•
Vá as compras:
por
exemplo, vá até a loja onde o seu produto está sendo vendido e
confira como ele está posicionado em relação a concorrência. Se
você trabalha com serviços, experimente comprar do seu
concorrente. Ligue para ele, visite a empresa dele. Peça para um
membro da sua equipe quando possível para realmente comprar um
produto ou serviço no seu concorrente
(Artigo:
Sistemas de alerta
preventiva).
.
•
Assine a revista ou
jornal da sua indústria:
e leia-o por
inteiro. Da capa a contra-capa! Eu vejo uma pilha de jornais e
revistas que não são lidos nas mesas das pessoas... Os
jornalistas já são muito bem pagos para selecionar os artigos...
portanto, leia!
.
•
Compareça a
eventos organizados pelos seus fornecedores:
sair
do seu escritório de vez em quando e encontrar os seus
concorrentes é fundamental
(Artigo:
Como FUGIR da
guerra de preços).
.
•
Compareça
ao principal evento da sua indústria pelo menos uma vez por ano:
você
talvez associe esses eventos a uma total perda de tempo. Pense
novamente. Andar pelos corredores e prestar atenção as novidades
que todos estão trazendo e como estão oferecendo pode
revitalizar o seu negócio.
.
•
Pesquise os seus
clientes:
pergunte
a eles o que eles gostam e não gostam sobre a sua empresa. Faça
as perguntas certas, e note que eles vão dizer muitas coisas
sobre você. Ofereça um desconto ou brinde àqueles que
participarem da pesquisa
(Artigo:
A ESTRATÉGIA das quatro esquinas).
.
•
Converse com analistas e
consultores que trabalham na sua indústria:
convide formadores
de opinião, jornalistas, clientes, fornecedores para
simplesmente conversar sobre a indústria e os negócios. Pergunte
como eles vêm você e como eles vêm a sua concorrência.
.
•
Leia revistas e jornais
de negócios:
envie artigos ou
determine uma pessoa na sua equipe para selecionar e manter toda
a empresa informada sobre os fatos e idéias mais relevantes para
o seu negócio
(Artigo:
Jogos de guerra - uma estratégia de sobrevivência).
PROF.
RICARDO JORDÃO
PRESIDENTE, FUNDADOR E SEU AMIGO
BIZREVOLUTION CONSULTORIA DE MARKETING
BIBLIOTECA EXCLUSIVA DO PROFESSOR
ARTIGO
RECOMENDADO:
.
Como proteger a empresa dos ataques da concorrência