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Sistema de Representação Comercial para Representantes Comerciais

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Se você não puder medir não faça!

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SALA DOS ARTIGOS DE GERENCIAMENTO

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A maneira que uma empresa tem de medir o progresso das suas metas é fator crítico para o seu sucesso. Uma vez que a empresa tenha definido onde quer chegar, identificado as suas metas de vendas, lucratividade e despesas, é preciso definir as métricas que serão utilizadas para medir o seu progresso. Métricas, como o próprio nome diz, são indicadores quantitativos que refletem os fatores críticos de sucesso de uma empresa. É importante lembrar que as métricas e os fatores críticos de sucesso são diferentes de uma empresa para outra empresa (Artigo: 7 métricas que vão lhe ajudar a melhorar as vendas).

Uma determinada empresa, por exemplo, talvez escolha como métrica de sucesso a Receita de Vendas que vem de Novos Clientes, ou a Margem de Lucratividade que vem de Clientes Freqüentes.

Por outro lado, uma métrica de sucesso para uma escola de segundo grau, poderia ser a Nota Média Final dos seus alunos, e não necessariamente o número de alunos inscritos na escola. Um departamento de Atendimento a Clientes poderia ter como métrica de sucesso, a Porcentagem de Clientes atendidos dentro do primeiro minuto de suas ligações, e não necessariamente o número de ligações atendidas. Seja qual for a Métrica escolhida, ela deve refletir as metas da empresa, ser fator chave de sucesso, e ser quantificada (Artigo: O valor dos resultados na fixação de preços).

Conquistar Novos Clientes: por exemplo, não é uma métrica. Se você quiser transformá-la em uma métrica, você precisa antes responder a uma pergunta, "Que tipo de novos clientes você quer conquistar?". "Ser a Empresa Mais Desejada para se Trabalhar na Cidade" também não é uma métrica, entretanto, a rotatividade de funcionários e o número de horas de treinamentos e cursos podem ser métricas de sucesso (Artigo: Quanto investir na aquisição de novos clientes).
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Você precisa também definir metas para cada uma das métricas de sucesso da sua empresa. Por exemplo, % de rotatividade de funcionários e X números de horas de treinamentos e cursos. Muitas coisas são mensuráveis nas empresas, mas isso não quer dizer que tudo deve ser métrica de sucesso. Para que esse programa de métricas seja bem sucedido na sua empresa, procure limitar o número de métricas utilizadas. Meça somente aquilo que é fator crítico para o sucesso da empresa
(Artigo: customer equity: Quanto vale seu cliente?).

A minha recomendação para você é: tenha quatro ou cinco métricas de sucesso para a empresa como um todo, e quatro ou cinco outras métricas de sucesso para cada departamento da empresa. As métricas utilizadas pelos departamentos devem suportar as metas da empresa. Meça o seu progresso, todos os dias, senão você não progride (Artigo: O sucesso depende das glândulas, faça com que suem!).

PROF. RICARDO JORDÃO
PRESIDENTE, FUNDADOR E SEU AMIGO
BIZREVOLUTION CONSULTORIA DE MARKETING

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