coca
cola
.
história
das marcas
- história
dos produtos -
artigos
sobre marcas
.
A Coca-Cola é a marca mais
valiosa e conhecida do mundo. Produzida em 1886 por John Styth Pemberton,
em Atlanta, começou por ser um
"tônico para o cérebro e para os
nervos" à
base de folhas da planta de coca e extrato de caroço de cola
(um fruto tropical de origem
africana)
misturados com água gaseificada e caramelo.
.
Seis anos mais tarde, Asa
Candler compra os direitos do "xarope" e a sua fórmula secreta (por
cerca de 1.200 dólares) e forma a Coca-Cola Company. Percebendo que os
consumidores encaravam o produto como uma bebida e não como um
medicamento, Candler desenvolveu uma estratégia de vendas e marketing
agressiva.
Em 1916 é fabricada a
primeira garrafa de Coca-Cola com o contorno tradicional e que
duraria por muitos, muitos anos. Em 1919, com os EUA em plena época
da Lei Seca, as vendas dispararam e a empresa foi vendida por 12
milhões de dólares a um grupo liderado pelo banqueiro Ernst Woodruff.
Desde então, a
internacionalização e a alteração das preferências dos consumidores
fizeram com que a marca adaptasse novas características e novas
embalagens, mas o seu sabor tradicional permaneceu praticamente
inalterável, em 1985, uma tentativa de alteração, sob o comando de
Roberto Goizueta, foi abortada perante a insatisfação dos consumidores.
A Coca-Cola continua a ser
um excelente exemplo de marketing e desenvolvimento de marca com
sucesso a nível mundial, que a empresa deverá continuar a explorar
no futuro para enfrentar o desafio da concorrência de novas colas.
|