•
Amostragem:
ato ou processo de
seleção e escolha dos elementos que irão constituir uma amostra e
que serão considerados, para efeito de pesquisa, como representantes
do conjunto da população à qual pertencem. Existem vários métodos de
amostragem, empregados em pesquisas de mídia de marketing, de
opinião pública etc.
.
•
Análise de valor:
método de
redução de custo de produção de um produto através do exame
minucioso de seus componentes, procurando saber quais deles podem
ser re-projetados, padronizados ou fabricados por um custo mais
baixo. A análise de valor foi criada na General Electric, em 1948.
.
•
Associação de marca:
fenômeno pelo
qual o consumidor associa
(conscientemente ou não)
determinada marca de produto à satisfação de algum desejo. Em
inglês,
brand-association.
.
•
Benchmarking:
processo
de avaliação da empresa em relação à concorrência, desenvolvido
através da contínua pesquisa de informação de mercado. Sua meta é
garantir a possibilidade de comparação com outras empresas, sem
fazer vista grossa onde há possibilidades de haver inovações
tecnológicas e operacionais e do negócio , e seu objetivo final é a
competitividade, para superar a concorrência.
.
•
Brainstorming:
técnica de
geração de idéias desenvolvida por
Alex Osborn
em 1963 e que significa, literalmente tempestade cerebral.Consiste
em reunir um grupo de pessoas em torno de um tema e deixá-las
produzir o maior número possíveis idéias sem nenhuma crítica, por
mais absurdas que possam parecer. Posteriormente,o resultado do
brainstormíng é analisado e as boas idéias que surgiram em meio à
"tempestade"
são acolhidas.
.
•
Brand-loyalty:
fidelidade de
marca.
.
•
Canal de distribuição: -
Trilha percorrida pelo produto, do produtor ao consumidor, com
participação ou não de intermediários. Estrutura formada por
unidades organizacionais dentro da empresa e pelos agentes e
clientes que se encontram fora dela
(atacadistas e varejistas)
através dos quais se distribui uma mercadoria, produto ou serviço"
(American Marketing
Association).
.
•
Case history:
rRelato de um trabalho
de marketing
(ou de atividade afim)
realizado em uma determinada organização. Pode ser elaborado durante
ou após a sua execução. Consiste em uma análise da situação
anterior, incluindo pontos positivos e negativos, diagnóstico feito,
providências tomadas, resultados atingidos e avaliação da eficácia
das operações. Usa-se com mais freqüência a forma abreviada: case.
.
•
Ciclo de vida do produto (CVP):
linha de
variação que expressa os distintos estágios do histórico de vendas
de um produto. 0 ciclo de vida do produto se divide em quatro
estágios:
•
introdução
•
crescimento
•
maturidade
•
declínio
•
Composto de marketing:
o mesmo
que marketing mix.
.
•
Composto de produto:
conjunto de
linhas de produto oferecido ao mercado por uma determinada empresa
ou unidade empresarial.
.
•
Composto mercadológico:
o mesmo
que marketing mix.
.
•
Copyright:
direito exclusivo de
reproduzir por qualquer meio material, publicar ou vender obra
literária, artística, técnica ou científica. 0 copyright é um
direito desfrutado pelo autor ou seus descendentes, mas pode ser
negociado ou cedido a um editor ou a qualquer outro beneficiário.
Abrevia-se com o símbolo C ao qual se seguem o nome do beneficiário
e a indicação do ano da primeira edição.
.
•
Display:
peça de propaganda ou
promoção de vendas usada para exibir determinados produtos e atrair
a atenção do comprador. Mostruário. Qualquer tipo de material
utilizado em pontos-de-venda para expor um ou mais produtos aos
olhos do consumidor. Os displays
(geralmente fornecidos pelo
fabricante como peças integradas ao conjunto da campanha de
propaganda)
apresentam-se em diversas formas: -
"gôndolas, cestas, arcas,
prateleiras móveis"
e são confeccionados em papelão, plástico ou arame. Podem ser
colocados sobre balcões, em vitrinas, prateleiras, junto às paredes,
sobre o assoalho etc. Classificam-se em duas categorias: displays de
venda
(o produto exibido pode ser
apanhado pelo consumidor)
e displays expositivos
(apenas mostram ou anunciam
o produto).
