•
Ensaio:
ensaie todos os
aspectos da sua apresentação. Pratique em frente a um espelho.
Pratique variando o tom da sua voz: Pratique em frente a um colega
ou amigo que possam fazer críticas construtivas a você.
.
•
Conheça a sua audiência:
prepare
a sua apresentação de acordo com o perfil da sua audiência. Use
terminologias e vocabulários comuns e que possam ser 100%
compreendidos pela audiência. Tenha certeza que você está
familiarizado com os jargões de negócios usados diariamente pela sua
audiência
(artigo:
VOCÊ TEM APENAS DEZ
SEGUNDOS).
.
•
Seja honesto:
se você não souber a
resposta para uma determinada pergunta, não tente respondê-la. Não
existe nada de errado em admitir que você não conhece a resposta. Ao
mesmo tempo, tenha certeza que você está aprendendo o que é
necessário para atender esse cliente.
.
•
Roteiro da sua apresentação:
uma
ótima apresentação de vendas possui 4 seções principais. Mas
atenção, não seja escravo delas.
Tenha sempre em mãos
as suas anotações pessoais. São elas:
•
A Introdução:
começa por
agradecer a oportunidade de apresentar os seus produtos e
serviços a esse cliente. Demonstre o quanto você está animado em
trabalhar com esse cliente e o quanto você espera ajudá-lo. Se
você foi assistido na preparação da apresentação, diga algumas
palavras de agradecimento a sua equipe
(artigo:
QUAL O MAIOR MEDO DO SER HUMANO?).
.
•
O produto ou Serviço:
faça
uma demonstração clara, concisa e convincente sobre os
benefícios (e não características) que você pode oferecer a ele.
Seja específico e ofereça exemplos concretos. Destaque as suas
espertezas, e os benefícios que a empresa do seu cliente irá
obter ao escolher você.
.
•
A conclusão:
faça um
resumo da sua apresentação. Mais uma vez, destaque os benefícios
únicos de se fazer negócios com a sua empresa. Agradeça a todos
na audiência
(artigo:
Como fazer uma
Proposta de Negócios?).
.
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Perguntas e Respostas:
ofereça a oportunidade de esclarecer todas as dúvidas que possam
existir. Tente se antecipar a importantes questões que possam
ser levantadas. Esteja com respostas em mãos já preparadas.
Repita as questões em voz alta para que todos na audiência
possam ter conhecimento das perguntas que estão sendo
realizadas. Seja breve e objetivo nas suas respostas
(artigo:
O quê sua empresa
faz realmente?).
PROF.
RICARDO JORDÃO
PRESIDENTE, FUNDADOR E SEU AMIGO
BIZREVOLUTION CONSULTORIA DE MARKETING
BIBLIOTECA EXCLUSIVA DO PROFESSOR
ARTIGO
RECOMENDADO:
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cliente, antes de se casar com ele