Vender
apenas uma vez é muito perigoso
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Vender apenas uma vez para
um cliente é uma maneira precária e perigosa de construir uma empresa.
Veja aqui algumas sugestões que podem ajudá-lo a implementar maneiras de
fazer o seu cliente comprar novamente. Por exemplo, vamos imaginar que
você seja um consultor que desenvolve Planos de Negócios para os seus
clientes. Uma vez que você já tenha feito o plano de negócios e entregue
para o seu cliente, eles não vão mais precisar de você, certo? Errado
(Artigo:
Uma boa venda torna o
cliente leal).
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Para um Plano de Negócios ser bem sucedido, ele precisa ser revisto pelo
menos uma vez por ano. Por que então não oferecer um serviço anual de
revisão do plano de negócios? Se hoje 80% das suas vendas dependem de
novos clientes, você está muito vulnerável ao fracasso. Se acontecer
alguma mudança na economia, ou um novo concorrente entrar no mercado,
talvez você veja os seus clientes desaparecerem
(Artigo:
Quanto produzir e a que
preço Vender?).
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Muitos de nós já sabem
que não é saudável depender de novos negócios, mas como fazer para
mudar isso?
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E se a natureza do seu
negócio é baseada em clientes que precisam de você apenas uma vez na
vida?
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Como por exemplo, um
Buffet para festas de casamentos e aniversários?
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O que um buffet
poderia fazer para gerar novos negócios naqueles clientes que já
utilizaram seus serviços, sem desejar que esses clientes peçam
divórcio dos seus atuais casamentos?
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E se o buffett, um ano
depois, cinco anos depois ou dez anos depois de realizado a festa de
casamento, oferecesse o espaço para realização de jantares especiais
para o casal celebrar com os seus amigos a festa que aconteceu anos
atrás?
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Ou mesmo para celebrar
o aniversário dos filhos do casal que já devem ter nascido?
Acorda! Não basta vender.
Todo produto requer algum tipo de serviço de manutenção e suporte. Se
você fosse um designer de web site, não venda apenas o serviço de
desenvolvimento do site, inclua serviços de manutenção e atualização
periódica das páginas do web site original que você entregou. Se você
vende impressoras de jato de tinta, laser ou matricial, ofereça um
serviço pró-ativo de reposição dos consumíveis (cartuchos, toners etc)
para esses equipamentos
(Artigo:
DIFERENCIE-SE DA
CONCORRÊNCIA).
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Eu sei o que você pode
estar pensando: para oferecer esses serviços, eu preciso contratar
pessoas, e eu não consigo contratar pessoas porque os meus clientes não
pagam por isso. Será mesmo? Eu duvido. Procure por maneiras de manter e
servir aos seus clientes de uma maneira consistente e freqüente
(Artigo:
Nem sempre é fácil
conquistar aos clientes).
PROF. RICARDO
JORDÃO
PRESIDENTE, FUNDADOR E SEU AMIGO
BIZREVOLUTION CONSULTORIA DE MARKETING
BIBLIOTECA EXCLUSIVA DO PROFESSOR
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ARTIGO
RECOMENDADO:
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Pré-Qualificação de clientes
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