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Geomarketing: quem compra
onde?
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sala dos artigos de
análises de mercado
• Onde vive o
consumidor? • Onde compra? • Por onde transita? • Quais são os
pontos de trasbordo? • Quais são os shoppings que visita? Uma
introdução ao marketing geográfico.
As novas tecnologias, os
processos de concentração empresarial, as mudanças nos hábitos de
consumo e a aparição de novos formatos geraram, nos últimos anos, uma
verdadeira revolução no mundo da distribuição comercial. As tendências
de consumo definem um cliente com mais informação, maior nível de gasto,
com menos tempo e mais difícil de satisfazer
(Artigo:
PRICING: SEGMENTAÇÃO POR PREÇOS).
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Desde a perspectiva
geográfica, o consumidor é também mais móvel, isto é, modifica
constantemente sua rádio de transações. Desta forma, a geografia humana
contribui ao marketing a consideração do homem como um ser com uma
dimensão espacial e nos permite entender e adiantar-nos à evolução do
consumidor, conhecendo fenômenos vinculados com a população, a cultura,
as redes de comunicação, etc.
(Artigo:
CAPTAR CLIENTES DE FORMA
INTELIGENTE E DURADOURA).
No mundo da
distribuição comercial, as técnicas de geomarketing permitem
analisar a realidade econômico-social desde uma perspectiva
geográfica, através de instrumentos cartográficos e ferramentas da
estatística espacial. Assim, é possível incrementar a rentabilidade
das ações comerciais a partir da incorporação de variáveis de
localização aos modelos de segmentação.
Os aspectos geográficos
nos ajudam a abordar questões críticas da distribuição comercial:
•
Qual é a melhor
localização para meu negócio? É a melhor?
•
De que forma afeta ao
valor estratégico de minha rede?
•
Quantos pontos de
venda devo manter?
•
Estão demasiado perto
ou demasiado longe uns de outros?
•
Qual é a melhor
combinação de localização para obter a maior rentabilidade?
•
Onde posso encontrar
novos mercados?
•
Como posso abastecer
melhor os mercados em que se encontra meu negócio atualmente?
•
Onde estão os
competidores? Como me afeta sua estratégia de localização?
Para responder a estas
perguntas, a estratégia de geomarketing deve incluir a recopilação de
dados sobre fontes primárias e secundárias da rede; informação
socio-demográfica e de hábitos de consumo e modelos de gravitação para
definir o trânsito da zona. Com estes dados, é possível construir um
mapa para definir a localização teórica dos pontos de venda da rede
segundo parâmetros de rentabilidade, factibilidade e eficiência
(Artigo:
Segmentação de Mercado Onde tudo começa).
.
Em definitiva, os modelos
de localização estratégica permitem modelar a demanda atual, projetar o
mercado potencial e conhecer o palco competitivo desde uma perspectiva
espacial, identificando oportunidades de desenvolvimento de produtos,
serviços ou estratégias de recintos a partir de um conhecimento do
cliente por cluster de consumo. Citando a Sêneca: Se não se sabe a que
porto se quer navegar, nenhum vento é favorável. O geomarketing, como
estratégia de localização, define-nos o melhor porto para aproveitar o
melhor vento
(Artigo:
estude o mercado antes de
entrar de cabeça...).
.
profª. Marcela Seggiaro
.
Bacharel em Economia,
Máster de Negócios na
Univ. Politécnica de
Valencia.
Professora Titular
Maestria de Negócios da
Univ. de Belgrano
e da
Univ. de Buenos Aires
Outros excelentes
artigos traduzidos e publicados pelo jornal SDR, da Prof. Marcela
Seggiaro:
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conjoint analysis -
análise conjunta
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Vendendo através
da cor do produto
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posicionamento?
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ATÉ TERMINAR OS
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