A
última bolachinha do pacote!
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sala das idéias de
marketing
-
sala dos artigos de
marketing
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A última bolachinha do
pacote é uma péssima estratégia de marketing em tempos de
polarização dos mercados. Os ricos são cada vez mais ricos e os
pobres, mais pobres, costuma dizer-se. Além da verdade desta
afirmação, os executivos de marketing deveriam lançar-lhe uma
olhada. Na polarização dos mercados se encontram as oportunidades do
futuro
(Artigo:
Por que compramos bens de luxo...?).
.
No
artigo:
Death in the Middle: Why Consumers Seek - Avalie at the Top and
Bottom of Markets da
UNIV. Wharton,
o PROF
David
J. Reibstein
con Phd em
marketing, conversou ao respeito com Michael Silverstein,
vice-presidente do BGC: Boston Consulting Group, que sustenta que:
os mercados
mundiais estão se bifurcando em dois grandes pólos. Na cúspide,
uma pujante classe média disposta a pagar um Premium por
primeiras marcas e produtos de alta qualidade. Seus segmentos
favoritos?: Casas, férias, serviços pessoais, artigos
eletrônicos, alimentos e bebidas. Ao mesmo tempo, outros
percorrem o caminho inverso: artigos genéricos, segundas marcas,
custo baixo...
•
Conseqüência do
empobrecimento?:
não necessariamente.
Poderia tratar-se de uma mudança cultural. Ainda que poderiam aceder
ao segmento "premium", estes consumidores de classe média se vêem a
si mesmos como pessoas equilibradas e cuidadosas com o dinheiro
(Artigo:
Consumidores recorrem à estratégia).
.
•
Mas, que ocorre com o meio?:
que
acontece com os produtos que não são premium mas também não de
qualidade inferior? Enquanto é um segmento ainda muito importante,
está tendendo a desaparecer. A faturação nos "bens do meio",
assinala Silverstein, declinará uns: 6% anual durante os próximos
cinco anos. Os bens premium, pelo contrário, crescerão até 12%
enquanto os de baixo custo poderiam aumentar suas vendas em 5%.
Portanto, adverte o presidente do BCG, se sua empresa aponta aos
bens do meio, deveria tentar reposicionar se para cima ou para
baixo. Nos próximos anos, as oportunidades surgirão nos extremos
(Artigo:
quanto mais caro,
melhor...).
.
A multinacional do
consumo em massa P&G - Procter & Gamble é uma das que compreenderam
a nova tendência. Nos últimos tempos, realizou uma profunda
reformulação de seus diferentes produtos no novo ambiente. Em sua
estratégia de re-posicionamiento P&G se formulou uma série de
interrogantes que todos os executivos de marketing deveriam começar
a considerar para não perder o trem:
Qual é a mentalidade dos
consumidores que estão se somando ao mercado premium? Que pensam
aqueles que estão optando por produtos de baixo custo? Como
podemos agregar valor neste novo ambiente? Uma adequada resposta
é fundamental para não acabar "no meio" do nada.
David J. Reibstein -
Michael Silverstein
biblioteca exclusiva
da univ. wharton
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