Fábrica
de sonhos - FERRARI - Gilclér Regina
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A
menor empresa da indústria automotiva mundial, tem a marca mais famosa
de todas. Na verdade ela é uma das 5
marcas mais famosas do planeta, juntamente com empresas como a IBM, a
Coca-Cola e a Microsoft. Sim, estou falando de uma empresa, de uma marca
que praticamente nunca teve um orçamento publicitário, a Ferrari.
No
Salão do Automóvel, por exemplo, a Ferrari é a única empresa que não
precisa pagar pelo espaço de exibição, uma vez que os organizadores
estão dolorosamente conscientes de que esses belos carros esportivos
os ajudam a vender ingressos. Em muitas revistas especializadas, o
fato de ter a Ferrari como matéria de capa infalivelmente ajuda
a aumentar as vendas das mesmas.
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O mais impressionante a respeito dos carros da Ferrari não é a
estabilidade do carro, sua potência, velocidade, mas sim sua
facilidade para atrair clientes e dominar a imaginação, o sonho. A
Ferrari é a empresa automotiva mais famosa da Terra com os menores
recursos de marketing, e isto somente por uma razão: ela transformou
um automóvel, um produto construído para satisfazer as necessidades
específicas de transporte de pessoas, em sonho. Nasceu aí o "sonharketing".
Este
é um grande exemplo para que as empresas busquem inspiração para seus
produtos e serviços. Hoje, para fazer sucesso e ser competitivo, é
preciso prender a atenção fugaz de seus clientes, conectando-se com
seus sonhos. Aliás, o que é sonho? Parece que estamos falando de algo
etéreo, distante e subestimando a seriedade tão exigida nos negócios.
Contudo, sonho é uma imagem cativante, a que melhor descreve o que
desperta nossa imaginação e nossos desejos.
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E
junto com os sonhos vem a criatividade e com ela as mudanças de rumo.
Os jeans Levi's de hoje nasceram como calças originais para mineiros
de carvão. Os tênis Nike são mais uma declaração de estilo de
vida do que calçados esportivos.
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O
filme Titanic é muito mais que uma história bem documentada do trágico
naufrágio do navio. A verdade é que o fato de estabelecer uma ligação
com a imaginação do cliente tornou-se um caminho obrigatório para o
sucesso nos negócios.
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As
pessoas não mais se contentam em satisfazer suas necessidades, elas
querem satisfazer seus sonhos. O exemplo da Ferrari nos resgata isso.
Pessoas e empresas que desejam o sucesso precisam estar comprometidas
com as emoções dos seus clientes.
Pense
no seu produto. Pense no seu serviço. O que ou quem pode ser
melhorado, especializado, treinado para que os seus clientes sonhem
com toda emoção e se motivem em comprá-los? Pense na qualidade, no
atendimento, no algo mais que pode ser feito ou oferecido. Pense no
sorriso de gratidão que as pessoas darão espontaneamente ao falar de
você. Pense nisso! Um forte abraço e esteja com Deus!
PENSE
NISSO! SUCESSO E UM FORTE ABRAÇO
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PROF.
GILCLÉR REGINA
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BIBLIOTECA
EXCLUSIVA DO PROFESSOR
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História
da Ferrari: - Enzo
Ferrari apostou que a bordo de uma máquina, o piloto Villeneuve seria
capaz de arrancar mais rápido do que um caça da Força Aérea
Italiana. A Ferrari venceu, e levou o avião (que possui até hoje) para
a pista de Fiorano, como troféu particular, imortalizando a façanha.
O
emblema se remonta ao ano de 1692 quando Amadeo II de Saboya criou o
Regimento Real de Piamonte. - o cavalo foi pintado na fuselagem do avião
de guerra de Francesco Barraca, um heróico piloto italiano que morreu
em Monte Montello.
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Em
1923, quando ganhou o primeiro circuito Sávio, que ocorria em Ravena,
Enzo Ferrari conheceu o Conde Enrico Barraca, o pai do piloto, e
posteriormente a sua mãe a Condessa Paolina. Um dia ela me disse:
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Ferrari
porque não põe o cavalinho rampante de meu filho em teus carros, lhe
trará sorte". Todavia tenho a foto de Barraca com a dedicatória
de seus pais, no qual eles me confiam o emblema. O cavalo era preto e
tem se mantido assim, eu lhe agreguei o fundo amarelo canário porque
é a cor de Modena.
Enzo
Ferrari iniciou sua atividade automobilística em 1929, como escudeiro.
Naquele ano fundou uma organização que, além do objetivo principal de
entretenimento dos carros de competição da clientela de Alfa Romeo,
modificava y transformava os carros sempre com o escudo Alfa Romeo e com
a assistência tecnica desta última.
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O emblema da Escuderia Ferrari apareceu pela primeira vez em 1929 em
todas as publicações oficiais da companhia, mas não nos carros, que
pertenciam à Alfa Romeo e levavam o seu símbolo, uma folha de trevo
verde em um triângulo branco. O escudo fez a sua estréia nos carros em
9 a 10 de julho de 1932, na 24 horas de Spa.
Em
1940, Enzo Ferrari realizou seu primeiro veículo, o 815, mas não pôde
dar seu próprio nome porque estava vinculado à Alfa Romeo (a marca
foi Auto Avío Costruzioni). Com o 815, um modelo de 8 cilindros e
1.500 cc realizado em parte com material da Fiat, Alberto Ascari e Lotário
Rangoni participaram nas Mil Milhas daquele ano, mas não conseguiram
termina-las.
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A
Auto Avío Costruzioni, que Enzo Ferrari havia constituído no ano
anterior em Módena, era uma sociedade especializada na construção
de máquinas ferramentas e em particular de retificadoras óleo dinâmicas.
Devido aos acontecimentos bélicos, esta empresa se mudou para
Maranello, para uns terrenos da propriedade de Ferrari.
Bombardeada
em 1944 e em 1945, a fábrica, em fase de completa reestruturação,
dedicou a construção automobilística no ano de 1946. O projeto do
primeiro autêntico Ferrari, o 125 GT, foi daquele mesmo ano e
significou o inicio de uma longa série de carros de competição, com
diversos sistemas técnicos.
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QUEM
MAIS COMPRA FERRARI?
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Em
1999 a Ferrari despachou 3.775 Ferraris para 45 países. Abaixo os
maiores compradores:
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PAÍS |
QUANTIDADE |
Estados
Unidos |
1.003 |
Alemanha |
620 |
Inglaterra |
453 |
Itália |
354 |
Japão |
263 |
Suíça |
219 |
Austrália |
73 |
Oriente
Médio |
67 |
Brasil |
32 |
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