01. Minha empresa deve dispor de página web?:
Tomar a determinação de dispor
de uma página web corporativa não é uma decisão que deve ser considerada às pressas. Os tempos
em que se dizia que a presença em Internet devia existir a qualquer custo são palavras do passado. Hoje em dia, essa decisão deve ser meditada e devidamente assessorada.
Para que queremos uma web corporativa? Que finalidade vai ter? Essas e outras perguntas devem ser respondidas muito concretamente antes de lançar-nos a um investimento precipitado.
02. Alta e Posicionamento em Procuradores:
Alguns estudos afirmam que
60% das compras que se realizam em Internet, tem sua origem num procurador, e se consideramos que o 80% das buscas em Latino América se realizam através de
Google (FERRAMENTAS
PARA WEB MASTER), já temos os dados fundamentais para orientar esta primeira ferramenta de marketing
on-line.
É fundamental que nosso web
site esteja incluso nos principais procuradores internacionais, nacionais e nos específicos de nosso setor de
atividade (procuradores laterais). Mas isto não é suficiente, já que o número de internautas que vão além das primeiras páginas em suas buscas é muito reduzido.
Devemos esforçar-nos por ocupar os primeiros lugares por aquelas palavras chaves que nosso público objetivo utiliza para procurar nossa categoria de serviços. Se você não sabe como montar seu
site para obter uma posição alta
(Ranking) em Google,
Yahoo, ou MSN, você nunca terá o tráfico necessário para construir um negócio eletrônico
próspero.
Alguns de seus competidores são experientes nesta área. Eles inclusive contratam experientes em
SEO (do inglês, Search Engine Optimizers -
Wikipédia)
para ajustar detalhes em seu site para conseguir rankiar o web site da melhor
maneira possível. Para você aprender, leia algumas das guias de SEO que se encontram na rede.
Por outra parte, muitos dos
web designer (desenhistas
de web sites) afirmam ser experientes em
SEO,
nem todos eles o são.
As melhores práticas de SEO mudam constantemente, assim que se um desenhista web, estudou SEO
em 2006 não está muito atualizado das últimas tendências e práticas. O melhor é contratar um desenhista web e um experiente em SEO. Pode ser custoso, mas o custo beneficio o
paga.
Descobrir quais são estas palavras, para redesenhar nosso web
site com objetivo de posicioná-lo de forma privilegiada por certos termos nos procuradores, com especial
ênfase a Google, Yahoo e MSN será o objetivo principal de nosso trabalho.
03. Pacote análise Web:
Um programa de análise web lhe diz como os compradores estão usando seu
site. Este revela de onde vem, que páginas eles visitam, que palavras chaves o atraem ao
site. Um pacote de análise deixa aos empresários calcular suas taxas de conversão.
(Taxa de conversão é a percentagem dos visitantes que fazem uma compra ou uma visita para possível compra).
Durante os últimos anos ter um bom programa de análise web faz a diferença em seu negócio eletrônico.
Empresas
que o usam efetivamente programado, tendem a ser rentáveis, os que não o fazem tendem a derrubar-se. Felizmente há soluções para cada orçamento. Para começar google oferece um programa de análise
grátis:
.
google
analytics.
04. Publicidade em Procuradores:
Depois de um esforço importante e depois de várias semanas de trabalho, podemos aparecer nos procuradores num
site marcante
dos resultados por um punhado de palavras chaves, mas é usual, que precisemos aparecer por dúzias ou centenas de combinações de palavras chaves
(os internautas são muito criativos na hora de
procurar). É por isso, que de forma conjunta e com enormes sinergias, se propõe a campanha de publicidade nos procuradores junto à campanha de alta e posicionamento.
Podemos realizar campanhas para que nossos anúncios apareçam por qualquer combinação de palavras
chaves, e só pagaremos quando um internauta, depois de ver nosso anúncio, e só se
sente interessado por nossa proposta,
faça "Clic" sobre dito anúncio e visita nosso web. Desta forma saberemos quantas pessoas nos visitam por determinada palavra
chave num intervalo de tempo, e inclusive qual é o custo de aquisição de um cliente através de cada palavra
chave em cada momento.
.
Com esta mesma fórmula de pagamento por objetivos, poderemos fazer uma campanha publicitária em grandes portais verticais, os dedicados a um tema determinado e com uma audiência segmentada, ou em pequenos lugares web, orientados a um nicho de mercado ainda mais segmentado, onde nossa publicidade aparecerá em função do contexto, do conteúdo da página que seja conforme a nosso serviço.
leia
sobre este tema
05. e-mail Marketing:
O e-mail marketing não é só um e-mailing, um envio via correio eletrônico de nossa proposta comercial, trata-se de realizar ações coordenadas de envio de mensagens personalizadas a uma base de dados em procura do tão comentado marketing uno a um. Obviamente estas ações podem desenvolver-se com a base de clientes própria para aumentar seu nível de compra e
fideliza-los, ou frente a novas bases de dados para ampliar nosso mercado.
