longo prazo, porque deve abrir caminho para a colocação de novos produtos no mercado no futuro.

Quando tomar decisões relativas a preços, procure ficar sempre um pouco à frente da concorrência, recomenda Raju. Imagine as possíveis situações: - Se eu fizer isso, a concorrência vai reagir de tal jeito. Então, se a concorrência não reagir daquele jeito, você deverá ter um outro plano pronto. Você não pode se dar ao luxo de ficar atrás da concorrência.

Os preços podem ser calculados de várias maneiras. Uma abordagem simples é a estratégia do custo mais lucro: - Você calcula quanto custa produzir um item e acrescenta uma margem de lucro razoável. 

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Outra abordagem é fazer uma pesquisa para determinar quanto os clientes estão dispostos a pagar por seu produto (US$ 200 por um minúsculo vidro de perfume, por exemplo) e estabelecer os preços de acordo com isso. 

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Um terceiro método baseia-se nos preços da concorrência: - a empresa descobre quanto seus concorrentes estão cobrando e ajusta seus preços para mais ou para menos.

Todas essas abordagens são válidas, mas nenhuma é suficiente por si só, diz Zhang. Quando se trata de estratégias de preços, o todo é realmente maior que a soma de suas partes. Um exemplo clássico de que desenvolver a estratégia de preços certa pode significar a diferença entre a mediocridade e o sucesso é o que ocorreu na Ford Motor na década de 1990:

Por anos a Ford, assim como outros fabricantes de automóveis, tentou manter os preços dos carros populares, como o Escort, tão baixos quanto possível. Os preços baixos representavam uma tentativa de atrair compradores jovens na esperança de que, quando ficassem mais velhos e necessitassem de veículos maiores, eles continuariam leais à marca, trocando seu carro por um modelo mais caro. 

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O problema é que, embora a Ford tivesse vendido muitos carros baratos, suas margens de lucro nesses modelos foram mínimas ou nulas. Para gerar lucros, a empresa confiou nas margens mais altas dos carros maiores, como o Explorer ou o Crown Victoria. Mas, como os preços dos carros maiores eram relativamente altos, a Ford vendeu menos unidades desses modelos do que pretendia.

Em 1995, diz Zhang, a Ford tomou uma importante decisão. Abaixou um pouco os preços de seus veículos mais sofisticados, o suficiente para estimular a demanda, mas não o suficiente para cortar profundamente suas margens de lucro. Esse ajuste foi uma das principais razões pelas quais a Ford faturou US$ 7,2 bilhões em 1999, o maior lucro anual que qualquer fabricante de automóvel já teve.
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O interessante é que, de 1995 a 1999, a participação da
Ford no mercado americano caiu de 25,7% para 23,8% de acordo com a BusinessWeek. Mas esse declínio não significa um desastre. Embora tenha vendido menos 420.000 carros de margens pequenas por causa de sua nova estratégia de preços, a empresa aumentou as vendas dos carros de margens altas em 600.000. 

A Ford canibalizou um pouco seus carros mais baratos, mas valeu a pena, observa Zhang.

De acordo com Zhang, as companhias farmacêuticas também estão aprendendo a fazer o jogo dos preços desde que passaram a enfrentar a intensa concorrência dos genéricos. Elas nem sempre respondem equiparando seus preços aos dos genéricos, em vez disso, utilizam sua marca para obter vantagem sobre eles. Gastar dinheiro para consolidar a supremacia da marca funcionou bem para algumas empresas farmacêuticas por décadas.

Se você toma aspirina da Bayer há muito tempo e ela sempre funciona bem, não há motivo para mudar, mesmo que a versão de marca custe muito mais caro que o produto sem marca, explica Zhang. 

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O risco de trocar a aspirina de marca pela genérica pode ser zero. Experimente tentar convencer aqueles clientes satisfeitos. Boa sorte!

Zhang dá ainda outro exemplo de estratégias de preços eficazes as empresas que oferecem serviço de telefonia celular. Seus planos de preços são bastante sofisticados, tanto que poucos clientes os entendem. Isso é feito por boas razões. Certamente o fato de o consumidor não poder comparar taxas não prejudica o resultado, explica ele.
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Zhang diz que o negócio de telefonia celular estaria em perigo de se tornar um negócio de commodities rapidamente, assim como as chamadas regulares de longa distância, se as empresas de telefonia celular tivessem empregado uma abordagem impensada para suas estratégias de preços. 

Uma estrutura de preços sofisticada e respeitada pode ajudar a evitar que a indústria se torne uma commodity.

Raju e Zhang, dizem que um ambiente deflacionário do tipo que os economistas temem que possa ocorrer nos próximos meses traria dificuldades para os verdadeiros setores de commodities, como os de petróleo e grãos, bem como para as empresas cujos produtos tendem a ser vistos pelos consumidores como commodities.
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Seja qual for o ambiente econômico em um dado momento, a estratégia de preços de uma firma deve sempre ser abrangente. Você tem de analisar o ambiente em que está operando, determinar seu poder de decisão e determinar o valor dos seus produtos ou serviços para o consumidor, conclui
Zhang. Só então poderá desenvolver uma estrutura de preços bem adaptada ao mercado, de forma a captar o máximo valor possível. 

A questão é que, mesmo em um ambiente deflacionário, sua empresa não precisa necessariamente baixar os preços. Mesmo que tenha de fazê-lo, isso não significa obrigatoriamente reduzir os preços de todos os produtos, em todos os mercados, para todos os clientes, em cada uma de suas transações. 

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Para identificar oportunidades e tomar decisões seguras, você precisa aprender os princípios básicos da estratégia de preços de um modo sistemático.

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