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Sistema de Representação Comercial para Representantes Comerciais

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Jogos de guerra, uma estratégia de sobrevivência

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artigos de estratégias  -  artigos de gerenciamento  -  artigos técnicos

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Sua empresa está a ponto de tomar uma decisão estratégica crucial num panorama de alta incerteza. Um erro seria tremendamente custoso. Como reagirá a concorrência? talvez seja hora de implementar um jogo de guerra. Agora bem, os jogos de guerra constituem outro método utilizado nas organizações na hora de avaliar o possível impacto de uma determinada estratégia sobre a dinâmica do mercado (artigo: SAÍDA ESTRATÉGICA... ).

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Basicamente, trata-se de um exercício de simulação de uma situação de negócios onde diferentes equipes representam os principais jogadores do mercado, normalmente, a própria empresa, os competidores chaves, um cliente e um juiz, assim como também podem adicionar-se outros jogadores como agências de regulação do governo (artigo: Sete passos para desenvolver um COMERCIAL Business Case).

O exercício começa quando se propõe uma nova situação de negócios, um novo palco como por exemplo uma nova estratégia da concorrência ou uma mudança regulatória. Depois, as diferentes equipes se reúnem por separado para definir sua resposta e apresentam sua reação numa assembléia plenária. A equipe "referencia" analisa as estratégias propostas e extrai as primeiras conclusões.

Normalmente se realizam duas ou três jogadas. Isto é, em base às reações apresentadas pelos jogadores, se re-elabora a própria estratégia tantas vezes for necessário. À finalização de cada jogada, a equipe "referencia" analisa a situação, extraem-se conclusões em conjunto e abre uma nova etapa de formulação no novo palco competitivo (artigo: A estratégia de preços do Ipad).

As variantes do método: os jogos de guerra podem ter muitas variantes. Em general, é recomendável utilizar mais de uma equipe para representar à própria empresa. Assim, podem provar-se várias estratégias ao mesmo tempo. Em alguns casos, agrega-se uma equipe (normalmente composto pelos indivíduos mais adversos ao risco) com a função de criar surpresas (ou wild-cards). Assim, é possível avaliar como reagiriam as estratégias dos diferentes jogadores ante uma brusca mudança desfavorável no ambiente competitivo (artigo: Estratégias de Vendas para Tempos Difíceis).
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As virtudes dos jogos de guerra: a principal virtude do método dos jogos de guerra é sua flexibilidade. Efetivamente, seu formato permite tratar praticamente qualquer tipo de palcos. Por outro lado, este método exige a consideração dos pontos de vista de vários jogadores simultaneamente, como ocorre no mundo dos negócios real. Desta forma, a companhia obtém um entendimento importante das oportunidades e ameaças do mercado na hora de tomar uma decisão. Finalmente, os jogos de guerra obrigam às empresas a considerar um plano B (ou quiçá até um plano C), algo pouco freqüente na maioria das indústrias. Assim, o exercício incrementa notavelmente o conhecimento a respeito dos competidores, o mercado e os possíveis palcos futuros (artigo: O papel da intuição na tomada de decisões).

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Os defeitos dos jogos de guerra  o principal defeito dos jogos de guerra radica no tempo que consome sua correta execução. O jogo sim leva, como máximo, dois ou três dias. No entanto, a recopilação de informação sobre os diferentes jogadores é uma tarefa de dois ou três meses. Efetivamente, para que cada equipe possa realmente pôr-se nos sapatos do jogador que representa, precisa um amplo conhecimento de suas restrições, capacidades, objetivos e maneiras de pensar (artigo: As vantagens das comunidades de clientes).

Em definitivo, os jogos de guerra são uma ferramenta fundamental de previsão das ações da concorrência e podem reduzir notavelmente os riscos de tomar uma decisão equivocada. Mas, pelos altos custos que representa sua realização, só se os recomenda para decisões estratégicas cruciais (artigo: quem você diz que é o melhor?).

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Prof. Adrián Alvarez

midas Consulting

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Founding Partner da midas Consulting - Your Consulting Partner in Latin America, Depto. de Direção Setor: Serviços de consultoria, assessoria e auditoria Buenos Aires (Argentina). Partner a cargo da direção da empresa, relações com os clientes e dos projetos mais importantes. midas consulting é uma consultora enfocada em América Latina, Espanha e Portugal assessorando em investigação de mercado, inteligência competitiva, consultoria gerencial, penetração de mercado e marketing. Construção de carteira de clientes internacionais como: The Boston Consulting Group, Kroll & Associates, Fuld & Co, Ferrier Hodgson, Euromonitor International, Chemquest.

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outros excelentes artigos traduzidos e publicados pelo Jornal SDR, do Prof. Adrián alvarez:

SAA: Sistema de Alerta Antecipado

SAP: Sistemas de alerta preventiva

A ESTRATÉGIA das quatro esquinas

A matriz de Ansoff: produto/mercado

Jogos de guerra: uma estratégia de sobrevivência

PEST: uma ferramenta para a análise do modelo de negócios

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