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NÚMEROS - PESQUISAS - DICAS - 18.06.2004

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Magazine Luiza compra Lojas Arno - PORTAL EXAME
O Magazine Luiza anunciou nesta segunda-feira (14/6) a aquisição da rede de lojas Arno. Sua diretoria não quis divulgar o valor da operação, que depois de um período de transição de dois meses e meio, torna-se efetiva a partir de 1º de setembro. A marca
"Lojas Arno" será mantida por tempo indeterminado. No estado do Rio Grande do Sul, onde mantinha um projeto de expansão, a administração será tocada por uma equipe independente. Para 2004, a previsão de faturamento das Lojas Arno, que celebram 50 anos de atividades em agosto, é de 260 milhões de reais. O faturamento das 183 lojas do Magazine Luiza em 2003 foi de 930 milhões de reais. "Os funcionários e as 51 unidades das Lojas Arno serão mantidos pelo Magazine Luiza", afirma o comunicado assinado pelas diretorias das duas redes.
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O MARKETING VIRAL JÁ TEM ASSOCIAÇÃO
Com a
"Viral and Buzz Marketing Association" (VBMA ) foi fundado uma associação  internacional que se pôs como objetivo a investigação, o fomento e o desenvolvimento de técnicas de marketing que respeitem os consumidores. Entre estas se encontra o marketing viral, com o que se pode estimular a publicidade boca a boca e que cada vez ganha mais importância. Mas também tem um papel importante o fato de que cada vez mais se tem em dúvida a efetividade da publicidade tradicional e que muitos anunciantes centram seus esforços e alternativas. A esta nova associação internacional pertencem entre outras agências DMC e The Viral Factory (Reino Unido), GD & SM Advertising (usa) e Spheeris (Francia) 
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PARA O MARKETING FALTAM SISTEMAS DE MEDIÇÃO
As corporações gastam até um quarto de seus orçamentos em iniciativas de marketing, mas poucas conhecem seus resultados ou planejam estratégias integradas a longo prazo. Esta é a conclusão de um estudo do
Chief Marketing Officer Council (CMO). Esta análise de mais de 320 empresas norte-americanas de tecnologia global que se realizou durante o primeiro trimestre deste ano revela que só 16,8% das empresas entrevistadas tem sistemas de medida do rendimento de marketing. Mas, apesar de que quase 90% delas acredita que esta medida é uma prioridade principal para as empresas de tecnologia de hoje, aproximadamente 70% investe menos de 2% de seu pressuposto de marketing nelas. O diretor executivo do CMO explica que os resultados da publicidade, vendas e marketing colaterais e branding são os mais difíceis de medir. Ao contrário, os mais fáceis de medir são os resultados procedentes das campanhas de correio direto e e-mail, a presença em páginas da web e pesquisas de Internet e os programas de tele-marketing e gestão do contato. Ademais, o estudo revela que as empresas que utilizam os sistemas de medição do rendimento do marketing tendem a obter melhores resultados no mercado em termos de crescimento em vendas, proporção de mercado e rentabilidade. E estas empresas conseguem de forma consistente um maior nível de confiança na função do marketing por parte do diretor geral. 
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Casas Bahia tira o lugar da Unilever na liderança entre os anunciantes - Marta Barcellos Do Rio
A Casas Bahia desbancou a Unilever na liderança do ranking de empresas que mais gastam em propaganda. Segundo a edição anual "Agências & Anunciantes" da editora Meio & Mensagem, a rede de eletroeletrônicos gastou R$ 378 milhões em mídia no ano passado, 178% a mais que em 2002. Além de ter se distanciado da Unilever, com gastos 64% maiores, a Casas Bahia cresce ano a ano entre os anunciantes: era a segunda empresa de 2002 e quinta colocada em 2001. A UNILEVER (multinacional anglo-holandesa) ficou na vice-liderança, com gastos de R$ 230 milhões, 50% a mais que no ano anterior. Puxada pela performance da cliente Casas Bahia, a agência NewcoomBates tomou a dianteira no ranking do setor posto que pertencia à McCann Erickson, com faturamento de R$ 505,4 milhões. 
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Varejo foi o campeão de investimentos em publicidade - www.consumidormoderno.com.br
O setor de varejo foi o grande impulsionador do mercado brasileiro de propaganda em 2003. Com investimento de R$ 2,9 bilhões em mídia, ficou 25% acima do investimento registrado no ano anterior. O dado faz parte da edição anual Agências & Anunciantes, da Editora Meio & Mensagem, que circula a partir desta semana. Este valor também representa 27% do total investido em propaganda pelos 28 setores econômicos listados pelo Ibope Monitor. Entre os 30 maiores anunciantes apontados pelo ranking, sete são redes de varejo:

  • Grupo Pão de Açúcar (4º lugar), Lojas Marabraz (11º lugar), Ponto Frio (18º lugar), a rede baiana Insinuante (21º lugar), o Carrefour (25º lugar) e lojas C&A (30º lugar).

