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Konosuke Matsushita: MATSUSHITA ELECTRIC INDUSTRIAL (MEI)
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Konosuke Matsushita nasceu em novembro de 1894 ao sul de Osaka numa aldeia perto de Wakayama, Japão e estudou somente até o quarto ano do primário, por que teve que começar a trabalhar como aprendiz em uma loja "Hibachi". Ao chegar na adolescência, Konosuke conseguiu um emprego como inspetor da Osake Electric Light como assistente técnico de cabos, onde por seu rápido aprendizado foi promovido em várias ocasiões.

Em 1918, Konosuke Matsushita, começou a oferecer seu primeiro produto, um adaptador de tomadas que fabricava em sua casa com a ajuda de sua esposa e cunhado. A tomada permitia conectar uma lâmpada e um aquecedor elétrico ao mesmo tempo. Konosuke levou seu produto para algumas companhias elétricas, mas seus executivos não se interessaram.

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Seguindo o conselho de seu pai, sobre as vantagens de ser um empresário, em 15 de junho de 1917 abandonou a segurança de um trabalho bem remunerado, para fundar sua própria empresa de manufatura de acessórios elétricos.

A companhia recebeu o nome de "Matsushita Electric Devices Manufacturing Works". Em 1922 Konosuke viu a necessidade de construir uma nova fábrica e escritórios para abrigar sua crescente empresa. Durante os primeiros anos comercializou placas isoladoras, faróis para bicicletas e ferros elétricos. Mais tarde, rádios e baterias. Em 1929, Konosuke mudou o nome da empresa a Matsushita Electric Manufacturing Works, definiu a filosofia básica da administração, contida no objetivo básico da administração, os 7 princípios e o lema corporativo, para guiar o crescimento da Matsushita.

Em princípios da década de 50, Konosuke inicia a produção de lavadoras elétricas e televisores devido a  explosiva popularidade dos aparelhos elétricos. O primeiro televisor preto e branco começou a ser comercializado em 1952 e depois em 1960 foi introduzido a televisão em cores.

Durante todos estes anos estabeleceram-se outras companhias do grupo Matsushita Electric. Em 1954 adquire a JVC - Japan Victor Co. e em 1959 estabelece Matsushita Electric Corporation of America em New Jersey, EUA e são abertas outras companhias no continente americano. Em 27 de abril de 1989 com a idade de 94 anos, Konosuke Matsushita fundador de Matsushita Electric, se retira da empresa que tanto havia ajudado a mudar o mundo em que vivemos.

Matsushita Electric Industrial Co. LTD., tem crescido até converter-se no fabricante e distribuidor de produtos eletrônicos e elétricos cujas vendas consolidadas anuais alcançam os US$68.9 bilhões através de suas 335 afiliadas em mais de 45 países a nível mundial.

Mas a anedota de hoje, nos traz a um exemplo deste líder e dizemos líder porque deu razões para ser-lo, muito antes de ter sido um dos ícones da economia mundial, dono do maior complexo industrial de eletroeletrônicos do universo.

Esta anedota de Konosuke Matsushita conta que quando ele estava atravessando uma de suas recorrentes convalescenças, Quando a grande depressão atingia dolorosamente a economia mundial e milhões de pessoas eram deixadas a sua própria sorte pelas grandes corporações mundiais. Depois da queda da Bolsa de Nova York em 29 de outubro de 1929, General Motors deixou na rua nada menos que 92.829 empregados, pouco menos que a metade de sua mão de obra. A General Motors foi somente um caso.
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Em 20 de dezembro de 1929, Toshio Iue e Itsuro Takeshisa, dois dos gerentes de Konosuke, foram visitar o seu chefe onde estava internado. Desde princípios desse mês, as vendas haviam se reduzido em menos da metade e os depósitos estavam  cheios de produtos parados a espera de compradores. Muitos gerentes da  MATSUSHITA estavam convencidos de que havia chegado a hora de reduzir os funcionários a metade, como a única via para salvar as finanças da empresa.

Como em outras tantas ocasiões, o enorme desafio que se apresentava, em lugar de afastar animicamente a Konosuke, o fez levantar-se de sua prostração e encontrar forças em meio da desolação. Konosuke ordenou reduzir a produção pela metade, igualmente a jornada de trabalho. Cortaram os feriados e pediram para todos os trabalhadores para se empenharem na venda do excesso do estoque. Mas nenhum funcionário seria demitido, e nem sequer seria reduzido o seu salário para ajustar-se a situação de crise.

Segundo John Kotter, que descreveu e explicou os resultados desta decisão em seu livro “O Líder KONOSUKE Matsushita: lições do empresário mais destacado do século XX, tratava-se de uma política completamente surpreendente naquela época. A filosofia de não demitir foi adotada por outros empresários japoneses, somente depois da 2ª Guerra Mundial.

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Inclusive hoje em dia disse Kotter, aos que estão acostumados a uma especialização rígida, pode parecer raro que se peça para operários da produção que se dediquem as vendas. Mas para Konosuke parece que a idéia não foi  vista como estranha. Desde que todo o mundo começou a passar várias semanas tratando de vender o armazenado, e com a produção pela metade que seu ritmo anterior, o estoque excedente desapareceu rapidamente. Em fevereiro os trabalhadores voltaram para seus turnos normais.

A empresa fundada por Konosuke em 1917, e que desde suas origens implementou estratégias não convencionais, estava longe de pertencer ao resto. Disse Kotter que:

Não havia nenhuma empresa no Japão com uma orientação mais clara dirigida para o cliente, que tivesse os custos tão baixos, melhores relações de trabalho ou um marketing tão audaz. Os rivais não eram fracos...

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Mas nenhum dos integrantes da concorrência de Matsushita estava tão predisposto a correr riscos calculados, a experimentar, a passar de um salto a produção massiva para baixar custos, a estender o mercado, e a aprender com todas estas experiências.

O desempenho da Matsushita Electric Industrial - MEI, durante a grande depressão, foi totalmente fora do comum. Em 1929 a MATSUSHITA manteve a quantidade de mão de obra empregada. A produção alcançava 200.000 vendas por mês, e a empresa tinha 140 patentes. Dois anos mais tarde, esta  organização plena de energia gerou mais patentes, desenvolveu mais produtos e tirou da concorrência espaço no mercado.

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O resultado foi que a mão de obra empregada chegou a quase o dobro. A experiência de Matsushita Electric Industrial - MEI, pode ser uma lição para as lideranças de hoje, onde as situações estão tão desafiantes como o foram para Konosuke Matsushita e onde a economia é tão competitiva como o foi para a nascente Matsushita.

Está certo que a globalização da economia oferece mais oportunidades, mas os perigos são enormes. Como a competitividade aumentando em todas as indústrias, a maneira fundamental de enfocar os negócios que foi usada por tantas grandes empresas durante os bons anos, já não funciona tão bem, disse Kotter. E finaliza: Os ganhadores de hoje não se parecem a U.S. Steel, Ford ou Chase Manhattan de 1960. Cada vez mais se parecem a Matsushita Electric Industrial - MEI da década de 1930.

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ALGUMAS DAS MARC AS MAIS CONHECIDAS: Panasonic, Nationa, Nais, Quasar, Technics, Ramsa, JVC - Japan Victor Company.

 

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