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FELIZ Rosh HaShana
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A celebração do "Iom Kipur" (Dia de Perdão) fecha o mais importante período do ano para este povo. A noite do dia 16 de Setembro foi de festa rija para a comunidade judaica de todo o mundo. Os judeus começaram também um novo ano, o 5765 para ser mais concreto.

O judaísmo, a primeira religião monoteísta da humanidade de cujas raízes saíram posteriormente as bases do cristianismo e do islamismo começou a sua contagem com a criação do homem, ou seja exatamente com o aparecimento de Adão e Eva. 
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De resto, o Ano Novo Judeu (Rosh Hashanah) celebra exatamente "o dia da criação do homem", e a sua data pode variar de um ano para o outro pois os seguidores desta religião seguem também o ciclo da Lua.

O primeiro dia do novo ano dá também início a um período de dez dias conhecido como "Iamin Noraim" (Dias de Temor), que termina com uma outra data carregada de simbolismo, o "Iom Kipur" (Dia do Perdão).

Durante estes dias os judeus, enquanto tementes a Deus, terão de se arrepender dos seus pecados é incapacitado de se aproximar do criador. Por isso mesmo o Iamin Noraim é acima de tudo uma fase marcada pela reflexão, introspecção, arrependimento e esperança, culminada então com o dia da absolvição.

Contudo, para ser considerado merecedor desse perdão aos olhos de Deus (que segundo as escrituras sagradas julga nestes dias todas as criaturas em virtude das suas ações e méritos), o judeu se vê obrigado a cumprir ao décimo dia, considerado mesmo o mais importante de cada ano, com cinco proibições:

  • 1) Não comer ou beber

  • 2) Não ter relações sexuais

  • 3) Não usar calçado de couro

  • 4) Não embelezar o corpo

  • 5) Não se banhar por prazer

Ao consegui-lo, o crente expulsa todos os rancores e ódios e, redimindo-se dos seus atos mundanos, purifica-se para iniciar um novo ciclo. Convém notar que as celebrações do Rosh Hashanah começam invariavelmente com o ritual do toque do "Shofar", uma trombeta feita de um chifre de carneiro para recordar o animal oferecido para sacrifício no lugar de Isaac, primogênito de Abraão
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Este toque, que marca o começo do período em que os judeus se voltam para a autocrítica e para a reavaliação da qualidade do seu relacionamento com Deus, pretende acima de tudo simbolizar uma espécie de alarme à consciência do homem, convidando-o à revitalização da aliança estabelecida em tempos passados com o criador.

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Leshaná Tová Ticatêv Vetechatêm
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Em Rosh Hashaná, após a prece da noite, todos se cumprimentam falando: Leshaná Tová Ticatêv Vetechatêm (que sejas inscrito e selado para um ano bom). Ao proferir isto, é como se pudessem ver os três grandes Livros Divinos abertos perante DEUS: o Livro dos Justos; o Livro dos Perversos e o Livro dos Medianos onde é provável que nos encontremos, com nossas boas e más ações quase se equiparando. Apenas uma mitsvá a mais e a balança penderá a nosso favor. 

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Não é aquele que bate no peito que é perdoado, 

mas aquele cujo peito bate dentro dele por causa dos pecados que cometeu

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