PEST: uma ferramenta para a análise do modelo de negócios
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Para tomar decisões
estratégicas, precisamos conhecer o meio em que se desenvolve nossa
empresa. O modelo PEST nos oferece um esquema ordenado para analisar
os fatores políticos, econômicos, sociais e tecnológicos que afetam
a nosso negócio...
O processo de análise
estratégica costuma começar pelo estudo dos fatores mais gerais que
afetam ao meio. O modelo PEST (abreviatura de: Political, Economic,
Social, and Technological analysis - fatores Políticos, Econômicos,
Sociais e Tecnológicos) foi concebido para analisar o meio de uma
companhia ou unidade de negócio. Ao estudar como podem mudar os fatores
contemplados no modelo, as empresas podem desenhar sua estratégia para
adaptar-se às grandes tendências que afetam a toda a indústria.
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Fatores políticos:
neste ponto,
analisam-se os fatores político-legais que afetam à indústria onde
opera a companhia: Como se relaciona com o governo, as atitudes dos
consumidores para a indústria, bem como os esforços de lobby por
parte das empresas e consumidores. Aqui, também se inclui uma
análise legal a respeito das regulamentações que devem cumprir as
companhias, os clientes, canais e consumidores, bem como suas
possíveis mudanças
(Artigos:
A matriz de Ansoff:
produto/mercado).
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Fatores econômicos:
neste
componente, analisa-se a distribuição e uso dos recursos econômicos
da sociedade. Trata-se, por suposto, de um aspecto muito importante
pois os hábitos de consumo recebem uma forte influência da taxa de
desemprego, o rendimento disponível, o tipo de mudança, etc.
Conhecendo a provável evolução de cada um destes fatores e como a
afetará se for o caso particular, uma empresa poderá introduzir
medidas de prevenção para reduzir certos riscos
(Artigos:
customer equity:
Quanto vale seu cliente?).
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Fatores sociais:
o componente
social do meio contém fatores como a taxa de analfabetismo, a
cultura da sociedade, as normas éticas, os costumes, o estilo de
vida, o nível educativo, a distribuição etária, etc. Estas variáveis
muitas vezes terminam evoluindo para fatores políticos. Por exemplo,
uma empresa que várias décadas atrás arrojava desperdícios de sua
fábrica ao rio, estava tendo um comportamento pouco ético. Na
atualidade, esse mesmo comportamento implicaria uma violação à lei
(Artigos:
Supply chain: Quando
os embarques atrasam, as entregas falham).
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Fatores tecnológicos:
são as mudanças
na tecnologia que afetam ao setor tanto em sua parte industrial,
como em sua parte comercial e administrativa. A introdução de
garrafas PET, por exemplo, teve um forte impacto sobre a
concorrência na indústria das bebidas. Antes, as barreiras
primeiramente eram praticamente infranqueáveis para uma pequena ou
média empresa pois devia ter um grande capital imobilizado em
vasilhames. Ademais, a vantagem logística de empresas como Coca-cola
era demasiado grande, já que o caminhão devia levar vasilhames
cheios e retirar vasilhames vazios. Com a aparição das garrafas PET,
também apareceram e ganharam participação as segundas marcas, já que
não precisavam ter um importante capital imobilizado e diminuía a
vantagem logística dos líderes do mercado
(Artigos:
Sistema LEAN:
Produção, Venda e Entrega).
O modelo PEST é robusto já
que contempla os principais fatores que podem afetar o desempenho de uma
empresa fora da indústria. Não obstante, contanto este modelo permite
realizar uma análise ordenada do meio, sua generalidade não oferece
demasiada guia para elaborar uma estratégia. A interpretação a respeito
de como afetará cada um dos fatores ao desempenho da companhia é muito
ampla e dependente da pessoa que o realize e do conhecimento que essa
pessoa possua a respeito da estratégia da empresa, os fatores do meio e
seu provável impacto.
Por outro lado, os
fatores sociais e políticos envolvidos no modelo PEST as vezes
manifestam comportamentos imprevisíveis, com uma dinâmica semelhante
à de uma mola (acumulam tensões até que saltam num momento
determinado). Portanto, estes fatores devem monitorar-se
continuamente. Finalmente, o modelo PEST é complexo de implementar
em companhias altamente diversificadas, já que os impactos são muito
diferentes em cada unidade de negócio e é difícil estimar sua
correlação.
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Prof. Adrián Alvarez
midas Consulting
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Founding Partner da
midas Consulting
- Your Consulting Partner in Latin America, Depto. de Direção Setor:
Serviços de consultoria, assessoria e auditoria Buenos Aires
(Argentina). Partner a cargo da direção da empresa, relações com os
clientes e dos projetos mais importantes. midas consulting é uma
consultora enfocada em América Latina, Espanha e Portugal
assessorando em investigação de mercado, inteligência competitiva,
consultoria gerencial, penetração de mercado e marketing. Construção
de carteira de clientes internacionais como: The Boston Consulting
Group, Kroll & Associates, Fuld & Co, Ferrier Hodgson, Euromonitor
International, Chemquest.
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outros excelentes artigos
traduzidos e publicados pelo Jornal SDR, do Prof. Adrián alvarez:
•
SAA: Sistema de Alerta Antecipado
•
SAP: Sistemas de alerta preventiva
•
A ESTRATÉGIA das quatro esquinas
•
A matriz de Ansoff: produto/mercado
•
Jogos de guerra: uma
estratégia de sobrevivência
•
PEST: uma ferramenta para a
análise do modelo de negócios
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