VOCÊ
PRECISA INOVAR E ACREDITAR SEMPRE EM SUAS IDÉIAS!
.
história das marcas
-
história dos produtos -
artigos sobre marcas
.
Aristide
Boucicaut,
sendo o vendedor da loja, se deu conta que havia um segmento importante
do mercado, de grande capacidade econômica, que estava em busca de algo
mais que comprar.
Isto
lhe deu a idéia de colocar as mercadorias em mostradores, onde
estivesse ao alcance da mão do cliente, de maneira que pudesse estar
em contato direto com as mercadorias em grandes espaços, elegantes e
iluminados.
.
Amplos
corredores e escadas, apresentações chamativas, todo o tipo de serviços
relacionados incluindo cafés e restaurantes, entretenimentos
ocasionais, conjuntos musicais, completavam o cenário.
.
Um
lugar de bom gosto, com detalhes palacianos, no qual os
visitantes ficariam por longos espaços de tempo, não como simples
compradores e sim como amigos e convidados especiais.
Neste
cenário sobrariam os vendedores e as grandes mesas que separavam
as mercadorias dos visitantes, pelo que deveriam ser eliminados. Desta
maneira o
"produto"
se convertia em seu próprio vendedor, ao ficar completamente de frente
ao cliente e em vez de vendedores, haveria atendentes e prestadores de
serviço.
.
Ao propor esta idéia para o seu chefe, dono da loja onde
trabalhava, pensou que seu empregado estava louco, e não lhe deu
ouvidos e ainda foi demitido do emprego. Havia se convertido em um homem
demasiado perigoso, porque "pensava
e queria inovar".
Mas,
isto não incomodou Boucicaut, que seguiu perseguindo o seu sonho.
Conseguiu um sócio e logo abriu a sua própria loja que haveria de
converter-se no modelo do comércio atual e das lojas de departamentos
na forma em que o conhecemos.
Foi
assim que abriram os armazéns
LE
Bon
Marché,
em
Paris,
França em 1860.
Primeira
Loja
de Departamentos do Mundo.
A
expansão do LE Bon Marché na Europa foi rápida e muito bem sucedida
em todos os aspectos. Nos
EUA, as Lojas LE Bon Marché são hoje parte de um impressionante império
comercial, com vendas anuais superiores a $15.6 bilhões de dólares. sÃO
mais de 460 armazéns, em 34 Estados, baixo os nomes de:.
Macy's,
Bloomingdale's,
le Bon Marché,
Burdines,
Goldsmith's,
Lazarus e Rich's.
Aristide
Boucicaut é
pouco conhecido, porque não escreveu nenhum livro sobre teorias de
merchandising. Se limitou a colocar em prática uma idéia que tem
tornado tão corriqueira, normal e familiar o consumo, que nem sequer
nos damos conta, quando entramos nas modernas lojas de departamentos,
que são
lojas
entretenimento.
.
Idéia
levada da venda ao detalhe fazem nada mais que 150 anos nos Armazéns
Bon Marché