Empatia:
capacidade de pôr-nos no
lugar das pessoas
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sala dos
artigos de liderança
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A empatia nos ajuda e
muito para exercermos a influencia e é uma das habilidades mais
importantes na liderança tanto nas organizações como na vida,
especialmente se tratamos com pessoas mais experientes. Sem dúvida é uma
das habilidades que mais podem nos ajudar na hora de convencer os outros
(influenciar-los), ou seja é a capacidade de pôr-nos no lugar das
pessoas para saber como exercer nossa liderança
(artigo:
Liderança à moda da
Infantaria da Marinha).
Empatia: termo
procedente do alemão, entendido como a sensação de pertencer a algo
fazendo-o sentir em nós mesmos. Aplica-se à identificação com a
empresa e o posto de trabalho, procurando a motivação. É a
capacidade de identificar e entender os desejos dos demais, e
responder (reagir) de forma apropriada para canalizá-los em prol do
interesse comum. Capacidade de motivar, de ajudar às pessoas a
liberar seu talento.
As pessoas com estas
características são excelentes profissionais na arte de comercializar e
do relacionamento. É dar-se conta do que sentem os demais, sem
necessidade de que o digam. A empatia implica fazer-se as seguintes
perguntas:
• Que é
importante para eles? Que é o que eles valorizam? Quais são seus
objetivos?
•
Como lhes agradaria
que me comunicasse com eles? Cara a cara, por escrito...?
•
Qual é seu melhor
momento do dia?
Um exemplo simples de empatia:
duas
crianças correm pela escola e uma delas cai e machuca o joelho.
Imediatamente a outra volta e verifica o machucado do coleguinha e
pergunta: dói, queres que chame a professora para fazer um curativo?
(artigo:
Algumas
pautas para dirigir uma equipe de vendas).
Que aconteceu aí? A
criança que não se machucou soube compreender as necessidades do
coleguinha e pela sua sensitividade conseguiu colocar-se no lugar do
aflito e sentiu quais as necessidades e a maneira apropriada de
apoiá-la nesse momento.
Empatia é simplesmente
poder ter a noção de sentir o que a outra pessoa está sentindo. Não
precisa ser vidente ou psicólogo para ler a mente das pessoas para
conseguir isso. Apenas se colocar no lugar da outra e sentir o que ela
está sentindo e procurar uma forma de aliviar o pesar. Essa é uma
qualidade nos negociadores, nos representantes, nos profissionais, nas
pessoas que se importam com o ser humano
(artigo:
Você não nos consulta e
nem nos ouve!).
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artigo recomendado:
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