Quer
ser estrategista de negócios? Estude demografia!
.
sala dos artigos de
estratégias -
SALA DOS
ARTIGOS DE ANÁLISE DE MERCADO
.
Nas escolas de negócios
nos oferecem cursos de marketing, finanças e operações. No entanto,
passam por alto um fator essencial para o pensamento estratégico de
longo prazo: a demografia! Quais são os negócios do futuro? Aonde
investir? Estas são perguntas que não podem faltar nas salas de reuniões
corporativas. Ano após ano, a empresas investem milhões em estudos de
mercado para responder a estas perguntas.
.
No entanto, segundo a
prestigiosa publicação
Fast Company,
muitos passam por alto uma matéria elementar que costuma aprender-se na
escola secundária: demografia! Em última instância, são os fatores
demográficos os que configuram os mercados: seja pela localização
geográfica dos consumidores, suas características étnicas ou etárias.
Neste sentido, como se explica que a educação em negócios não inclua
cursos de demografia? Quão preparados saem os estrategistas do futuro
sem, ao menos, noções básicas sobre as tendências demográficas?
(artigo:
Geomarketing: quem compra
onde?).
•
Que diz o demógrafo sobre a
estrutura de idades?:
hoje, a pirâmide
social dos EUA tem forma de pessoa obesa, com a grande geração do
"baby boomers". Na próxima década a pirâmide norte-americana se
parecerá a um pódio: os aposentados baby boomers estarão no mais
alto.
Que vê o estrategista?:
na
próxima década se somarão milhões de aposentados ao exército de
consumidores de serviços médicos e condomínios de aposentados,
entre outros
(artigo:
Estratégias de
Aquisição e Prospecção Seletiva...).
•
Que diz o demógrafo sobre a
composição étnica?:
os EUA estão mudando
para o multiculturalismo. A pujante imigração latina e asiática das
últimas décadas estão convertendo a esse país numa paleta
multicolor. E a tendência se acelera. As etnias minoritárias
registram uma quantidade de nascimentos muito superior aos
norte-americanos tradicionais e já em 2016 representam um 1/3 da
população. Os hispanos, são 1 de cada 4
(artigo:
Uma guerra de preços
termina com muitas cruzes!).
Que vê o estrategista?:
profundas mudanças nos gostos, as dietas e as referências
culturais dos norte-americanos. Novos padrões de demanda, novos
mercados e novas oportunidades.
•
Que diz o demógrafo sobre o
papel das mulheres na sociedade?:
em outros tempos, as
mulheres costumavam ser relegadas do mercado trabalhista. Inclusive
hoje subsistem alguns resquícios de discriminação. No entanto,
adverte o estudo, estes costumes se encontram em via de extinção. As
mulheres já representam uns 58% dos graduados universitários
norte-americanos(Artigo:
A matriz de Ansoff:
produto/mercado).
Que vê o estrategista?:
as
mulheres contarão cada vez com maior poder aquisitivo e maior
poder de decisão nas compras de seu lar
(artigo:
é
curva de ANALISES ABC ou curva de ANALISES DE Pareto?).
Em
definitivo, quando se trata de elaborar estratégias de
longo prazo, como obviar os fatores demográficos? Com
tudo o que a demografia nos diz, como não escutar? Esta
é uma matéria pendente das escolas de negócios.
Fast Company -
The future of business
FastCompany é uma
revista sobre tecnologia e informação. A FastCompany é uma
revista de negócios mensal publicada em formato impresso e
on-line, com foco em tecnologia, negócios e design. Publica oito
edições impressas por ano. A Fast Company é de propriedade da
Mansueto Ventures e está sediada em Nova York, EUA.
.
Outros excelentes
artigos traduzidos e publicados pelo Jornal SDR, da fast company:
•
O segredo para Wal-Mart ser o rei do varejo
•
Disparadores
de compra para aumentar as vendas
•
Quer ser estrategista de negócios? Estude demografia
•
os piores erros
estratégicos da história empresarial
•
ALGUNS CLIENTES
CONFUNDEM O REPRESENTANTE COM SEU GARÇOM
•
Novos gerentes
revolucionários, carne fresca para os tubarões
•
Baixa Temporada:
algumas pautas para gerir negócios estacionais
|