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Símbolos gráficos:
nesta categoria se incluem os logotipos, símbolos e os sinais de
pontuação. Um símbolo de marca forte, reconhecível e positivo
para o grupo objetivo funciona como um âncora. O símbolo R$, $
ou € de uma moeda funciona plasticamente de forma diferente de
como funciona a escritura (real, dólar, euro…) Um ponto ao final
de um título permite ao leitor deixar de ler, em vez de
conduzir-lhe ao texto
(Artigo:
Como seria o e-mail perfeito?).
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Símbolos numéricos:
ainda que a diferença entre 50 e 49,90 é de tão só 0,10 a
percepção plástica é bem diferente. As cifras pequenas se
percebem automaticamente como uma imagem em vez de ser lidas de
forma lógica. Por isso, as manchetes que incluem números, tipo:
"5 passos para conseguir…" funcionam melhor. As cifras em
cursiva se recordam melhor do que as cifras em bloco, tipo
romana
(Artigo:
Thomas Smith: UMA
VEZ NÃO BASTA).
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Símbolos verbais:
as
pesquisas em torno do olhar mostram que as palavras escritas com
tipos de grande tamanho não se percebem como uma sucessão de
letras, senão como elementos gráficos. Estas palavras podem
ler-se ainda que se escrevam com letras tortas ou deformadas,
pois o olho só considera a sucessão de letras
(Artigo:
ANTES DE FAZER UMA
MALA DIRETA).
Outras
palavras, escritas junto a um quadrado de seleção (por
exemplo "Se"), converteram-se numa imagem por si mesmas. O
que não se deve esquecer: o símbolo verbal com mais força
para o marketing direto é o nome do destinatário da
promoção. Por isso funcionam tão bem as promoções
personalizadas. Utilizando estes truques com um pouco de
habilidade pode-se aumentar a atenção e animar à resposta
(Artigo:
MICRO-MARKETING para ações locais...).
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Símbolos pessoais:
são
elementos gráficos que só são importantes para o grupo objetivo,
por exemplo, símbolos para jogadores de golfe, aficionados à
pesca, amantes de um estilo musical. Utilizando estes truques
com um pouco de habilidade pode-se aumentar a atenção e animar à
resposta
(Artigo:
Como fazer um
anúncio funcionar).
Alguns fatos
curiosos sobre as cores citados pelo site Surveycrest.com
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A cor em
uma marca aumenta em 80% o reconhecimento da marca por
consumidores.
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85%
dos consumidores alegam que a cor é a principal razão
por comprarem determinado produto.
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Ao
analisar um novo produto, 93% dos consumidores dizem dar
mais importância para a aparência (e cor), 6% para a sua
textura, e 1% som ou cheiro.
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artigo
recomendado:
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estrategistas de negócios, Estudam demografia