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Sistema de Representação Comercial para Representantes Comerciais

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PEST: uma ferramenta para a análise do modelo de negócios

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artigos de estratégias  -  artigos de gerenciamento  -  artigos técnicos

Para tomar decisões estratégicas, precisamos conhecer o meio em que se desenvolve nossa empresa. O modelo PEST nos oferece um esquema ordenado para analisar os fatores políticos, econômicos, sociais e tecnológicos que afetam a nosso negócio...

O processo de análise estratégica costuma começar pelo estudo dos fatores mais gerais que afetam ao meio. O modelo PEST (abreviatura de: Political, Economic, Social, and Technological analysis - fatores Políticos, Econômicos, Sociais e Tecnológicos) foi concebido para analisar o meio de uma companhia ou unidade de negócio. Ao estudar como podem mudar os fatores contemplados no modelo, as empresas podem desenhar sua estratégia para adaptar-se às grandes tendências que afetam a toda a indústria.

Fatores políticos: neste ponto, analisam-se os fatores político-legais que afetam à indústria onde opera a companhia: Como se relaciona com o governo, as atitudes dos consumidores para a indústria, bem como os esforços de lobby por parte das empresas e consumidores. Aqui, também se inclui uma análise legal a respeito das regulamentações que devem cumprir as companhias, os clientes, canais e consumidores, bem como suas possíveis mudanças (Artigos: A matriz de Ansoff: produto/mercado).

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Fatores econômicos: neste componente, analisa-se a distribuição e uso dos recursos econômicos da sociedade. Trata-se, por suposto, de um aspecto muito importante pois os hábitos de consumo recebem uma forte influência da taxa de desemprego, o rendimento disponível, o tipo de mudança, etc. Conhecendo a provável evolução de cada um destes fatores e como a afetará se for o caso particular, uma empresa poderá introduzir medidas de prevenção para reduzir certos riscos (Artigos: customer equity: Quanto vale seu cliente?).

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Fatores sociais: o componente social do meio contém fatores como a taxa de analfabetismo, a cultura da sociedade, as normas éticas, os costumes, o estilo de vida, o nível educativo, a distribuição etária, etc. Estas variáveis muitas vezes terminam evoluindo para fatores políticos. Por exemplo, uma empresa que várias décadas atrás arrojava desperdícios de sua fábrica ao rio, estava tendo um comportamento pouco ético. Na atualidade, esse mesmo comportamento implicaria uma violação à lei (Artigos: Supply chain: Quando os embarques atrasam, as entregas falham).

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Fatores tecnológicos: são as mudanças na tecnologia que afetam ao setor tanto em sua parte industrial, como em sua parte comercial e administrativa. A introdução de garrafas PET, por exemplo, teve um forte impacto sobre a concorrência na indústria das bebidas. Antes, as barreiras primeiramente eram praticamente infranqueáveis para uma pequena ou média empresa pois devia ter um grande capital imobilizado em vasilhames. Ademais, a vantagem logística de empresas como Coca-cola era demasiado grande, já que o caminhão devia levar vasilhames cheios e retirar vasilhames vazios. Com a aparição das garrafas PET, também apareceram e ganharam participação as segundas marcas, já que não precisavam ter um importante capital imobilizado e diminuía a vantagem logística dos líderes do mercado (Artigos: Sistema LEAN: Produção, Venda e Entrega).

O modelo PEST é robusto já que contempla os principais fatores que podem afetar o desempenho de uma empresa fora da indústria. Não obstante, contanto este modelo permite realizar uma análise ordenada do meio, sua generalidade não oferece demasiada guia para elaborar uma estratégia. A interpretação a respeito de como afetará cada um dos fatores ao desempenho da companhia é muito ampla e dependente da pessoa que o realize e do conhecimento que essa pessoa possua a respeito da estratégia da empresa, os fatores do meio e seu provável impacto.

Por outro lado, os fatores sociais e políticos envolvidos no modelo PEST as vezes manifestam comportamentos imprevisíveis, com uma dinâmica semelhante à de uma mola (acumulam tensões até que saltam num momento determinado). Portanto, estes fatores devem monitorar-se continuamente. Finalmente, o modelo PEST é complexo de implementar em companhias altamente diversificadas, já que os impactos são muito diferentes em cada unidade de negócio e é difícil estimar sua correlação.

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Prof. Adrián Alvarez

midas Consulting

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Founding Partner da midas Consulting - Your Consulting Partner in Latin America, Depto. de Direção Setor: Serviços de consultoria, assessoria e auditoria Buenos Aires (Argentina). Partner a cargo da direção da empresa, relações com os clientes e dos projetos mais importantes. midas consulting é uma consultora enfocada em América Latina, Espanha e Portugal assessorando em investigação de mercado, inteligência competitiva, consultoria gerencial, penetração de mercado e marketing. Construção de carteira de clientes internacionais como: The Boston Consulting Group, Kroll & Associates, Fuld & Co, Ferrier Hodgson, Euromonitor International, Chemquest.

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outros excelentes artigos traduzidos e publicados pelo Jornal SDR, do Prof. Adrián alvarez:

SAA: Sistema de Alerta Antecipado

SAP: Sistemas de alerta preventiva

A ESTRATÉGIA das quatro esquinas

A matriz de Ansoff: produto/mercado

Jogos de guerra: uma estratégia de sobrevivência

PEST: uma ferramenta para a análise do modelo de negócios

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