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12 atividades para realizar uma campanha de e-marketing efetiva

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Atualmente, a grande maioria das empresas dispõem de presença em Internet graças a sua própria página web corporativa, mas o número se reduz drasticamente se nos perguntamos quantas destas realizam um marketing on-line ativo, quais realizam ações de marketing na rede de forma planejada e orientada a objetivos, em conformidade com o resto de suas ações tradicionais de marketing que enriqueçam sua presença na rede, adicionem valor a sua página e ofereçam resultados comerciais e financeiros atrativos.

Para conseguir o sucesso na adequada utilização destas ações de marketing on-line, é fundamental que estejam integradas na estratégia geral da empresa e façam parte de um plano coordenado que nos deve levar ao objetivo procurado. Já seja aumento da notoriedade e posicionamento de marca, captação de novos clientes, fidelização dos atuais, etc.

Nesta disciplina, como em tantas outras relacionadas com as novas tecnologias, existe um grau de desinformação muito alto entre os empresários de pequenas e médias empresas. Existe, sem dúvida, um conjunto de ferramentas de indubitável valor que são desprezadas ou ignoradas simplesmente por desconhecimento.

A FALTA DE INFORMAÇÃO produz temor ao desconhecido e, portanto, limita-se a capacidade de tomada de decisões eliminando com isso a potenciação de todo um canal de comercialização em imparável crescimento.

A seguir, expomos quais são os pontos principais a seguir numa campanha integral de marketing eletrônico e algumas das ferramentas para realizá-la:

01. Minha empresa deve dispor de página web?: Tomar a determinação de dispor de uma página web corporativa não é uma decisão que deve ser considerada às pressas. Os tempos em que se dizia que a presença em Internet devia existir a qualquer custo são palavras do passado. Hoje em dia, essa decisão deve ser meditada e devidamente assessorada.

Para que queremos uma web corporativa? Que finalidade vai ter? Essas e outras perguntas devem ser respondidas muito concretamente antes de lançar-nos a um investimento precipitado.

02. Alta e Posicionamento em Procuradores: Alguns estudos afirmam que 60% das compras que se realizam em Internet, tem sua origem num procurador, e se consideramos que o 80% das buscas em Latino América se realizam através de Google (FERRAMENTAS PARA WEB MASTER), já temos os dados fundamentais para orientar esta primeira ferramenta de marketing on-line.

É fundamental que nosso web site esteja incluso nos principais procuradores internacionais, nacionais e nos específicos de nosso setor de atividade (procuradores laterais). Mas isto não é suficiente, já que o número de internautas que vão além das primeiras páginas em suas buscas é muito reduzido.

Devemos esforçar-nos por ocupar os primeiros lugares por aquelas palavras chaves que nosso público objetivo utiliza para procurar nossa categoria de serviços. Se você não sabe como montar seu site para obter uma posição alta (Ranking) em Google, Yahoo, ou MSN, você nunca terá o tráfico necessário para construir um negócio eletrônico próspero.

Alguns de seus competidores são experientes nesta área. Eles inclusive contratam experientes em SEO (do inglês, Search Engine Optimizers - Wikipédia) para ajustar detalhes em seu site para conseguir rankiar o web site da melhor maneira possível. Para você aprender, leia algumas das guias de SEO que se encontram na rede.

Por outra parte, muitos dos web designer (desenhistas de web sites) afirmam ser experientes em SEO, nem todos eles o são. As melhores práticas de SEO mudam constantemente, assim que se um desenhista web, estudou SEO em 2006 não está muito atualizado das últimas tendências e práticas. O melhor é contratar um desenhista web e um experiente em SEO. Pode ser custoso, mas o custo beneficio o paga.

Descobrir quais são estas palavras, para redesenhar nosso web site com objetivo de posicioná-lo de forma privilegiada por certos termos nos procuradores, com especial ênfase a Google, Yahoo e MSN será o objetivo principal de nosso trabalho.

03. Pacote análise Web: Um programa de análise web lhe diz como os compradores estão usando seu site. Este revela de onde vem, que páginas eles visitam, que palavras chaves o atraem ao site. Um pacote de análise deixa aos empresários calcular suas taxas de conversão. (Taxa de conversão é a percentagem dos visitantes que fazem uma compra ou uma visita para possível compra). Durante os últimos anos ter um bom programa de análise web faz a diferença em seu negócio eletrônico.

Empresas que o usam efetivamente programado, tendem a ser rentáveis, os que não o fazem tendem a derrubar-se. Felizmente há soluções para cada orçamento. Para começar google oferece um programa de análise grátis:

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google analytics.

04. Publicidade em Procuradores: Depois de um esforço importante e depois de várias semanas de trabalho, podemos aparecer nos procuradores num site marcante dos resultados por um punhado de palavras chaves, mas é usual, que precisemos aparecer por dúzias ou centenas de combinações de palavras chaves (os internautas são muito criativos na hora de procurar). É por isso, que de forma conjunta e com enormes sinergias, se propõe a campanha de publicidade nos procuradores junto à campanha de alta e posicionamento.

Podemos realizar campanhas para que nossos anúncios apareçam por qualquer combinação de palavras chaves, e só pagaremos quando um internauta, depois de ver nosso anúncio, e só se sente interessado por nossa proposta, faça "Clic" sobre dito anúncio e visita nosso web. Desta forma saberemos quantas pessoas nos visitam por determinada palavra chave num intervalo de tempo, e inclusive qual é o custo de aquisição de um cliente através de cada palavra chave em cada momento.

