AS
MOTIVAÇÕES QUE
ORIGINAM A CRIATIVIDADE
.
SALA
DAS MARCAS
.
Charles
Kettering perdeu um amigo ao dar partida no seu carro com o auxílio da
manivela, que por força da compressão do motor voltou e esmagou ele.
Esse
acidente motivou-o a desenvolver a partida elétrica para automóveis e
caminhões, evitando futuros acidentes com outras pessoas.
Esta
inovação do americano, Charles Kettering, que em 1911 adaptou um dispositivo
elétrico projetado por ele mesmo em seu Cadillac o tornou famoso.
Semelhante
desenvolvimento lhe proporcionou o prestigioso Premio Dewar de 1909 e sem dúvida
favoreceu para que nesse mesmo ano começasse a formar a parte da General
Motors como a marca mais simbólica da corporação.
Em
1911, Charles Kettering, o técnico que mais contribuiu em definitivo abriu mão
da marca, pôs a ponto, em colaboração com Delco Remy, um pequeno motor elétrico
que permitia ser posto em marcha sem o uso da manivela.
Esta
nova conquista adaptada em 1912 não só proporcionou a Cadillac outro Prêmio
Dewar ao ser a primeira marca em adotar acumulador e arranque elétrico de série.
o desenvolvimento do motor e arranque eletrico, abriu o mercado
possibilitando assim a condução para as mulheres, já que não se requeria
mais força para o carro começar a funcionar.
Em
1913, depois de utiliza-lo um ano exclusivamente, Cadillac vende a patente a
todas as automotoras do mundo, que o incorporam a seus respectivos produtos.
Animado
pelo êxito, Kettering desenvolve um V8. Em 1915 Cadillac apresenta nas
Serie 51 seu novo motor V8 (primeira marca em utiliza-lo em série) cuja
superioridade foi absoluta.
Tão
decisivo resultou, que aparte de forçar a concorrência a inspirar-se nele,
assinou as bases do que ainda hoje se entende por um típico motor americano e
permitiu que durante dez anos apenas necessitaram retoca-lo