QUAIS
sÃO as tendências NO packaging dE 2004?
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conclusÕES
DO CONGRESSO Pro Cartón
celebrado EM Hamburgo
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Ficou
claro que o EMBALAGEM
DO FUTURO
deve encontrar o equilíbrio entre o "luxo"
e a "hiper-mercadização",
porque o novo "Smart
Shopper",
o consumidor inteligente, busca tanto a compra econômica como a de
qualidade.
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Conseqüência
para O marketing?: -
Não somente
tem que se dotar de um toque especial ao "packaging"
de "produtos
premium",
também nas categorias de preço baixo se imprime com qualidade sobre
materiais econômicos.
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Novos
desafios para o desenho da embalagem surgem somados com a crescente
diferenciação do "target".
Uma sociedade que envelhece, maior poder aquisitivo de grupos mais
jovens, preferências segundo o sexo do consumidor, demandas por letras
maiores, conveniências para os idosos, embalagens que se auto-explicam
para o homem ou formas femininas para a mulher.
Segundo os expertos em impressão de embalagens, a crescente ameaça
da pirataria de marcas terá conseqüências para o packaging.
Para proteger-se, estas empresas incorporarão cada vez mais módulos de
segurança nas embalagens de produtos caros. É dizer, hologramas ou códigos
de radiofreqüência - RFID.
Outra tendência impar é a importância que adquire hoje em dia o
entretenimento na hora de ir as compras. Inclusive as embalagens de
produtos banais, demandam a gritos, em formas de desenho chamativo, a
atenção e emoção do consumidor. Com cores néon, pigmentos de
brilho, moléculas de cheiro ou lacas de impressão.
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Nem sequer a globalização parará ante as embalagens,
respeitando é claro, as distintas preferências regionais. Assim por
exemplo nos EUA, a embalagem deve mostrar com facilidade as diferenças
entre: - "Barato
e Premium".
No oriente deve-se acertar as preferências com o ouro, na Rússia
mostrar luxo e opulência e na Ásia não devem esquecer-se dos desenhos
e cores chamativas.
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Javier
Piedrahita - Diretor
MARKETING DIRETO - BARCELONA - ESPANHA
http://www.marketingdirecto.com