Desta forma, uma empresa pode enviar uma oferta comercial a uma base de dados de usuários segmentados em função de diversas variáveis, sócio econômicas, de interesses, etc, e ter constância de quem
abre seus correios eletrônicos, a que hora e quantas vezes lêem sua oferta comercial. Ao mesmo tempo, podemos conhecer quem fazem clic sobre as diferentes ofertas que contém a mensagem comercial, e reagir em conseqüência com ações posteriores.
06. Comunicação Corporativa e RRPP
(ótima
matéria) on-line:
Toda organização tem diversos tipos de públicos, além de seus clientes, e um dos mais importantes são os criadores de opinião, os líderes de opinião, os jornalistas, etc.
É possível, graças a Internet, desenvolver estratégias de Relações Públicas
on-line. Podemos criar uma seção de imprensa em nosso web site, com as notas de imprensa, nosso logotipo e suas regras de utilização, o contato com os meios, e outra informação interessante para este importante grupo.
Mas também podemos incorporar nossas comunicações (dossiês, notas, eventos, etc) de relações públicas nos portais orientados aos jornalistas ou fazer-lhes chegar de forma mais ágil esta informação através de e-mail.
07. Publicidade por Afiliação:
Os programas de filiados nos permitem levar nossas mensagens publicitárias através de dúzias ou
centenas de webs e só pagaremos por objetivos, um fixo por cada visita ou um tanto por cada petição de informação válida, ou inclusive por cada venda.
Desta forma, conseguimos uma campanha publicitária enormemente capilar que pode chegar a todas partes e com o contexto de suportes aos que é fiel nosso potencial cliente, de forma que nossa mensagem comercial fica
arropada por toda uma série de valores muito desejáveis.
Os programas de Afiliação, costumam levar-se a cabo quando nossos objetivos de marketing são mais ambiciosos já que se trata de ações de amplo calado e que exigem de um verdadeiro nível orçamentário.
08. Marketing
Viral: A possibilidade de realizar certas peças publicitárias, que por sua enorme notoriedade podem ser transmitidas de usuário a usuário de forma particular e gratuita é o objetivo do marketing viral.
Enquanto, toda ação publicitária tem alguma aspiração de
viralidade, em sua última dimensão, o marketing viral, é de um território interditado para muitos, pelo ousado das ações a desenvolver para atingir o nível de notoriedade desejado como para que um indivíduo depois de conhecê-la, veja-se impulsionado a
reenviá-lo a seus círculos de influência.
09. Marketing de Guerrilha:
Boletins, Notícias e
Blogs. Ações de baixa intensidade, como a participação em listas de correio, blogs, news de Internet, etc, com o fim de ser reconhecido como um referente na matéria e provocar visitas qualificadas a
nossa web, é a mecânica habitual das ações do marketing de guerrilha.
Este tipo de ações
estão mais orientadas a negócios com um orçamento limitado de marketing, já que se trata de ações com um custo zero, mas que exigem de dedicação de uma pessoa ciente do negócio para poder realizar-se.
10. Banners:
Um banner é um formato publicitário em Internet e os há de diferentes tamanhos. Esta forma de publicidade
on-line consiste em incluir uma peça publicitária dentro de uma página web. Na
prática e quase que na totalidade dos casos, seu objetivo é atrair tráfico para o web site do anunciante que paga por sua inclusão.
Estes são muito importantes mas há que saber desenhá-los e pesquisar os lugares onde é conveniente realizar sua publicação.
11. Mobile Marketing:
O celular está
abrindo um espaço entre os
restamtes meios e mudando, o que não fez mais do que começar, o panorama das ações de marketing e publicidade.
Enquanto a audiência ante determinados blocos publicitários de televisão decresce, a de telefonia móvel
dispara.
12.
E-CRM:
Qualquer que seja a campanha de marketing eletrônico que se realize, se não se faz uma gestão de seguimento dos clientes, vai ser
infrutuoso o investimento...
é
mais que recomendável o uso de um Sistema de Representação, Vendas e
Serviços, este ajuda muito na gestão de clientes, controla a relação, atividades comerciais e oportunidades entre muitas
outras (artigo: você
está precisando aumentar as suas vendas?).