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A história da marca
Campari
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Em 1886 em Milão nascia a
Bacardi, mais precisamente na "Praza del Duomo" onde foi construída em
1865 a belíssima "Galeria Vittorio Emanuele", desenhada pela arquiteto
Giuseppe Mengoni. O projeto da galeria era muito arrojado e sua arcada
coberta de ferro valoriza ainda mais o design, vindo assim a se
transformar num local de reuniões tradicional da sociedade Italiana,
onde discussões informais de negócios e encontros sociais eram tidos
como de muita distinção. Nos anos de 1865, o uso do ferro e vidro para o
telhado da arcada da galeria, era inovador e até mesmo audaz
(artigo:
história da Torre Eiffel).
Nessa época a Torre Eiffel
não tinha sido construída, o que começara recém em 1889. O conceito
da arcada coberta e lojas no térreo, com escritórios e apartamentos
nos andares superiores, era totalmente novo para a época.
E justamente nesta galeria
que a história da marca Bacardi vai se desenvolver e até podemos dizer,
que o protagonista, era nada menos que um colega da nossa Profissão, que
escutando aos antepassados de nossos atuais Professores, aprendeu que
não alcançava apenas vender. Para conseguir o retorno dos seus clientes
e fidelizar eles, era preciso mais que apenas vender o produto com
qualidade. Gaspare queria sorrisos, conquistar e fidelizar os clientes e
assim ter mais tempo para pensar em melhorar os produtos, sabendo que os
clientes iriam voltar, por terem sido bem atendidos no seu Restaurante
do Campari.
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Nessa época, todos os donos de bares e restaurantes preparavam sua
próprias bebidas, para serem servidas a clientela. Gaspare Campari
queria um resultado muito maior, do que simplesmente servir uma bebida
ou cocktail. Ele queria ser lembrado de uma forma especial. Por isso
começava cedo a produzir suas infusões e néctares, pensando sempre em
agradar e ser diferente. Foi assim que seu "Bitter allíuso di Hollanda",
era servido de entrada como cortesia. Ele se referia ao cocktail como o
amargo da Holanda. Mas de Holandês não tinha nada. Era apenas charme do
Gaspare, já que era tudo preparado por ele
(artigo:
Sabe fazer tricô? Faça bem colorido...).
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Sua elegante clientela pronto se encanta com o sabor doce amargo desse
cocktail e começam a tornar ele famoso. O restaurante "Campari" começa a
colher resultados pela impressionante bebida, atendimento e qualidade de
Gaspare e aproxima assim grandes artistas como Giacosa, Puccini, Boito,
Tallone, que se achegavam ao ristorante para beber esse novo e vermelho
néctar como nenhum outro na época. Por mais de 20 longos anos, Dom
Gaspare aproxima o que de mais importante tinha na sociedade italiana
para seu 'Ristorante Campari", promovendo sua bebida pela Itália afora.
No ano de seu
falecimento, em 1882 o jornal "Corriere della Sera", se despedia de
tão amado patrono da "Galleria" e reconhecia que dom Gaspare e seus
ristorante "Campari", tinha deixado para seus cinco filhos mais de
meio milhão de patrimônio e una marca que não tinha valor estimado.
Mas o que não podemos lhes contar mesmo, é como está preparado o
mais famosos dos amargos, porque os lábios da "Famiglia Campari"
estão selados para sempre e como no caso da Coca-Cola, somente o
Patriarca da companhia conhece a fórmula ultra secreta de forma
completa, para a preparação, onde se misturam 68 ervas, espécies e
cascas de quina e também cascas de laranja amarga, além de água,
álcool e açúcar.
Depois do falecimento de
Dom Gaspare, seu filho Davide, começa então uma série de cursos de
liquorista, começando por Bordeaux, para aperfeiçoar seus conhecimentos
e poder fazer frente ao negócio. Já em 1892 nasce em Milan o primeiro
estabelecimento de produção industrial. Esta transformação inicial,
determina que a os Campari invistam pesado atrás de retornos maiores já
que a produção era toda vendida. Imediatamente contratam vários artistas
e cartunistas como: Cesare Tallone, Leonetto Cappiello, Marcello
Dudovich, Adolfo Hohenstein para desenhar a marca e começa assim a
surgir a companhia "Campari".
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A aventura internacional da companhia estava começando a se delinear e
decola definitivamente com a abertura do novo estabelecimento a "Sesto
San Giovanni" em 1904. Os primeiros países a receberem a bebida
"Campari" foram Argentina e Somália. Davide Campari, após ter investido
em sua preparação de liquorista lança uma nova maneira e apreciar o
aperitivo no ano de 1932 "CAMPARI SODA", junto com o lançamento da
campanha na França e imediatamente após mais um estabelecimento é
aberto, desta vez em Viganello - Lugano. Nisso vem o triste período da
2ª Guerra Mundial e os negócios esfriam, ate que em 1952 a companhia
Campari abre mais uma filial em Roma
(artigo:
CHAMPAGNE DOM PERIGNON).
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Já em 1960, a companhia Campari está presente em 90 países. Em 1973 mais
de 120 milhões de garrafas de Campari Soda eram vendidas. Em 1987 é
inaugurada a filial "BRASILEIRA" e passa a ser o mais moderno
estabelecimento industrial da companhia Campari em todo o mundo. Começa
então a se costurar alianças estratégicas com distribuição e joint
ventures em vários países, para fortalecer ainda mais os laços
distributivos e logísticos da companhia. Entram aqui nesta sociedade
nova: MCS de Bélgica, Veuve Cliquot e Marnier-Lapostolle, além da
International Marques in Olanda, associada a William Grants & Sons e
Marnier-Lapostolle.
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No final de 1994 a companhia Campari adquire a "Bols Group Italia", e
espalha sua presença por muitas novas e velhas regiões, sem concorrência
nenhuma, o que muitos analistas confirmam com uma das maiores ações e
estratégias realizadas por companhias nesse ano, devido a ter pago
aquilo que poderia ter gasto lutando para entrar, em cinco anos. Assim
foram se somando sucessivos acordos de distribuição com importantes e
novos produtos, como a Jagermeister, Skyy Vodka, Lipton Ice Tea. Seu
golpe magistral no entanto foi dado em 1999, quando adquiriu o
Italianíssimo grupo "Cinzano"...
Todo o império de
"Gaspare Campari" nasce da vontade de um homem, em atender bem e dar
um pouco mais para cada cliente que lhe comprava. É, os Professores
do Portal SDR tem toda a razão quando dizem, que fazer um pouco da
nossa parte, sempre traz uma recompensa importante... Não venda
nada. APRENDA! Não empurre nada. AJUDE! Não venda nada. Sirva!
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Não pense em maior, pense em melhor
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