.
•
Endomarketing:
trabalho
interno da empresa que consiste em aplicar uma visão de marketing a
todas as rotinas da organização. 0 endornarketing considera que
todos os funcionários da empresa são clientes e fornecedores
internos e que a empresa em si se constitui em um micro sistema de
marketing.
.
•
e-mail:
correio eletrônico
.
•
e-commerce:
comércio eletrônico
.
•
e-business:
negócio
eletrônico
.
•
e-learning:
aprendizagem
eletrônica
.
•
Enterprise Resouce Planning:
processo
de otimização e gerenciamento dos recursos e informações da empresa,
tais como estoques, pessoal, vendas, contas a pagar e a receber etc,
com foco na redução de custos.
.
•
Facing:
•
Exibição de um
determinado produto.
•
Cada exemplar
exposto de um mesmo produto num display, prateleira etc., em um
ponto-de-venda.
•
Fulfillment:
é a seqüência de
várias etapas do processo de distribuição até o recebimento pelo
cliente.
.
•
Gatekeeper: diz-se
do intermediário no processo de comunicação ínter-pessoal.
Transmitida de pessoa a pessoa, a mensagem sofre alteração em seu
conteúdo, desde sua origem até o destino final, por ação e
características dos intermediários.
.
•
Gerência de marketing: conjunto
de atividades de marketing dirigidas para o atendimento das
necessidades do cliente, tendo em vista seu bem-estar e o sucesso da
organização.
.
•
Gerência de produto:
atividade
de marketing que consiste em supervisionar e coordenar praticamente
todos os procedimentos que, a partir da produção, se destinam a
auxiliar a venda de um produto específico. 0 gerente de produto
participa nas várias áreas de marketing
(pesquisa de mercado,
planejamento de produto, determinação de preços, propaganda,
promoção de vendas e distribuição),
como responsável por um produto especifico.
.
•
Godwill:
imagem de boa vontade
(social)
provocada por ação promocional. ou de patrocínio, que pode trazer
reflexos institucionais positivos para o conceito de uma empresa e
também reflexos comerciais, ajudando a expandir o potencial de
vendas de um produto ou serviço.
.
•
Guerra defensiva:
termo do
marketing de guerra usado para designar o tipo de reação adotada
pela empresa líder do mercado quando sua posição se encontra
ameaçada pela concorrência.
.
•
Imagem de marca:
conjunto das
impressões e opiniões subjetivas do consumidor sobre determinado
produto ou serviço.
.
•
Macroambiente:
conjunto de
forças ambientais (tais como conjuntura política e econômica,
condições tecnológicas e culturais etc.) que influem em diversos
aspectos da vida de um produto ou de uma empresa.
.
•
Macromarketing:
aplicação do
marketing pelo emprego simultâneo de várias de suas técnicas. A
atividade de macromarketing não está normalmente ligada a interesses
comerciais diretos, mas a programas voltados para a comunidade.
.
•
Mainstream:
diz-se da linha de
produtos já conhecida e aceita pelo público. Estratégia de marketing
baseada no produto convencional, sem novidades ou riscos. Do inglês,
maín, "central, principal", e stream, "corrente".
.
•
Manobralidade:
termo do
marketing de guerra usado para designar a capacidade de inovação e
mudança de estratégias de uma empresa em face do surgimento de fatos
novos no mercado.
.
•
Marca combinada:
marca
individual combinada com a marca de família. Por exemplo: Brastemp
Mondial, Gillete Plus, Moça Fiesta, Sucrilhos Kellog's etc.
.
•
Marca de família:
marca cuja utilização se estende a um conjunto de produtos.
.
•
Marketing:
estudo
sistemático das forças de formação da procura e da motivação do
consumidor, das considerações temporárias especiais que influenciam
as transações econômicas e dos esforços integrados e reações dos
consumidores e compradores em um mercado.
.
•
Marketing comunitário:
modalidade de marketing institucional voltada para o desenvolvimento
de ações comunitárias, através de apoio a projetos
(de educação, saúde, lazer
etc.) ou
de atendimento a demandas das comunidades direta ou indiretamente
relacionadas com a instituição.
.
