1999

Sistema de Representação Comercial para Representantes Comerciais

2018

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SDR - Sistema de representação, Vendas e Serviços

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Prospectar é procurar e identificar clientes qualificados

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artigos de vendas  -  artigos de análises de mercado  -  ARTIGOS DE REPRESENTAÇÃO

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As estatísticas não falham, está comprovado, 4 pessoas entrevistadas por dia, lhe dará como resultado 20 possibilidades na semana e 80 ao mês. Se aplica a isto a regra de mercado, tenha a mais absoluta certeza que obterá um mínimo de 8 vendas, já que de cada 8 prospectos, 1 compra. Os clientes potenciais estão em todas as partes... São amigos ou vizinhos dos seus clientes atuais, colegas, seu médico, dentista, mecânico, amigos de seus filhos, funcionários dos escritórios do lado, os amigos da igreja e do clube (ARTIGO: Pré-Qualificação de clientes).

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Tinha passado 10 cansativas semanas tentando vender... Todas as portas pareciam fechar-se em cada tentativa. Eliminei a idéia de dedicar-me às vendas. Dediquei-me a procurar outro trabalho, mas era como se alguém tivesse ordenado não me empregar em nada. Todas minhas solicitações foram recusadas. Me sentia um fracassado e à beira do mais profundo desespero... No escritório da empresa, onde tinha estado trabalhando nas últimas dez intermináveis semanas, tinha deixado alguns objetos pessoais, e decidi passar para recolhê-los. Esse dia estava se realizando uma reunião de vendas com um dos líderes mais importantes da empresa (ARTIGO: A qualificação do cliente potencial).

Em seu discurso disse algo que verdadeiramente me impressionou e transformou minha vida profissional: Senhores, depois de tudo o que vivenciei neste negócio das vendas, posso lhes dizer que tudo se reduz a uma única coisa, somente uma...... "ver gente". Indiquem-me uma pessoa com alguma habilidade, que esteja disposta a sair na rua e procurar 4 ou 5 prospectos diariamente, para contar-lhes dos benefícios de seu produto e eu lhes vou mostrar uma pessoa que sabe trabalhar e que conseguirá o sucesso inevitavelmente...

Estas palavras me fizeram pular do assento. Disse-me: tenho duas maravilhosas pernas, posso sair diariamente com entusiasmo e procurar 4 ou 5 pessoas; esta é a forma de ter sucesso em vendas. Essa história foi relatada por Frank Bettger em seu livro: "Do Fracasso ao Sucesso na Arte de Vender" no ano de 1946, e para que nosso entusiasmo não se perca e não seja mal aproveitado, precisamos entender que a "1ª Regra em Vendas" consiste em prospectar, que significa: "procurar e identificar clientes qualificados"; determinar quem são e confirmar que têm uma necessidade e um interesse inicial por nossos produtos ou serviços. Portanto deve sempre seguir a próxima regra de ouro: "não perca tempo com prospectos que não precisam seus produtos e serviços". Se o que espera é manter ou aumentar as vendas, deve prospectar continuamente em procura de clientes novos e a seguir irá entender com números o porquê deste grande segredo (ARTIGO: Nem todos terminam convertendo-se em bons clientes).

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De fato se precisa que dedique mais tempo a esta atividade que a qualquer outra. Para que possa converter um candidato em prospecto, deve qualificá-lo em termos de necessidade ou desejo, capacidade e autoridade para comprar. Todos os estudos e os professores de representação comercial e vendas que tenho lido, aconselham que: deveríamos dedicar-nos pelo menos uns 25% do tempo na busca de prospectos e deixar de visitar qualquer um deles depois de 4 visitas sem sucesso! Utilize esta regra: de 10 prospectos, 3 solicitarão um orçamento e só um comprará... sabendo disto: quantos possíveis clientes deveria prospectar? (ARTIGO: por que não cumpri a quota este mês...).

