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Pós-venda não é custo, é
benefício
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sala dos artigos de
atendimento
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Há muito, a venda deixou
de ser um ato praticado por um vendedor e passou a ser um processo que
tem que ser praticado por todas as pessoas da empresa. O empresário que
faz pós-venda adicionou ao seu papel o de empreendedor. Ele não
raciocina apenas custo/benefício, raciocina também benefício/custo. Em
uma empresa, só temos a possibilidade de administrar custos, mas no
escritório comercial passamos a ter a possibilidade de administrar
benefícios
(Artigo:
Organize o seu Dia de
Vendas).
O vendedor
habitualmente entende que seu papel é unicamente vender, e que uma
vez feito isso, acabou a sua função. Está redondamente enganado. Seu
papel é fazer clientes. Quem não procura seus clientes após a
compra, só tem, compradores e está sempre precisando abrir novos
compradores, o que não é fácil.
Pós-venda não é custo, é
benefício. Ao analisar apenas o aspecto custo, acabamos decidindo por
não fazer. Mas, se descobrirmos quantos e como são enormes os
benefícios, não há como não praticarmos. Quando fazemos a primeira venda
para um cliente e logo em seguida fazemos o pós-venda, estamos, na
realidade fazendo, a pré-venda da segunda venda. É o fechamento do
circuito da venda
(Artigo:
SEUS CLIENTES SOFREM DE
PREGUIÇA MENTAL?).
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artigo recomendado:
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Não desista dos clientes
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