•
Marketing concentrado:
consiste
no desenvolvimento de um produto especialmente concebido para
atingir determinado segmento do mercado. As empresas que praticam
essa forma de marketing preferem obter uma grande participação em
poucos supermercados a conseguir uma pequena participação em um
grande mercado. 0 marketing concentrado também é chamado de
marketing de nicho.
.
•
Marketing cultural:
modalidade de
marketing institucional que se realiza através do patrocínio ou do
apoio a atividades culturais, por parte da empresa, não
necessariamente ligadas ao campo de sua atividade, visando
influenciar favoravelmente o público em relação à imagem da empresa
ou atingir outros objetivos estratégicos.
.
•
Marketing de conversão:
conjunto
de medidas desenvolvidas pela administração de marketing com a
finalidade de converter a demanda negativa em positiva e de elevá-la
ao nível da oferta existente. Também é chamada de conversão de
marketing.
.
•
Marketing de
desenvolvimento:
conjunto de medidas desenvolvidas pela administração de marketing em
face de um estado de demanda latente.
.
•
Marketing de guerra:
tipo de
marketing que utiliza estratégias e expressões; tomadas de
empréstimo aos militares e se caracteriza pela concentração dos
esforços da empresa em determinado segmento do mercado.
.
•
Marketing de serviços:
modalidade de marketing que cuida dos aspectos relacionados com um
serviço ou linha de serviços, desde a sua concepção até a sua
realização pela empresa, com o objetivo de obter satisfação e
preferência do cliente.
.
•
Marketing diferenciado:
consiste
no lançamento de múltiplas versões de um mesmo produto, com a
finalidade de atingir diferentes segmentos do mercado.
.
•
Marketing direto:
conjunto de
atividades de promoção de vendas e de comercialização em que se
desenvolve um relacionamento direto entre a empresa
(que oferece um produto ou
serviço)
e o consumidor.
.
•
Marketing ecológico:
modalidade de
marketing institucional que se realiza com o engajamento de qualquer
empresa industrial, comercial ou de serviços na responsabilidade de
toda a espécie humana com a qualidade de vida e com o equilíbrio
ambiental em nosso planeta.
.
•
Marketing esportivo:
modalidade de
marketing institucional que se realiza através do patrocínio ou
apoio de uma empresa a atividades esportivas, amadores ou
profissionais, visando ao fortalecimento de sua imagem junto a seus
públicos.
.
•
Marketing industrial:
marketing
voltado para o mercado produtor.
.
•
Marketing institucional:
modalidade de marketing que cuida de todos os aspectos relacionados
com a imagem da instituição. Mais voltado para o share of mind
(fixação da marca na
memória)
do que para o market share
(participação da marca no
mercado),
seu objetivo imediato não é a venda, e sim a criação de uma atitude
favorável, nos diversos segmentos do público, em relação à empresa
ou qualquer outro tipo de organização.
.
•
Marketing mix:
emprego
simultâneo e sinérgico de várias técnicas de marketing, Conjunto de
ações e de recursos tecnológicos, financeiros, estruturais e
comportamentais de uma empresa para atingir seus objetivos e metas
definidas na estratégia de marketing. Diz se também composto de
marketing.
.
•
Market share:
medida de aferição do
grau de participação de uma marca ou produto no mercado, em dado
momento. Ver share of mind.
.
•
Merchandising:
-conjunto
das operações de planejamento e de supervisão da comercialização de
um produto ou serviço, nos locais, períodos, preços e quantidades
que melhor possibilitarão a consecução dos objetivos de marketing.
.
•
Page view:
página na Web
requisitada pelo internauta, por meio de um clique sobre um banner,
ou diretamente pelo endereço da página.
.
•
Pass-along-readership:
leitor
secundário.
.
•
Pesquisa motivacional:
tipo de
pesquisa que procura identificar os motivos que impulsionam os
indivíduos ao comportamento de compra ou aquisição de um produto. 0
método de pesquisa motivacional mais utilizado no Brasil é a
discussão em grupos.
.
•
Pipeline:
critério de
propriedade industrial referente a produtos que estavam em
desenvolvimento ou que não haviam sido introduzidos no pais em que o
direito às patentes passa a ser legalmente reconhecido. Ver patente.
.
•
Plus: -
Atributo que distingue um produto dos produtos concorrentes.
