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Se você não puder medir
não faça!
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SALA DOS ARTIGOS DE
GERENCIAMENTO
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A maneira que uma empresa
tem de medir o progresso das suas metas é fator crítico para o seu
sucesso. Uma vez que a empresa tenha definido onde quer chegar,
identificado as suas metas de vendas, lucratividade e despesas, é
preciso definir as métricas que serão utilizadas para medir o seu
progresso. Métricas, como o próprio nome diz, são indicadores
quantitativos que refletem os fatores críticos de sucesso de uma
empresa. É importante lembrar que as métricas e os fatores críticos de
sucesso são diferentes de uma empresa para outra empresa
(Artigo:
7 métricas que vão lhe
ajudar a melhorar as vendas).
Uma determinada
empresa, por exemplo, talvez escolha como métrica de sucesso a
Receita de Vendas que vem de Novos Clientes, ou a Margem de
Lucratividade que vem de Clientes Freqüentes.
Por outro lado, uma
métrica de sucesso para uma escola de segundo grau, poderia ser a Nota
Média Final dos seus alunos, e não necessariamente o número de alunos
inscritos na escola. Um departamento de Atendimento a Clientes poderia
ter como métrica de sucesso, a Porcentagem de Clientes atendidos dentro
do primeiro minuto de suas ligações, e não necessariamente o número de
ligações atendidas. Seja qual for a Métrica escolhida, ela deve refletir
as metas da empresa, ser fator chave de sucesso, e ser quantificada
(Artigo:
O valor dos resultados na
fixação de preços).
•
Conquistar Novos Clientes:
por
exemplo, não é uma métrica. Se você quiser transformá-la em uma
métrica, você precisa antes responder a uma pergunta, "Que tipo de
novos clientes você quer conquistar?". "Ser a Empresa Mais Desejada
para se Trabalhar na Cidade" também não é uma métrica, entretanto, a
rotatividade de funcionários e o número de horas de treinamentos e
cursos podem ser métricas de sucesso
(Artigo:
Quanto investir na
aquisição de novos clientes).
.
Você precisa também definir metas para cada uma das métricas de
sucesso da sua empresa. Por exemplo, % de rotatividade de
funcionários e X números de horas de treinamentos e cursos. Muitas
coisas são mensuráveis nas empresas, mas isso não quer dizer que
tudo deve ser métrica de sucesso. Para que esse programa de métricas
seja bem sucedido na sua empresa, procure limitar o número de
métricas utilizadas. Meça somente aquilo que é fator crítico para o
sucesso da empresa
(Artigo:
customer equity:
Quanto vale seu cliente?).
•
A minha recomendação para
você é:
tenha quatro ou cinco métricas de sucesso para a empresa como um
todo, e quatro ou cinco outras métricas de sucesso para cada
departamento da empresa. As métricas utilizadas pelos departamentos
devem suportar as metas da empresa. Meça o seu progresso, todos os
dias, senão você não progride
(Artigo:
O sucesso depende das glândulas, faça com que
suem!).
PROF. RICARDO
JORDÃO
PRESIDENTE, FUNDADOR E SEU AMIGO
BIZREVOLUTION CONSULTORIA DE MARKETING
BIBLIOTECA EXCLUSIVA DO PROFESSOR
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