•
Faça uma autocrítica:
procure
observar como sua empresa é percebida pelo Mercado, analisando seus
pontos fortes e fracos como varejista. Se for para melhorar, não se
constranja muito em imitar o que está dando certo em outro ponto de
venda em marketing, chama-se de
Benchmarketing.
Neste caso, utilize a estratégia básica, tomando o cuidado de
adaptá-la às peculiaridades de seu negócio. Você deve ser atraente
para a sua clientela
(Artigo:
70% das compras se
decidem no ponto de venda).
.
•
Cuide dos aspectos visuais
de sua loja:
uma marca atraente, de
fácil leitura e que tenha cores afins com a sua proposta. A limpeza
impecável deve se tornar um hábito da equipe. Detalhes como uniforme
dos funcionários, crachás funcionais e sacolas atraentes podem
ajudar o cliente a saber com quem está lidando, seja para
reclamações ou elogios. Além disso, estes detalhes passam uma imagem
organizada de sua loja. Muitos lojistas perguntam o motivo pelo qual
perdem clientes. A resposta vem de pesquisas, apresentando os
seguintes indicadores:
•
68%
comportamento de funcionários
•
14%
qualidade de produtos e serviços
•
9%
preços
•
5%
adquiriu novos hábitos
•
3%
mudança
•
1%
morte
O serviço mais barato
que você pode oferecer a seu cliente é um sorriso! Prepare e motive
a sua equipe para receber o cliente como um convidado e não como
alguém que represente trabalho ou incômodos. Procure sempre:
•
Dar
as boas vindas
•
Tratar o cliente pelo nome
•
Atender bem
•
Agradecer a visita
•
Pergunte o que o cliente quer:
procure
pesquisar junto a sua clientela quais os produtos e serviços
gostariam de encontrar. Tais como: revistas especializadas,
tele-entrega, café ou chá, telefone público, cartão de crédito,
produtos específicos, enfim, deixe que o cliente aponte o que
gostaria que você oferecesse. O importante é aprendermos a avaliar a
visão que os clientes tem a respeito de nossos produtos e serviços.
Gestos como uma ligação após a venda, para saber como o cliente está
se sentindo com relação a entrega (pontualidade), produto
(utilização) ou mesmo como foi atendido, são maneiras de aproximar o
cliente de você
(Artigo:
um segredo para captar
clientes entre as gôndolas).
.
artigo recomendado:
.
CLIENTES
DESORIENTADOS, LUCRO CERTO!