Diferencial que funciona como um apelo para que o consumidor tenha
preferência por uma determinada marca. Esse
"algo mais",
que funciona como vantagem competitiva, não reside necessariamente
na essência do produto: pode estar na embalagem, na cor, no preço
etc.
.
•
Ponto-de-venda: -
Estabelecimento comercial em que o produto é adquirido pelo
consumidor. Em inglês, utilizam-se as expressões point of purchase
("ponto-de-compra") e poínt of sale ("ponto-de-venda"), com suas
formas abreviadas POP e POS. 0 emprego de uma ou de outra expressão
depende da situação de quem as utiliza (comprador ou vendedor).
.
•
Promoção: -
Conjunto de atividades, técnicas e meios (materiais e psicológicos)
destinado a incrementar as vendas (promoção de vendas) ou fortalecer
positivamente a imagem de determinada marca, evento ou instituição
(Promoção cultural).
.
•
Propriedade industrial: -
Tipo de propriedade intelectual que abrange os direitos de
inventores de máquinas, ferramentas, processos industriais
(mecânicos, químicos,
eletrônicos etc.),
design de produtos industriais e de marcas corporativas etc.
.
•
Ratting: -
0 mesmo que índice de audiência. Estimativa de audiência para
programa de TV ou rádio (ou para qualquer mensagem inserida nesses
veículos). Total previsto de receptores de uma informação,
sem.relação, com o total do público (quantidade expressa em GRP ou
em impactos).
.
•
Readership study: -
Estudo da leitura. O mesmo que pesquisa de copy.
.
•
Royalty:
Valor pago ao detentor
de direitos de propriedade intelectual (direito autoral ou
propriedade industrial) na exploração desses direitos por terceiros.
.
•
Segmentação de mercado:
Subdivisão de um mercado em subconjuntos distintos de clientes, em
que qualquer subconjunto pode, concebivelmente, ser selecionado como
um objetivo de mercado, para ser alcançado com um composto de
marketing distinto.
.
•
Share of mind:
Medida de
aferição do conhecimento da marca de produto ou instituição que um
determinado público tem na memória, em dado momento. Ver market
share.
.
•
Sistema central de
marketing:
componente do sistema
de marketing formado pela rede de instituições-chave que interagem a
fim de suprir os mercados finais com os bens e serviços de que
necessitam. Fazem parte do sistema central de marketing:
•
a empresa
•
a concorrência
•
os fornecedores
•
os intermediários
•
o mercado.
•
Sistema de marketing:
sistema
formado por todos os elementos direta ou indiretamente envolvidos na
relação entre a organização e seus mercados.
.
•
Skimming:
estratégia de
determinação de preço de um produto novo no mercado. Ao contrário da
estratégia de penetração, o skimming consiste em lançar o produto a
preços elevados, procurando atingir o segmento da população disposto
a pagar mais caro.
.
•
Split-run:
estratégia
de veiculação que consiste em publicar mensagens publicitárias
variadas, de um mesmo anunciante, em diferentes repartes de uma
edição de jornal, revista etc.
.
•
Supply Chain Management:
é a integração
dos processos do negócio, desde o usuário final até os fornecedores
originais, que proporcionam os produtos, serviços e informações que
agregam valor para o cliente.
.
•
Top-of-mind:
diz-se da primeira marca mencionada pelos entrevistados em uma
pesquisa para medição de conhecimento espontâneo de marcas.
.
•
TO.T.:
forma abreviada de total offer test
(teste de oferta total).
Pesquisa do tipo central location, na qual uma amostra de
consumidores é exposta a todos os componentes de uma marca nova ou
ainda não lançada-o nome, a embalagem, a comunicação e o produto em
si, de modo que todos esses componentes sejam avaliados
separadamente, quanto a sua contribuição para a receptividade da
marca.
.
•
Tracking:
ver monitoramento.
.
•
Trade-mark:
marca registrada (de posse exclusiva, reconhecida e válida
juridicamente). Marca corporativa.
.
•
Uso e atitudes:
pesquisa quantitativa baseada em entrevistas com uma amostra grande
de pessoas, para medir conhecimentos de marcas (share of mind),
hábitos de compra e de uso de produtos e marcas, atitudes em relação
a determinadas marcas etc. Usa-se também a forma abreviada U&A, ou.,
em inglês, AAU.