1999

Sistema de Representação Comercial para Representantes Comerciais

2018

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SDR - Sistema de representação, Vendas e Serviços

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Precision marketing - marketing de precisão

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sala das idéias e marketing  -  sala dos artigos de marketing

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As novas tecnologias facilitam a segmentação dos clientes através de ferramentas de gestão de grande precisão, como o Geo-marketing ou o Micro-marketing. Tem-se escrito muito sobre as bondades do chamado "marketing de precisão", eufemismo interessante utilizado para denominar, fundamentalmente, a duas tecnologias: Micro-Marketing (artigo) e Geo-marketing (artigo) que, por seu alto componente tecnológico, contribuem ao marketing convencional essa sensação de segurança, de redução de incerteza, que muitos profissionais do marketing pareciam precisar desesperadamente. O tema nos faz retroceder a um dos problemas fundamentais do profissional do marketing: a incerteza. Sempre, ante qualquer ação de marketing convencional, a incerteza espreita, propondo-nos dúvidas do tipo:

Virão pela promoção ou só porque passavam por aqui?
Quantas pessoas terão visto realmente o anúncio que fizemos?
Que parte de meu orçamento dedicado a ações de marketing estou atirando ao lixo?

Esse tipo de receios, que lançam dúvidas sobre a natureza de ciência do marketing até deixá-la reduzida a uma espécie de alquimia, doem o suficiente para que, ante qualquer hipotética redução das mesmas, Vejamos as possíveis ações corretivas como uma autêntica panacéia:

De que estamos falando realmente?: quando falamos de micro marketing nos referimos, em realidade, à aplicação de técnicas estatísticas mais ou menos sofisticadas na nossa base de clientes, com o fim de realizar diferentes propósitos. O mais louvável de todos eles é o de tentar entender a nossos clientes nos diferentes segmentos nos quais os classifiquemos, para assim poder dar-lhes aqueles produtos ou serviços pelos quais realmente suspiram. Isso contribuirá a fortalecer a relação empresa/cliente (Artigo: Branding emocional: O VALOR DE UM CACHORRO QUENTE).

Assim, não só ganharemos sua fidelidade, mas também conseguiremos que associem nosso nome aos dos produtos que fabricamos ou inclusive seremos capazes de estender certo nome a categorias de produtos adicionais que cremos que podem precisar.

Uma mira telescópica: no entanto, existem propósitos mais deploráveis, mas nos quais muitas empresas estão caindo claramente: utilizar o micro marketing como um arma de precisão, uma mira telescópica, que nos permita atingir ao cliente justo entre os olhos, maximizando o impacto de uma campanha. A continuação do marketing tradicional, o do "confronto" entre companhia e clientes para maximizar o valor do presente, descuidando o enfoque para a relação, para o futuro (Artigo: ATÉ TERMINAR OS ESTOQUES... Tudo a R$: 9,99).

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O geo marketing propõe algo parecido: ser capaz de localizar minhas ações, meus pontos de venda, etc., num mapa detalhado, que me permita medir a intensidade de meus esforços, a lógica que existe por trás da abertura de um novo ponto, da região de um profissional em vendas, ou do impacto de uma determinada campanha. Seguindo o exemplo anterior, podemos usar o geo-marketing para entender e adaptar-nos melhor ao território e a seus habitantes, ou utilizá-lo como mapa de guerra, como método para situar as tropas inimigas e defrontar-lhes da maneira oportuna com as armas adequadas (Artigo: VALE A PENA DISTRIBUIR PANFLETOS NA RUA?).

No propósito com o que implantemos a estratégia de marketing reside parte de seu sucesso. O "para que" queremos a precisão é fundamental. Reforça a ferramenta, converta-a numa espingarda de mira telescópica, e estará levando a seus clientes a um mundo sufocante, parecido ao do filme "Minority Report". Eles, em conseqüência, acabarão presenteando-lhe com o maior de seus desprezos, e inventarão maneiras variadas de defender-se de tal acusação. Ou, ao contrário, utilize a precisão para entender a seus clientes e suas necessidades, e faça-se amigo deles (Artigo: Cheirinhos que nos fazem comprar).

Nesse caso, poderá atingir as verdadeiras vantagens de ser cliente-central, e você passará a engrossar a lista de companhias que consideram a relação com seu cliente como o verdadeiro foco de toda sua atividade. Em tudo isto, micro-marketing e geo-marketing não são mais do que uma ferramenta. Boa, sofisticada, mas uma ferramenta afinal de contas. O como a utilize, é coisa sua.

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Prof. Enrique Dans

IESE - Instituto de Estudos Superiores da Empresa

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IESE - Instituto de Estudos Superiores da Empresa é uma escola privada fundada em 1958. O IESE Business School como é conhecido nos meios empresariais é a escola de pós-gradução em Administração de Empresa da Universidade de Navarra. Localizada no coração financeiro de Madri, o iese  é uma das melhores Business Schools do Mundo (confirmado por the Financial Times, The Economist, The Wall Street Journal, etc) sendo classificada constantemente entre as 5 melhores da Europa e entre as 20 melhores do Mundo. Com um perfil essencialmente empreendedor, criativo e inovador, o IESE atrai anualmente alunos do mais alto nível, procedentes de mais de 65 países.

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Outros excelentes artigos traduzidos e publicados pelo Jornal SDR, da IESE - Instituto de Estudos Superiores da Empresa:

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A psicologia da espera
Alto rendimento em vendas Os estilos de negociação
De cliente satisfeito a cliente rentável As chaves para uma boa venda
Marcas próprias e seu impacto na venda Cliente satisfeito abandona a empresa?

Seis bons conselhos para dirigir Vendedores

O papel da intuição na tomada de decisão
4 passos para conseguir um serviço excelente 6 bons conselhos para dirigir vendedores
Como melhorar os sucessos nos pontos de venda precision marketing: Marketing de precisão
Algumas pautas para dirigir uma equipe de vendas Definitivamente, o dinheiro não dá a felicidade
Negociação: lições e estratégias da frente de batalha Podemos predizer o que elegerão os consumidores?
Venda consultiva: a excelência no processo comercial Os erros que todo diretor comercial deveria evitar
É rentável pagar a um super para que exiba seu produto? a renegociação de preços entre vendedores e compradores
Como e por que se identificam os clientes com as empresas Pedidos individualizados: a gestão de estoques mais eficaz

 

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