Segmentação
de mercado, onde tudo começa
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SALA DE
ARTIGOS DE Analises de mercado
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Qualquer negócio, qualquer
estratégia, deve começar pela Segmentação de Mercado. Segmentação de
Mercado é o processo de dividir o mercado em grupos distintos de
compradores que requerem diferentes produtos e mix de marketing.
Empresas que promovem os seus produtos e serviços para um determinado
segmento de mercado, será mais bem-sucedida do que as empresas que
promovem os seus negócios para o mercado inteiros
(Artigo:
Gerir Canais e Fabricar
Oportunidades).
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As oportunidades de
mercado aumentam quando grupos de clientes são identificados e suas
necessidades reconhecidas. Mercados podem ser segmentados usando uma
grande variedade de fatores. As bases para segmentar um mercado inclui:
•
Segmentação
Demográfica (por tipo de indústria do cliente, tempo de existência
de mercado).
•
Segmentação
Geográfica (por cidade, bairro, estado, país, regiões).
•
Segmentação
Comportamental (por conhecimento de produto, uso, atitudes,
resposta).
•
Segmentação Psicológica (Estilos de
vida, Valores, Personalidade).
Uma empresa precisa
analisar as necessidades e desejos de um segmento de mercado antes de
determinar o seu próprio nicho de atuação. Para ser bem-sucedido em
segmentar um mercado, tenha em mente os seguintes fatores:
•
O segmento de mercado deve
ser acessível para a empresa.
•
Cada segmento de mercado
deve ser grande o suficiente para determinar uma sólida base de
clientes.
•
Cada segmento de mercado
requer um plano de marketing separado.
Grandes empresas segmentam
os seus mercado depois de ter realizado extensivas pesquisas de Mercado.
Essas pesquisas de mercado geralmente são grandes investimentos que
pequenas e médias empresas não podem fazer. Uma alternativa seria:
•
Converse com clientes-chave
sobre suas necessidades, e as mudanças que você gostaria de fazer na
empresa.
•
Leia publicações de negócios
especializadas nos mercados que você deseja atuar.
•
Leia as publicações básicas
de institutos e empresas de pesquisa (IBGE, por exemplo).
•
Observe os seus concorrentes
de mercado e veja o que você pode aprender com eles.
Existem muitas razões
porque você deve segmentar o seu mercado em segmentos menores. A
qualquer momento em que você suspeite que exista diferença significativa
e mensurável em seu mercado, você deveria considerar a segmentação. Ao
fazer isso, você irá tornar o marketing da empresa mais fácil, descobrir
novos nichos, e tornar efetivo os seus esforços de vendas e marketing.
Você não pode ser tudo para todos, alguém ainda duvida disso?
(Artigo:
Como parar de perder
oportunidades de vendas).
PROF. RICARDO
JORDÃO
PRESIDENTE,
FUNDADOR E SEU AMIGO
BIZREVOLUTION CONSULTORIA DE MARKETING
BIBLIOTECA EXCLUSIVA DO PROFESSOR
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compra onde?
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