Procter & Gamble:
NÃO VÁ PARA O ALMOÇO SEM DESLIGAR A MÁQUINA
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sala
da história de marcas
- sala
da história de produtos
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Em 1837, William Procter e James Gamble fundaram uma pequena companhia para a produção de velas e sabões na cidade de Cincinnati, Ohio. Em 1859, apenas alguns anos depois, as vendas de P&G alcançaram
as cifras de 1 milhão de dólares. A companhia contava naquele momento com 80 funcionários.
Em 1878, Harley Procter decidiu que a fábrica de vela e sabão fundada pelo seu pai deveria produzir um sabão novo, branco, cremoso e delicadamente perfumado para competir com os mais finos sabões importados naquela época.
Graças a conseguirem ser fornecedores de sabão para o Exército Federal durante a Guerra Civil, a empresa era apropriada para enfrentar tal desafio pelo volume de
recursos e movimentação. O primo de Procter, o químico James Gamble, chegou à fórmula desejada.
O produto recebeu apenas o nome de "Sabão Branco".
Certo dia, um trabalhador da fábrica que examinava os tanques de sabão parou para almoçar, esquecendo-se de desligar a máquina misturadora principal. Quando voltou percebeu que tinha sido injetado muito ar
naquele "lote"
de sabão. Em vez de despejar a substância fora, ele despejou-a em formas de endurecimento e corte.
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Mostrando o resultado a James Gamble, o mesmo entendeu que tratava-se de uma das maiores descobertas e mandou enviar os sabonetes para todos clientes com pedidos na industria, ressalvando a nova formula como uma inovação revolucionária que
iria conquistar a clientela.
Quando os primeiros sabonetes cheios de ar chegaram às lojas foi aquele tremendo sucesso:
O consumidores adoraram o sabonete flutuante, que não ficava perdido dentro da banheira!
Naquela época as
famílias não tinham água encanada em casa e a família inteira tomava banho na mesma tina, por ordem de importância:
Pai, Mãe, crianças e bebês.
A fábrica ficou abarrotada de cartas parabenizando e solicitando mais daquele extraordinário sabonete, que não ficava perdido dentro da água escurecida, graças a flutuar pela quantidade de ar, sempre
flutuando na superfície.
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Daí que Procter e Gamble resolveram injetar uma dose extra de ar em todos os sabonetes desde então, tornando-se a primeira empresa a inovar o produto e conquistando uma enorme fatia do mercado e
conquistando mesmo aqueles que utilizavam ainda o produto importado.
Graças ao benefício do mero acidente, Harley Procter e James Gamble pediram que, a partir de então, fosse dada uma injeção extra de ar em todos os sabonetes e além disso começaram a inovar nas áreas de cheiros e espumas, diferenciando a cada dia o produto, que a partir de aí
passou a chamr-se "Sabão Mármore", como foi batizado e que apareceram em outubro de 1879, no mesmo mês em que Thomas Edison
(leia a história) testou com sucesso a lâmpada elétrica.
Os primos previam que a luz elétrica poderia acabar de vez com o seu lucrativo negócio de velas, e assim decidiram promover o sabonete com força total! Foi assim,
graças a essa tremenda descoberta, que a firma aproveitando essa
vantagem do sabonete flutuante, investiram pesado no mercado antes que seus concorrentes descobrissem a nova fórmula.
Obter o pressuposto para a primeira campanha publicitária de Procter & Gamble (P&G) no foi fácil. Era o ano de 1881. Afortunadamente, o projeto tinha um defensor com um nome importante:
Harley
Procter, filho do fundador. Em 1881, Procter convenceu a diretoria da P&G de que lhe dessem US$ 11 mil dólares para publicar anúncios em revistas e exteriores,
nos quais anunciavam que o sabão agora batizado de "Ivory" era "99,44% puro" e convidava aos prospects a dividir as suas experiências com o
produto, observando que era o primeiro sabonete que flutuava, mais puro, perfumado e de delicada espuma.
Esses US$ 11 mil do século XIX iriam pesar fortemente no século
XX. Demonstraram ao mercado que P&G com o poder da publicidade estava pronta para servir sempre com inovações e qualidade e centenas de respostas chegaram a sede sede central da companhia em Cincinnati...
assim
Se converteram em matéria de avisos futuros e de um livro, que passaria a ser um dos primeiros avisos
em ponto de venda de P&G. em 1886 a produção começou na
ind´sutria Ivorydale que substituí a Planta Central, danificada em 1884 pelo fogo, e incorporou os últimos avanços tecnológicos.
1896 - O primeiro anúncio em cores da P&G apareceu na revista Cosmopolitan, com Ivory como produto estrela.
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1904 - Para poder afrontar as demandas do crescimento dos mercados nacionais , P&G começou a ampliação de sua companhia para fora de Cincinatti. Isto aumentou a sua capacidade de distribuição.
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1915 - P&G construiu sua primeira indústria manufatureira fora dos
eua, no Canadá, com 75 funcionários.