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Fábrica de sonhos - FERRARI - Gilclér Regina
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A menor empresa da indústria automotiva mundial, tem a marca mais famosa de todas. Na verdade ela é uma das 5 marcas mais famosas do planeta, juntamente com empresas como a IBM, a Coca-Cola e a Microsoft. Sim, estou falando de uma empresa, de uma marca que praticamente nunca teve um orçamento publicitário, a Ferrari.

No Salão do Automóvel, por exemplo, a Ferrari é a única empresa que não precisa pagar pelo espaço de exibição, uma vez que os organizadores estão dolorosamente conscientes de que esses belos carros esportivos os ajudam a vender ingressos. Em muitas revistas especializadas, o fato de ter a Ferrari como matéria de capa  infalivelmente ajuda a aumentar as vendas das mesmas.
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O mais impressionante a respeito dos carros da Ferrari não é a estabilidade do carro, sua potência, velocidade, mas sim sua facilidade para atrair clientes e dominar a imaginação, o sonho. A Ferrari é a empresa automotiva mais famosa da Terra com os menores recursos de marketing, e isto somente por uma razão: ela transformou um automóvel, um produto construído para satisfazer as necessidades específicas de transporte de pessoas, em sonho. Nasceu aí o "sonharketing".

Este é um grande exemplo para que as empresas busquem inspiração para seus produtos e serviços. Hoje, para fazer sucesso e ser competitivo, é preciso prender a atenção fugaz de seus clientes, conectando-se com seus sonhos. Aliás, o que é sonho? Parece que estamos falando de algo etéreo, distante e subestimando a seriedade tão exigida nos negócios. Contudo, sonho é uma imagem cativante, a que melhor descreve o que desperta nossa imaginação e nossos desejos.

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E junto com os sonhos vem a criatividade e com ela as mudanças de rumo. Os jeans Levi's de hoje nasceram como calças originais para mineiros de carvão. Os tênis Nike são mais uma declaração de estilo de vida do que calçados esportivos.

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O filme Titanic é muito mais que uma história bem documentada do trágico naufrágio do navio. A verdade é que o fato de estabelecer uma ligação com a imaginação do cliente tornou-se um caminho obrigatório para o sucesso nos negócios.

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As pessoas não mais se contentam em satisfazer suas necessidades, elas querem satisfazer seus sonhos. O exemplo da Ferrari nos resgata isso. Pessoas e empresas que desejam o sucesso precisam estar comprometidas com as emoções dos seus clientes.

Pense no seu produto. Pense no seu serviço. O que ou quem pode ser melhorado, especializado, treinado para que os seus clientes sonhem com toda emoção e se motivem em comprá-los? Pense na qualidade, no atendimento, no algo mais que pode ser feito ou oferecido. Pense no sorriso de gratidão que as pessoas darão espontaneamente ao falar de você. Pense nisso! Um forte abraço e esteja com Deus!

PENSE NISSO! SUCESSO E UM FORTE ABRAÇO

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PROF. GILCLÉR REGINA

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História da Ferrari: - Enzo Ferrari apostou que a bordo de uma máquina, o piloto Villeneuve seria capaz de arrancar mais rápido do que um caça da Força Aérea Italiana. A Ferrari venceu, e levou o avião (que possui até hoje) para a pista de Fiorano, como troféu particular, imortalizando a façanha.

O emblema se remonta ao ano de 1692 quando Amadeo II de Saboya criou o Regimento Real de Piamonte. - o cavalo foi pintado na fuselagem do avião de guerra de Francesco Barraca, um heróico piloto italiano que morreu em Monte Montello. 
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Em 1923, quando ganhou o primeiro circuito Sávio, que ocorria em Ravena, Enzo Ferrari conheceu o Conde Enrico Barraca, o pai do  piloto, e posteriormente a sua mãe a Condessa Paolina. Um dia ela me disse:

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Ferrari porque não põe o cavalinho rampante de meu filho em teus carros, lhe trará sorte". Todavia tenho a foto de Barraca com a dedicatória de seus pais, no qual eles me confiam o emblema. O cavalo era preto e tem se mantido assim, eu lhe agreguei o fundo amarelo canário porque é a cor de Modena.

Enzo Ferrari iniciou sua atividade automobilística em 1929, como escudeiro. Naquele ano fundou uma organização que, além do objetivo principal de entretenimento dos carros de competição da clientela de Alfa Romeo, modificava y transformava os carros sempre com o escudo Alfa Romeo e com a assistência tecnica desta última. 
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O emblema da Escuderia Ferrari apareceu pela primeira vez em 1929 em todas as publicações oficiais da companhia, mas não nos carros, que pertenciam à Alfa Romeo e levavam o seu símbolo, uma folha de trevo verde em um triângulo branco. O escudo fez a sua estréia nos carros em 9 a 10 de julho de 1932, na 24 horas de Spa.

Em 1940, Enzo Ferrari realizou seu primeiro veículo, o 815, mas não pôde dar seu próprio nome porque estava vinculado à Alfa Romeo (a marca foi Auto Avío Costruzioni). Com o 815, um modelo de 8 cilindros e 1.500 cc realizado em parte com material da Fiat, Alberto Ascari e Lotário Rangoni participaram nas Mil Milhas daquele ano, mas não conseguiram termina-las.

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A Auto Avío Costruzioni, que Enzo Ferrari havia constituído no ano anterior em Módena, era uma sociedade especializada na  construção de máquinas ferramentas e em particular de retificadoras óleo dinâmicas. Devido aos acontecimentos bélicos, esta empresa se mudou para  Maranello, para uns terrenos da propriedade de Ferrari.

Bombardeada em 1944 e em 1945, a fábrica, em fase de completa reestruturação, dedicou a construção automobilística no ano de 1946. O projeto do primeiro autêntico Ferrari, o 125 GT, foi daquele mesmo ano e significou o inicio de uma longa série de carros de competição, com diversos sistemas técnicos.
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QUEM MAIS COMPRA FERRARI?

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Em 1999 a Ferrari despachou 3.775 Ferraris para 45 países. Abaixo os maiores compradores:

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PAÍS  QUANTIDADE 
Estados Unidos 1.003
Alemanha 620
Inglaterra 453
Itália 354
Japão 263
Suíça 219
Austrália 73
Oriente Médio 67
Brasil 32

   

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