•
Será que você está cometendo
o mesmo erro?:
se você está
procurando por um "contrato", é importante você se conscientizar que
o seu currículo é a sua mais importante ferramenta de marketing
pessoal. Não trate ele como algo secundário. Não caia no erro de
fazer um currículo igual a tantos outros que existem por ai. Não
faça o seu currículo em um formato familiar a tantos outros. Não use
o formato de currículo do Microsoft Word. Crie seu próprio formato!
(Artigo:
o que motiva um
profissional em vendas).
.
Invista o seu tempo para pensar em quais são as qualidades e
experiências únicas que o distinguem de outros possíveis candidatos.
Lembre-se que os profissionais que procuram por pessoas estão
inundados de "currículos de pessoas iguais que enviem currículos
iguais que tem qualificações iguais". Você precisa começar a se ver
como uma solução para o problema ou oportunidade que uma empresa
talvez tenha, e não como um custo
(Artigo:
Qual o maior medo do ser humano?).
.
Antes de mexer no seu
currículo, responda a você mesmo as seguintes perguntas:
•
Qual
é o seu Mercado e segmento alvo?
•
Por
que eu deveria contratar você?
•
Quais são as qualidades que o tornam a melhor solução para a
empresa?
•
Qual
é a sua meta de carreira?
•
Que
tipo de trabalho você procura?
•
mostre que está informatizado e sabe minimizar os custos de
comunicação.
•
tenha um e-mail com seu nome para que seja mais fácil
identificar.
Faça uma lista das
empresas onde você gostaria de trabalhar, e prepare uma mensagem e
currículo customizado para cada uma dessas empresas. Não caia no
erro de enviar um mesmo currículo para diferentes empresas. Tenha em
mente que a sua mensagem deve ser desenhada para o seu
mercado-alvo. Depois de responder as minhas perguntas acima, escreva
a sua carta de apresentação, o seu currículo e desenvolva uma
apresentação de dois minutos sobre você. É isso mesmo, pratique
pratique e pratique o que você diria se você tivesse apenas dois
minutos para se vender para aquela empresa que você gostaria tanto
de representar
(Artigo:
O quê sua empresa faz
realmente?).
PROF. RICARDO
JORDÃO
PRESIDENTE, FUNDADOR E SEU AMIGO
BIZREVOLUTION CONSULTORIA DE MARKETING
BIBLIOTECA EXCLUSIVA DO PROFESSOR
ARTIGO
RECOMENDADO:
.
Decifrando a psicologia dos
vendedores