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Os Vendedores do
"Grupo A" representam 20% da força de vendas e são responsáveis
por 80% dos resultados. Deixe-os trabalhar
(Artigo:
são rentáveis meus vendedores).
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Os Vendedores do
"Grupo B" representam 10% da força de vendas e não são tão
produtivos quando os Vendedores do "Grupo A", mas tem potencial
para tanto. Esses vendedores geralmente precisam ser motivados e
educados para se tornarem mais produtivos.
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Os Vendedores do
"Grupo C" representam 50% da força de vendas e trazem apenas 20%
dos resultados. Esse grupo geralmente está aberto a aprender e
requer um extensivo programa de educação
(Artigo:
Como seria o plano de comissões perfeito?).
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Os Vendedores do
"Grupo D", 20% da força de vendas, não estão capacitados a
aprender, não tem interesse em tentar, e não podem ser mais
carregados pela empresa. A melhor coisa que você pode fazer a
eles, é dispensá-los, empurrá-los barranco abaixo para que eles
possam crescer como Seres Humanos.
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Em paralelo, avise
os Vendedores do "Grupo C", que somente a metade do grupo que
melhor for bem-sucedida em um determinado período de tempo irá
sobreviver. Você não pode se dar ao luxo de carregar vendedores
do "Grupo C" que não melhorarem suas performances
(Artigo:
Quanto pagar de comissão?).