O segundo setor que mais investiu em mídia em 2003 foi o de serviços ao consumidor, totalizando R$ 919 milhões. O valor corresponde a menos de um terço dos investimentos realizados pelas redes varejistas. No entanto, é o setor com maior número de empresas entre os 30 maiores anunciantes:

  • Unilever (2º lugar), Ambev (3º lugar), DM Farmacêutica (12º lugar), Coca-Cola (13º lugar), Kaiser (17º lugar), Schincariol (20º lugar), Nestlé (26º lugar) e Procter & Gamble (29º lugar).

Entre as 30 maiores, estão também seis montadoras:

  • Fiat (6º lugar), General Motors (8º lugar), Volkswagen (9º lugar), Ford (10º lugar), Renault do Brasil (22º lugar) e Peugeot Citroen (23º lugar). 

Há ainda cinco empresas de telefonia:

  • TIM Brasil (7º Lugar), Telesp Participações (14º lugar), Vivo (16º lugar) e Embratel (24º lugar)

E apenas três bancos:

  • Itaú (15º lugar), Bradesco (19º lugar) e Real ABN AMRO (28º lugar).

Para completar a lista dos 30 maiores, há o grupo Liderança, empresa de títulos de capitalização, no 5º lugar.
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Industria é o principal gerador de riqueza - Do Valor Econômico
A indústria ainda é o principal motor da atividade econômica no Estado de São Paulo, apesar das dificuldades que enfrentou nos últimos anos e da participação crescente do comércio e dos serviços na geração de empregos e riqueza no Estado. É o que revela uma pesquisa divulgada nesta terça-feira (15/06) pela
Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade), ligada ao governo estadual. Produzida nos últimos dois anos, a pesquisa oferece um retrato minucioso da atividade econômica no Estado mais rico da Federação. Ela colheu diretamente informações de 28 mil empresas, amostra que permite estender seus resultados para um universo estimado de 794 mil empresas. O levantamento atualiza e amplia um trabalho semelhante concluído há seis anos. Conforme a pesquisa, a riqueza produzida pela indústria paulista cresceu quase 5% entre 1996 e 2001 e as fábricas foram responsáveis por 52% do valor adicionado gerado pela economia estadual. O valor adicionado, que subtrai custos e outras despesas das receitas obtidas pelas empresas, é uma medida simples da riqueza que elas produzem. A contribuição da indústria foi maior que a do comércio e dos serviços, somados. Os números da pesquisa confirmam um fenômeno demonstrado antes por outros estudos. A produtividade da indústria também cresceu. Ela produziu mais riqueza num período em que sua força de trabalho encolheu, de 2,1 milhões em 1996 para 1,9 milhão em 2001.
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Vendas do varejo sobem pelo quinto mês - Folha Online
O comércio brasileiro cresceu 9,89% em abril em relação ao mesmo período do ano passado, segundo o IBGE. Esta é a quinta alta consecutiva do volume de vendas do varejo no país. Em março, a alta havia sido de 11,36%. O resultado, entretanto, foi influenciado pela base de comparação baixa do primeiro semestre do ano passado, quando a economia estava submetida a juros mais elevados e apresentava aceleração da inflação. Em abril de 2003, o comércio havia sofrido uma queda de 3,71%. Nos acumulado em 12 meses, o setor apresenta a primeira alta desde de dezembro de 2001, de 0,42%. O setor de móveis e eletrodomésticos teve o melhor desempenho em abril cresceu 32,79% com as condições mais favoráveis ao crédito, como juros ao consumidor mais baixos e prazos mais longos para pagamento. 
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Riqueza está no raio de 100 km de São Paulo - Do GloboOnline 
A Região Metropolitana de São Paulo perdeu participação na riqueza do estado, mas ainda responde por 52,6% da produção industrial, sendo 28,8% apenas na capital. No setor de serviços, os 39 municípios da região respondem por 70% do valor adicionado e a capital, sozinha, por 53%. Os dados fazem parte da Pesquisa da Atividade Econômica Paulista (Paep), divulgada nesta terça-feira (15/06) pela Fundação Seade, que compara a evolução do estado entre 1996 e 2001 um período em que o país enfrentou três grandes crises econômicas: a da Ásia (1997/1998), a da desvalorização do real (1999) e o apagão da energia elétrica (2001). A pesquisa mostra ainda que as regiões que mais cresceram no estado foram Campinas e São José dos Campos. A participação de Campinas no valor adicionado gerado no estado cresceu de 16,1% para 19,6% no período. A fatia de São José dos Campos passou de 6,5% para 11%. Segundo Vagner Bessa, analista da Fundação Seade, as atividades de refino de petróleo impulsionaram a região de Campinas. No caso de São José dos Campos, o impulso foi dado pela Embraer e também pelo refino de petróleo.

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