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Com esta mesma fórmula de pagamento por objetivos, poderemos fazer uma campanha publicitária em grandes portais verticais, os dedicados a um tema determinado e com uma audiência segmentada, ou em pequenos lugares web, orientados a um nicho de mercado ainda mais segmentado, onde nossa publicidade aparecerá em função do contexto, do conteúdo da página que seja conforme a nosso serviço. leia sobre este tema

05. e-mail Marketing: O e-mail marketing não é só um e-mailing, um envio via correio eletrônico de nossa proposta comercial, trata-se de realizar ações coordenadas de envio de mensagens personalizadas a uma base de dados em procura do tão comentado marketing uno a um. Obviamente estas ações podem desenvolver-se com a base de clientes própria para aumentar seu nível de compra e fideliza-los, ou frente a novas bases de dados para ampliar nosso mercado.

Desta forma, uma empresa pode enviar uma oferta comercial a uma base de dados de usuários segmentados em função de diversas variáveis, sócio econômicas, de interesses, etc, e ter constância de quem abre seus correios eletrônicos, a que hora e quantas vezes lêem sua oferta comercial. Ao mesmo tempo, podemos conhecer quem fazem clic sobre as diferentes ofertas que contém a mensagem comercial, e reagir em conseqüência com ações posteriores.

06. Comunicação Corporativa e RRPP (ótima matéria) on-line: Toda organização tem diversos tipos de públicos, além de seus clientes, e um dos mais importantes são os criadores de opinião, os líderes de opinião, os jornalistas, etc. É possível, graças a Internet, desenvolver estratégias de Relações Públicas on-line. Podemos criar uma seção de imprensa em nosso web site, com as notas de imprensa, nosso logotipo e suas regras de utilização, o contato com os meios, e outra informação interessante para este importante grupo.

Mas também podemos incorporar nossas comunicações (dossiês, notas, eventos, etc) de relações públicas nos portais orientados aos jornalistas ou fazer-lhes chegar de forma mais ágil esta informação através de e-mail.

07. Publicidade por Afiliação: Os programas de filiados nos permitem levar nossas mensagens publicitárias através de dúzias ou centenas de webs e só pagaremos por objetivos, um fixo por cada visita ou um tanto por cada petição de informação válida, ou inclusive por cada venda. Desta forma, conseguimos uma campanha publicitária enormemente capilar que pode chegar a todas partes e com o contexto de suportes aos que é fiel nosso potencial cliente, de forma que nossa mensagem comercial fica arropada por toda uma série de valores muito desejáveis.

Os programas de Afiliação, costumam levar-se a cabo quando nossos objetivos de marketing são mais ambiciosos já que se trata de ações de amplo calado e que exigem de um verdadeiro nível orçamentário.

08. Marketing Viral: A possibilidade de realizar certas peças publicitárias, que por sua enorme notoriedade podem ser transmitidas de usuário a usuário de forma particular e gratuita é o objetivo do marketing viral.

Enquanto, toda ação publicitária tem alguma aspiração de viralidade, em sua última dimensão, o marketing viral, é de um território interditado para muitos, pelo ousado das ações a desenvolver para atingir o nível de notoriedade desejado como para que um indivíduo depois de conhecê-la, veja-se impulsionado a reenviá-lo a seus círculos de influência.

09. Marketing de Guerrilha: Boletins, Notícias e Blogs. Ações de baixa intensidade, como a participação em listas de correio, blogs, news de Internet, etc, com o fim de ser reconhecido como um referente na matéria e provocar visitas qualificadas a nossa web, é a mecânica habitual das ações do marketing de guerrilha.

Este tipo de ações estão mais orientadas a negócios com um orçamento limitado de marketing, já que se trata de ações com um custo zero, mas que exigem de dedicação de uma pessoa ciente do negócio para poder realizar-se.

10. Banners: Um banner é um formato publicitário em Internet e os há de diferentes tamanhos. Esta forma de publicidade on-line consiste em incluir uma peça publicitária dentro de uma página web. Na prática e quase que na totalidade dos casos, seu objetivo é atrair tráfico para o web site do anunciante que paga por sua inclusão.

Estes são muito importantes mas há que saber desenhá-los e pesquisar os lugares onde é conveniente realizar sua publicação.

11. Mobile Marketing: O celular está abrindo um espaço entre os restamtes meios e mudando, o que não fez mais do que começar, o panorama das ações de marketing e publicidade.

Enquanto a audiência ante determinados blocos publicitários de televisão decresce, a de telefonia móvel dispara.

12. E-CRM: Qualquer que seja a campanha de marketing eletrônico que se realize, se não se faz uma gestão de seguimento dos clientes, vai ser infrutuoso o investimento...

é mais que recomendável o uso de um Sistema de Representação, Vendas e Serviços, este ajuda muito na gestão de clientes, controla a relação, atividades comerciais e oportunidades entre muitas outras (artigo: você está precisando aumentar as suas vendas?).

Luis Carlos Chaquea

e-business Interlat Group

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empresário e consultor em e-business. Expert em mercado eletrônico e desenvolvimento de negócios em internet. Conferencista em temas relacionados com negócios eletrônicos. FONTE: Theslogan Magazine.

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