SAP:
Sistemas de Alerta Preventiva
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artigos técnicos
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Mais vale prevenir do que
lamentar. Em mercados dinâmicos, novas ameaças pairam todos os dias
sobre as empresas. Se somos capazes de detectá-las a tempo, poderemos
reagir para diminuir seu impacto. Uma introdução aos sistemas de alerta
preventiva. Uma grande inundação atentava contra um povoado. No meio do
desespero, o pároco permanecia imóvel
(artigo:
Vender agora ou
esperar...?).
A gente, que o via
quieto na igreja, gritava-lhe: Padre! Saia que se vem a inundação! E
o padre respondia: Não! Deus me salvará porque sou um bom cristão,
rezo diariamente, e só faço o bem. Várias horas mais tarde, com o
água até o pescoço, uma canoa de bombeiros se aproximou para
socorrê-lo. Mas o padre contestou: Não! Deus me salvará! Uma hora
depois, uma nova canoa. O bombeiro lhe disse: suba, Padre! É a
última oportunidade! Não! Deus me resgatará!
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O padre se afogou na
enchente. No Céu, pediu para falar com Deus. Muito enojado,
disse-lhe: por que, Deus? Amei-te, adorei-te, glorifiquei-te todos
os dias de minha vida... Por que não me salvaste? Deus replicou:
primeiro te mandei uma multidão. Depois, mandei-te duas canoas. Mas
não foste capaz de tomar nenhuma: que mais queria que fizesse para
salvar-te?
Nesta história, a multidão
e as canoas são sinais de alerta que enviou Deus para que o padre
reagisse ante o perigo da inundação. No mundo empresarial, um sistema de
alerta preventiva se define como um programa mediante o qual a
organização tenta prevenir ameaças e diminuir seu efeito na organização,
bem como aproveitar melhor as oportunidades que se apresentam. Algumas
das situações que pode ajudar a prevenir um sistema de alerta preventiva
são:
•
A entrada de um novo
concorrente.
•
O lançamento de um
novo produto.
•
A consolidação de um
setor industrial.
•
O crescimento de um
segmento determinado.
•
Mudanças na estratégia
de um competidor.
•
A possibilidade de que
ocorra uma guerra de preços.
•
Promoções.
Pondo em marcha um sistema
de alerta preventiva. Existem múltiplos enfoques para a elaboração de um
sistema de alerta preventiva. O sistema de alerta preventiva deveria ser
gerido pelo Departamento de Inteligência Competitiva. Aqui, resumiremos
uma metodologia que apresentei num artigo de Competitive Intelligence
Magazine. O enfoque inclui os seguintes passos:
•
Identificar os jogadores a
monitorar:
estes podem ser os
competidores diretos e potenciais, e possivelmente às empresas que
produzem substitutos próximos a nosso produto (para mais informação
sobre a identificação dos competidores, ver o seguinte artigo:
Como proteger a
empresa dos ataques da concorrência).
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•
Definir e priorizar as
situações a vigiar:
isto pode ser uma
guerra de preços, a introdução de um novo produto ou de uma
promoção. Evidentemente, há que se enfocar no conjunto de situações
e jogadores que tenham um maior impacto na performance de nossa
empresa
(artigo:
Como testar a sua
Estratégia de Marketing?).
.
•
Estabelecer indicadores:
estabelecer os principais indicadores que nos alertarão se alguma
das situações definidas pode ocorrer no futuro próximo(artigo:
estrategistas de
negócios, Estudam demografia).
Cada um dos conjuntos
jogador/situação terá indicadores próprios. Estes podem basear-se em
capacidades que lhe faltam à organização para realizar a estratégia, em
mudanças em seus objetivos, mudanças em sua estratégia ou em seus
supostos a respeito do mercado. Uma vez estabelecidos os indicadores,
devem-se determinar fontes de informação para cada um deles. Assim
poderemos obter os dados para realizar o monitoramento:
•
Monitorar os indicadores:
nesta
tarefa, devem colaborar as diferentes unidades da empresa(artigo:
7 métricas que vão lhe
ajudar a melhorar as vendas).
.
•
Analisar os indicadores:
a
análise da evolução dos indicadores nos servirá para detectar que
tipo de situação poderia estar ocorrendo. Não obstante, rara vez os
indicadores nos darão uma evidência contundente. Portanto,
recomenda-se utilizar a metodologia de Heuer de hipóteses
competitivas para determinar com precisão que situação está por
ocorrer
(artigo:
O método SCAMPER e o
poder criativo da pergunta).
.
•
Determinar e
implementar a resposta mais conveniente:
uma vez que temos uma
certeza razoável a respeito da situação que está ocorrendo e do
competidor que a iniciou, decide-se uma resposta. A forma de
responder dependerá de nossas capacidades e nossa estratégia.
.
•
Aprender dos acertos e
fracassos:
à medida que ganhemos
experiência com o sistema de alerta preventiva, encontraremos muitas
formas de melhorá-lo. Assim, iremos adquirindo maior experiência e
aumentará nossa capacidade de prevenir a tempo situações que
poderiam impactar em nosso negócio
(artigo:
a que estratégia
recorrer: descontos ou benefícios).
Não existem sistemas
perfeitos de alerta preventiva. É impossível prever tudo. Apesar de
nossos esforços, seguirá tendo surpresas. De todas formas, poderemos
melhorar enormemente nosso desempenho eliminando periodicamente nossos
pontos cegos já que não se pode monitorar o que não se pode ver. Para
isto, existem metodologias como as tratadas neste artigo. Por ora,
podemos começar a refletir sobre nossa situação.
Quantas canoas nos
mandou Deus hoje? As canoas são todos os sinais débeis que poderiam
ter sido captadas por nossa organização se contasse com um sistema
de alerta preventivo. Se sabemos identificá-las, poderemos tomar a
tempo as medidas que nos salvem. E se não as tomamos, depois, no
Céu, não terá reprimendas.
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Prof. Adrián Alvarez
midas Consulting
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Founding Partner da
midas Consulting
- Your Consulting Partner in Latin America, Depto. de Direção Setor:
Serviços de consultoria, assessoria e auditoria Buenos Aires
(Argentina). Partner a cargo da direção da empresa, relações com os
clientes e dos projetos mais importantes. midas consulting é uma
consultora enfocada em América Latina, Espanha e Portugal
assessorando em investigação de mercado, inteligência competitiva,
consultoria gerencial, penetração de mercado e marketing. Construção
de carteira de clientes internacionais como: The Boston Consulting
Group, Kroll & Associates, Fuld & Co, Ferrier Hodgson, Euromonitor
International, Chemquest.
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outros excelentes artigos
traduzidos e publicados pelo Jornal SDR, do Prof. Adrián alvarez:
•
SAA: Sistema de Alerta Antecipado
•
SAP: Sistemas de alerta preventiva
•
A ESTRATÉGIA das quatro esquinas
•
A matriz de Ansoff: produto/mercado
•
Jogos de guerra: uma
estratégia de sobrevivência
•
PEST: uma ferramenta para a
análise do modelo de negócios
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