Jogos
de guerra, uma estratégia de sobrevivência
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Sua empresa está a ponto
de tomar uma decisão estratégica crucial num panorama de alta incerteza.
Um erro seria tremendamente custoso. Como reagirá a concorrência? talvez
seja hora de implementar um jogo de guerra. Agora bem, os jogos de
guerra constituem outro método utilizado nas organizações na hora de
avaliar o possível impacto de uma determinada estratégia sobre a
dinâmica do mercado
(artigo:
SAÍDA ESTRATÉGICA... ).
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Basicamente, trata-se de
um exercício de simulação de uma situação de negócios onde diferentes
equipes representam os principais jogadores do mercado, normalmente, a
própria empresa, os competidores chaves, um cliente e um juiz, assim
como também podem adicionar-se outros jogadores como agências de
regulação do governo
(artigo:
Sete passos para
desenvolver um COMERCIAL Business Case).
O exercício começa
quando se propõe uma nova situação de negócios, um novo palco como
por exemplo uma nova estratégia da concorrência ou uma mudança
regulatória. Depois, as diferentes equipes se reúnem por separado
para definir sua resposta e apresentam sua reação numa assembléia
plenária. A equipe "referencia" analisa as estratégias propostas e
extrai as primeiras conclusões.
Normalmente se realizam
duas ou três jogadas. Isto é, em base às reações apresentadas pelos
jogadores, se re-elabora a própria estratégia tantas vezes for
necessário. À finalização de cada jogada, a equipe "referencia" analisa
a situação, extraem-se conclusões em conjunto e abre uma nova etapa de
formulação no novo palco competitivo
(artigo:
A estratégia de preços do Ipad).
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As variantes do método:
os jogos
de guerra podem ter muitas variantes. Em general, é recomendável
utilizar mais de uma equipe para representar à própria empresa.
Assim, podem provar-se várias estratégias ao mesmo tempo. Em alguns
casos, agrega-se uma equipe (normalmente composto pelos indivíduos
mais adversos ao risco) com a função de criar surpresas (ou
wild-cards). Assim, é possível avaliar como reagiriam as estratégias
dos diferentes jogadores ante uma brusca mudança desfavorável no
ambiente competitivo
(artigo:
Estratégias de Vendas
para Tempos Difíceis).
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As virtudes dos jogos de
guerra:
a principal virtude do método dos jogos de guerra é sua
flexibilidade. Efetivamente, seu formato permite tratar praticamente
qualquer tipo de palcos. Por outro lado, este método exige a
consideração dos pontos de vista de vários jogadores
simultaneamente, como ocorre no mundo dos negócios real. Desta
forma, a companhia obtém um entendimento importante das
oportunidades e ameaças do mercado na hora de tomar uma decisão.
Finalmente, os jogos de guerra obrigam às empresas a considerar um
plano B (ou quiçá até um plano C), algo pouco freqüente na maioria
das indústrias. Assim, o exercício incrementa notavelmente o
conhecimento a respeito dos competidores, o mercado e os possíveis
palcos futuros
(artigo:
O papel da intuição na
tomada de decisões).
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Os defeitos dos jogos de
guerra
o principal defeito dos jogos de guerra radica no tempo que consome
sua correta execução. O jogo sim leva, como máximo, dois ou três
dias. No entanto, a recopilação de informação sobre os diferentes
jogadores é uma tarefa de dois ou três meses. Efetivamente, para que
cada equipe possa realmente pôr-se nos sapatos do jogador que
representa, precisa um amplo conhecimento de suas restrições,
capacidades, objetivos e maneiras de pensar
(artigo:
As vantagens das
comunidades de clientes).
Em definitivo, os
jogos de guerra são uma ferramenta fundamental de previsão das
ações da concorrência e podem reduzir notavelmente os riscos de
tomar uma decisão equivocada. Mas, pelos altos custos que
representa sua realização, só se os recomenda para decisões
estratégicas cruciais
(artigo:
quem você diz que é o melhor?).
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Prof. Adrián Alvarez
midas Consulting
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Founding Partner da
midas Consulting
- Your Consulting Partner in Latin America, Depto. de Direção Setor:
Serviços de consultoria, assessoria e auditoria Buenos Aires
(Argentina). Partner a cargo da direção da empresa, relações com os
clientes e dos projetos mais importantes. midas consulting é uma
consultora enfocada em América Latina, Espanha e Portugal
assessorando em investigação de mercado, inteligência competitiva,
consultoria gerencial, penetração de mercado e marketing. Construção
de carteira de clientes internacionais como: The Boston Consulting
Group, Kroll & Associates, Fuld & Co, Ferrier Hodgson, Euromonitor
International, Chemquest.
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outros excelentes artigos
traduzidos e publicados pelo Jornal SDR, do Prof. Adrián alvarez:
•
SAA: Sistema de Alerta Antecipado
•
SAP: Sistemas de alerta preventiva
•
A ESTRATÉGIA das quatro esquinas
•
A matriz de Ansoff: produto/mercado
•
Jogos de guerra: uma
estratégia de sobrevivência
•
PEST: uma ferramenta para a
análise do modelo de negócios
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