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Para
triunfar hoje em dia, deve-se renunciar a algo. Tem 3 coisas a
sacrificar:
•
Linha
de produtos.
•
Mercado
objetivo.
•
Cambio
constante.
Linha
de produtos: onde
está escrito que quanto mais tenha para vender, mais venderá?
Tem que se reduzir a gama de produtos, não ampliar-la (ISTO
VALE TAMBÉM PARA OS REPRESENTANTES QUE VENDEM MUITOS PRODUTOS DE
DIVERSAS FÁBRICAS!!!).
A
gama completa é um luxo para um perdedor. As empresas devem
produzir um posicionamento na mente dos clientes, é dizer, ser
capazes de gravar uma palavra na mente dos clientes. O
marketing é um jogo de guerra mental. É uma batalha de percepções,
não de produtos e nem de serviços.
Por
exemplo, Eveready
foi líder durante muito tempo em pilhas. Com a chegada da nova
tecnologia, Eveready
chamou a sua pilha alcalina:
Eveready
Alcalina (um nome que nasce da extensão de marca).
Pouco
depois, P.
R. Mallory,
lançou una gama única de pilhas alcalinas, as chamou Duracell,
e foi capaz de colocar a Idéia de:
pilha
de longa duração na mente do cliente potencial, e teve grande
êxito. Eveready
acordou e mudou o nome para "ENERGIZER", mas já era tarde
demais.
Mercado
objetivo: Onde está escrito que você deve conquistar todo o mundo? Por exemplo,
Coca-Cola
chegou primeiro ao mercado dos refrigerantes de cola e consolidou uma
posição forte.
Então,
que podia fazer PEPSI
para atacar a poderosa posição da Coca-Cola?
A
empresa sacrificou todo o mercado, exceto o mercado jovem e o explorou
brilhantemente, fichando seus ídolos:
OS
NÚMEROS MOSTRAM ISSO: - Coca
Cola 44% do mercado em USA e Pepsi tem 31,8%. O mercado EM USA de
refrigerantes movimenta US$ 63,8 bilhões e é o mais importante
para as duas empresas.
É
um erro acreditar que com uma rede maior pescará mais clientes. O
objetivo não é o mercado. O objetivo aparente de seu programa de
marketing não coincide com as pessoas que comprarão realmente seu
produto.
Por
exemplo: - Mesmo quando o objetivo da PEPSI eram os jovens, o
mercado era todo o mundo. Os cinquentões que queriam pensar que
tinham vinte e poucos anos, bebiam PEPSI.
Cambio
constante: Onde está escrito que você deve modificar sua estratégia todos os
anos ao revisar seus pressupostos? - A melhor maneira de manter uma
posição consistente é não muda-la na primeira ocasião, já que do
contrário se estaria perdendo o enfoque.