Como é isto em seu segmento...?: outros professores explicam com luxo de detalhes este precioso segredo para todos nós profissionais de vendas: erdemos 20% dos clientes a cada ano, não importa o segmento, produto ou serviço ao qual pertençamos, infalivelmente o "churn rate" (taxa ou percentagem de abandono de clientes) é uma realidade avassaladora para todas as empresas e profissionais autônomos, é como se fosse um vampiro sugando o mais importante para nossas vidas empresariais. Seja pelo aumento da oferta ou pela crescente informação de que dispõem os clientes, isto leva a que todos os anos, milhões de clientes mudem de fornecedor em todos os tipos de produtos e serviços. A taxa anual de abandono de clientes passou de 16,9% a 19,1% para este ano por razões diversas todos perdemos 20% dos seus clientes todo ano. Esses clientes simplesmente deixam de fazer negócios com as empresas. As principais razões porque um cliente deixa de comprar de uma empresa são:

3% simplesmente mudam de região ou fecham.

5% desenvolve relacionamentos com outros fornecedores.

14% está insatisfeito com o que você oferece.

68% vai embora em função da atitude de indiferença que a empresa tem para com ele.

Em sínteses, se não aumentarmos a carteira de clientes no mínimo 20% a cada ano, iremos desaparecer em menos de 4 anos! Ou seja que apenas para aumentar em 10% as vendas este ano, precisamos adicionar 30% de novos clientes, ou aumentar em 30% as vendas para os melhores clientes... Estamos nos entendendo agora porque precisamos aumentar as vendas e conquistar novos clientes? Qualquer um destes fatores, está intimamente ligado na administração e na contratação de profissionais de representação comercial e vendas. Também, nas organizações se estabelecem padrões para a busca de prospectos devido a várias razões. Sem dúvidas que todos na Comunidade SDR de Representação Comercial, sabemos que se se nos deixa sós, tendemos a passar demasiado tempo com nossos clientes. Isso é porque os clientes atuais representam uma quantidade estável de pedidos (ARTIGO: Para todo vampiro, existe uma estaca esperando!).

Mas se perdemos um cliente ou se desejamos crescer, não teremos prospectos para substituir e ou agregar a essa carteira comercial. Portanto: nunca deixe de prospectar, é imprescindível para sua empresa se manter no mercado... se investir 25% do tempo em prospectar, sua empresa estará sempre poderosamente firme.

Agora bem, imagine seu processo de vendas: parte de sua organização e planejamento consiste em tentar que tenha um número constante de clientes em circulação em cada etapa do processo. Para isso precisa considerar o ciclo de vendas completo, para que cada uma de suas partes individuais funcione bem, de forma constante e com a quantidade de prospectos adequada para que assim se consiga obter um bom número de clientes ativos. Isto se consegue trabalhando através do tempo. Ciclo de Vendas é igual a: "prospectar, pré-aproximar, descobrir necessidades, analisar proposta, orçar e cotar, fechar, R$ clientes R$...". Como pode observar, se tenta manter um número limitado de prospectos, estes se vão reduzindo por ordem natural até chegar a uns poucos clientes (ARTIGO: Venda, enquanto seu concorrente dorme...).

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Imagine então quantos clientes se perdem naturalmente num determinado período dentro de sua empresa? Imagine se nunca prospecta? Agora pense se assim poderá conseguir os objetivos que traçou...? Por suposto que não, portanto, tem que conhecer sua percentagem de efetividade. Se prospectou somente 10 candidatos no mês, quantos consegue que sejam seus clientes? E quanto tempo se precisa para fazer de um cliente inicial um cliente constante ou potencial? Só você pode fazer este cálculo e daí dependerá o número de clientes potenciais que tenha que procurar mensalmente. Não se esconda desta regra de mercado, porque não conseguirá deter a ordem natural e terá que fechar a empresa, mas não porque a venda minguou, ou porque os clientes compram menos ou os produtos sofrem aumentos abusivos ou os importados canibalizam o mercado, mas porque você deixou de realizar a função principal de um profissional em vendas: que é investir 25% do tempo em prospectar (ARTIGO: Qual a taxa de conversão de Orçamentos a Pedidos?).

Tentar algo novo pode ser intimidante, especialmente se não obtém lucros iniciais. Antes de frustrar-se e deixar de tentá-lo, recorde que a prática realmente faz a perfeição. Para conseguir a perfeição, deixe de procurá-la. Melhor encante-se com o processo de tentá-lo. Se você quer ser um grande gerente, deve ser capaz de encontrar-lhe o gosto a ser um gerente médio durante um tempo até que chegue a fazê-lo bem. Se quer ser um profissional em vendas, deve primeiro passar um tempo sendo vendedor. Pode conseguir qualquer coisa, desde que esteja disposto a passá-lo bem enquanto o tenta.

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