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Marketing versus Vendas: você precisa dos dois!

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SALA DOS ARTIGOS DE GERENCIAMENTO

Sem Marketing, você não terá clientes potenciais.

Sem Vendas, você não conseguirá fechar tantos negócios.

Marketing é tudo que você faz para alcançar e conquistar clientes.

Vendas é tudo que você faz no nível individual do cliente para identificar negócios e reter os clientes.

Ambos são necessários para o sucesso de qualquer empresa. Você não pode fazer um sem o outro e outro sem o um. Combinar estrategicamente ambos os esforços é essencial para fazer a sua empresa crescer. Entretanto, se ambos os esforços não estiverem alinhados, o oposto também acontece (Artigo: Marketing e/ou Vendas).

Enquanto Marketing deve fazer atividades de comunicação (propaganda, mala direta, eventos, promoções, internet etc), distribuição, desenvolvimento de produtos e serviços, análise de concorrência, internet etc.

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Vendas deve fazer interações inter-pessoais um-a-um (reuniões, visitas, telefone, e-mails etc) com cada um dos clientes da empresa para assegurar que os negócios serão fechados e os clientes surpreendidos.

É necessário que essas múltiplas interações com clientes estejam 100% alinhadas para que a empresa consiga fazer o cliente potencial sentir urgência por fazer negócios com a empresa. É por isso que é muito importante que ambas as partes desenvolvam um único processo que combine marketing e vendas (Artigo: desafios pequenos trazem resultados pequenos).

Você sabe como fazê-lo?: Experimente isso. Divida a sua lista de clientes potenciais em Clientes "A, B e C", onde os:

clientes A são aqueles clientes que fazem negócios freqüentemente com a sua empresa,

clientes B são aqueles que fazem negócios esporadicamente com a sua empresa, e

clientes C são aqueles que não fazem negócios freqüentes com a sua empresa.

A partir daí, dedique o tempo que for necessário para identificar a estratégia adequada em como proceder com cada um desses grupos de clientes. Mas Lembre-se: tal estratégia deve ser desenhada a 4 mãos por marketing e vendas, juntos! (Artigo: está precisando aumentar as suas vendas?).

PROF. RICARDO JORDÃO
PRESIDENTE, FUNDADOR E SEU AMIGO
BIZREVOLUTION CONSULTORIA DE MARKETING

BIBLIOTECA EXCLUSIVA DO PROFESSOR

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Como parar de perder oportunidades de vendas

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