King Camp Gillette
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King Camp Gillette
nasceu em
5 de maio de 1855.
Seu pai era titular de mais de 20 patentes, entre elas de um isqueiro
de gás. Um dos irmãos possuía a patente de um tinteiro que não
virava e nem vazava. King Camp Gillette
tinha um sonho que era uma casa de apartamentos onde poderiam viver
300 famílias, mas ninguém queria perder o tempo nem sequer
analisando tal projeto.
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Aos 36 anos de idade, William Painter,
seu
empregador lhe deu um conselho de ouro... Que desenvolve-se um produto
barato e que fosse consumido em
grandes quantidades. Alguma coisa que todos utilizassem e fosse
descartável, o que produziria a chance de voltar a ser comprado. Esse
era segundo William Painte, a chance dele produzir uma mina de ouro
que lhe permitiria além de rico, ficar famoso.
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Algo barato
e descartável.
Enquanto continuava a viajar vendendo rolhas de garrafas para a Indústria cervejeira, observava
tudo, pesquisava os costumes dos povos que visitava em seu trabalho de "Vendedor
viajante", se
informava de hábitos alimentares, das vestimentas, passatempos.
Procurava por alguma carência que lhe desse a idéia para desenvolver
um produto "Descartável, barato e utilizado por todos".
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No ano de 1.895, no dia de seu aniversário de 40 anos,
enquanto afiava sua navalha para se barbear, que despertou a idéia...
Estava aí um problema para todos os homens da terra que devia ser
solucionado. Parar de afiar a navalha, sentar o fio, mudar o
conceito de manter a estética pessoal por alguma situação mais
simples e fácil e sem tantas tralhas e prática. Esse era um mercado
imenso e mais que necessário.
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Junto a Wimas
Nickerson,
um professor do Instituto
Tecnológico Iliamco de Massachusetts - USA, inventor
da bomba Pneumática, um gênio da mecânica. Nickerson
desenhou
as maquinarias necessárias para fabricar as navalhas descartáveis,
enquanto King Camp contratava com as indústrias de aço a compra da
matéria prima em lâminas de espessura e propriedades de resistência
adequada, e mantinha os contatos junto aos banqueiros para o
financiamento do empreendimento. . O novo sistema de barbear foi patenteado em 1901, originando, no mesmo ano, a empresa
American Safety Razor, presidida por King Gillette, que mais tarde deu origem à atual Gillette.
O nome da primeira máquina de afeitar,
ganhou o nome de: - ''Safety
Razor''.
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Os primeiros cinco mil dólares gastaram-se rapidamente. Em 1903, já sob o controle de
John
Joyce, foram lançados os primeiros produtos, com um preço de 5 dólares por suporte e 1 dólar por cada pacote de 20 lâminas.
"A American Safety Razor
vendeu 51 unidades do primeiro e 168 pacotes de lâminas".
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A empresa expandiu rapidamente a sua atividade para o estrangeiro e apostou numa forte promoção da marca em todos os mercados, com campanhas de publicidade muito apelativas.
Estava lançado o produto descartável, podendo ser utilizado por todos,
simples e barato. . Estudando
o individualismo do consumidor, apostaram em designers específicos para cada
camada de consumidores e deram destaque para o desenvolvimento
personalizado, chegando até os mais pudentes, tendo lançado máquinas maciças
em: - "Ouro,
prata e outros materiais personalizados".
O rosto perfeitamente barbeado de King Camp Gillette
foi destaque nas propagandas e serviram de apoio as campanhas a nível
mundial, estampado em milhões de pacotes de lâminas e caixas de máquinas. King Camp
Gillette
faleceu em 10 de julho de 1.932. . A maior demonstração de flexibilidade e força competitiva da
Gillette deu-se nos anos 60, quando a rival:
- Wilkinson Sword,
fundada em 1772 por Henry Nock
lançou as primeiras lâminas de aço inoxidável, mais resistentes e duráveis. . No entanto, a Gillette prosseguiu a sua estratégia de desenvolvimento de novos produtos, mantendo a liderança com a Gillette Sensor e a Gillette Sensor Excel e apostando nas
mulheres peludas, com a Gillette Satin Care for Women. . . . Quando
a Gillette introduziu o primeiro isqueiro descartável, no início dos anos
70, a Bic
desafiou-a com a memorável campanha "Flick
my Bic". No final da década,
a Gillette
acenou a bandeira branca da rendição e retirou o Cricket
do mercado.
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Na guerra
das máquinas de barbear descartáveis, as armas eram a: - "Gillette
Good News e a Bic Shavers".
Depois de milhões de dólares gastos em publicidade, cada uma das empresas
controlava cerca de metade do mercado. Em 1992, a Bic
adquiriu a "Wite-Out
Products" para competir com
a Liquid
Paper, da Gillette. .. ; CLIQUE
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