1937:
data do primeiro carrinho de supermercado
.
sala
das marcas
- história
das marcas
..
Sylvan
Nathan Goldman,
dono de duas pequenas redes de supermercados no estado de Oklahoma, EUA,
comprometido com a qualidade dos serviços que prestava e sempre atento
às necessidades de seus clientes, ficou observando aos seus clientes e
prevendo necessidades e formas de ajudar-lhes dentro das lojas.
.
Como em
qualquer outra loja, as cestinhas de compras, eram de vime ou fio. Estas
cestas tornavam-se muito pesadas para a clientela, sobre tudo as do sexo
feminino.
A
frase mais conhecida de Sylvan para seus funcionários era "WATCHFULLL"
ou "Fiquem de Olho" para a clientela que já tinha enchido a
cesta, a que era rapidamente trocada por uma vazia, e se deixava a
outra no caixa, a espera das comprar finais do cliente. As equipes se
revezavam dando sempre aqueles "WATCHFULLL", para servir o
cliente com qualidade e manter sem impedimentos "Comprar
Mais".
Numa
das noites do ano de 1936, Sylvam
trabalhava no seu escritório e sua atenção foi fixada numas cadeiras
dobráveis, uma coisa fantástica, porque reduzia o espaço das mesmas
até para guardar e transportar.
Ele
começou a examinar detalhadamente as cadeiras dobráveis e sua
imaginação começou a trabalhar um pouco além das figuras das
cadeiras, lhe proporcionando novas formas e utilidades a esse método
de fechar e dobrar os assentos. Começou
a imaginar se o assento fosse algumas polegadas e um outro assento
fosse colocado abaixo, poderiam se colocar duas cestas de
supermercados apoiadas nos assentos.
.
Também
imaginou que em cada um dos pés, poderia colocar rodinhas e que no
encosto da cadeira, poderia colocar um punho para empurrar a cadeira
com rodas ou o primeiro carrinho de supermercados, o que permitiria
aos seus clientes, comprar mais e não precisar mais carregar os
cestinhas pesadas por toda a loja, além claro, do custo a menos que
teria com o pessoal que se dedicava ao "WATCHFULLL", podendo
destacar-lhes novas funções em prol da qualidade do atendimento.
Excitado
pela sua idéia, Sylvam, passou instruções para Fred, homem da manutenção
e marceneiro empregado pela sua rede Humpty-Dumpty,
referente a sua cadeira com rodas e punho, para levar duas cestas de
compras. Vários meses se passaram em testes, primeiro porque um simples
fósforo na roda dianteira freou o carro e o mesmo queria se fechar. Foi
assim que começaram a produzir mudanças nele, com polegadas para aqui
e para lá, até chegar no modelo inicial que foi anunciado e lançado
em 4 de junho de 1937.
A
propaganda inicial mostrou uma mulher carregando a sua bolsa na mão
esquerda e na direita o cesto de compras. Esta retórica do anúncio
ainda não revelava o fantástico produto que estava lançando, devido
ao perfil de compras que as pessoas tinham nas lojas.
.
Houve
no lançamento um fracasso total, devido que, as mulheres atribuíam
estar cansadas de empurrar carrinhos de bebê e não iriam continuar
empurrando agora um carrinho de supermercado.
.
Do
lado dos homens estava o fato de se sentirem fracos e poucos viris
carregando uma cestinha quando deles se esperava atitudes mais másculas
como carregar e fazer força, em vez de empurrar carrinhos.
.
Mais
ainda, porque nas lojas os únicos a gostarem da inovação eram os
mais avançados de idade, que lhes encantava a idéia.
Foi
aí que num golpe de mestre, ele contratou pessoas de idades pré-determinadas
(Jovens,
de Idade média e avançadas de ambos os sexos),
para permanecer nas entradas das lojas, empurrando os carrinhos e
convidando as pessoas que não queriam utiliza-los, para começarem a
testar as novidades.
.
Foi
um êxito tremendo. Todos, absolutamente todos os clientes queriam
carrinho e mesmo as mães com filhos os usavam, deixando suas crianças
sentadas nas cestinhas, pelo que Sylvam mandou adaptar a primeiras
cadeirinhas de bebê nos carrinhos..
.
Um ano depois já estava lançando o cesto "ninho"
único nos carinhos que permanece até hoje. Teve momentos na Indústria
de carrinhos, que a fila de encomendas para entrega de carrinhos na Indústria
de Sylvam chegou a ser de 7 anos.
.
Hoje
EUA tem 35 milhões de carrinhos nas lojas de supermercados e 1,25 milhão
são produzidos todos os anos.
...
Sylvan Nathan Goldman - Nascido: 1898 - FALECEU: 1984 - INDUSTRIALIZOU O 1º Carro de SUPER... O SEGREDO DA INOVAÇÃO, ESTÁ EM ENTENDER O QUE O CLIENTE PRECISA...