Princípio
da escolha do local de batalha
.
Segundo
A
Arte da contenda,
os estrategistas
devem escolher o campo de batalha em função das suas vantagens
distintivas:
O
bom líder traz o inimigo para onde quer lutar.
Ou
seja, a empresa deve atrair os concorrentes
para os mercados onde a sua posição competitiva é mais forte. No caso
de não se possuir uma vantagem distintiva, Sun
Tzu
aconselha a escolha do campo de batalha ignorado pelo inimigo:
Deve-se
atacar onde o CONCORRENTE não defende ou a sua defesa é fraca.
Ou
seja, a empresa menos forte deve posicionar-se nos nichos de mercado mal
servidos pela concorrência.
Porém, é essencial evitar combater nos terrenos próprios, mesmo se aí
tiver vantagens distintivas:
Em
terreno próprio deve-se unificar A EQUIPE e não lutar.
O
que significa que a empresa deve fortalecer as suas posições nos
mercados próprios e crescer nos mercados dos concorrentes.
Por
último, as características dos terrenos influenciam a escolha do
campo da contenda. A facilidade de entrada e de saída e a vantagem
que tal pode implicar sobre os concorrentes determinam as estratégias
a adotar.
quando
tenhas compreendido o Caminho da Estratégia,
não existIRÁ uma única situação que no sejas capaz de
compreender.