Lojas
AM / PM
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A am/pm encerrou 2009 como
a 2ª maior rede varejista do País em número de lojas, segundo ranking da
Associação Brasileira de Supermercados (Abras). A loja também ocupa a
posição de maior rede de fast food do País em número de unidades. Criada
para ser uma loja de vizinhança, sempre próxima dos seus clientes, com
grande variedade de itens e foco no lanche rápido, a am/pm
diversificou-se e hoje possui a maior rede de padaria do Brasil, com
mais de 50 unidades em todo o território brasileiro, além de vender por
meio do Ipirangashop diversos produtos, como eletrodomésticos,
ferramentas e eletroeletrônicos
(artigo:
O SEGREDO para Wal-Mart
ser o rei do varejo).
Pesquisas encomendadas
pela Ipiranga, responsável pela rede, revelam que 45% dos clientes
que utilizam a conveniência não passam pelo abastecimento.
Para conseguir produtos
com preços mais competitivos, a rede passou a agir como o grande varejo:
centraliza compras e busca na indústria melhores condições de
negociação. No entanto, este catalogo não segue os padrões do varejo.
Trabalhamos grandes estações de compra, como verão e volta às aulas, mas
não utilizamos as datas festivas do varejo convencional. Não só na
negociação as duas modalidades de varejo se assemelham: na verdade, o
mix de produtos é muito parecido com o dos supermercados, só que em
quantidade reduzida. A rede conta com 14 categorias de produtos, que
somam de 600 a 1200 itens por loja
(artigo:
O QUE É MARKETING LATERAL).
A rede já tem diversos
produtos de marca própria, principalmente sanduíches, que são hoje
os artigos mais vendidos. Somente no ano passado, foram consumidos
cerca de 30 milhões de sanduíches am/pm. Agora, a rede vai ampliar
seu portfólio, lançando uma linha exclusiva de snacks, salgadinhos e
o energético Mood. O público que freqüenta a am/pm pertence, em
grande parte, às classes A e B, os novos produtos terão atributos de
uma marca premium. Com a ampliação da marca própria, a Ipiranga
espera que haja um acréscimo de 20% na receita da am/pm.
Mas as diferenças param
por aí. O foco sempre foi o varejo de combustíveis e a loja de
conveniência é vista como a possibilidade de ampliação desse negócio.
Não queremos concorrer com os supermercados. As lojas de conveniência
não são um canal adequado para grandes compras. O foco da rede é atender
a pequenas compras diárias
(artigo:
Alguma atividade de
marketing tem retorno garantido?).
Segundo pesquisa
encomendada pela Ipiranga no ano passado, a maioria dos
freqüentadores da am/pm é do sexo masculino (70%), entre 18 e 35
anos (45%) e abastecem no posto entre duas e quatro vezes por semana
(28%). Dos pesquisados, 56% vão à loja am/pm também entre duas e
quatro vezes por semana, a maioria pela localização geográfica (32%)
e pelo atendimento (21%).
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Além dos sanduíches,
os produtos mais consumidos são cigarros, bebidas não alcoólicas,
bebidas alcoólicas e bebidas quentes, principalmente o café. Em
geral, o tempo em que a pessoa permanece dentro da loja é curto: 30%
não passam mais do que cinco minutos e 29% ficam até 10 minutos
dentro da loja de conveniência. Em média, as pessoas que freqüentam
a am/pm gastam R$ 11,84 a cada vez que vão à loja. Em 2009, a am/pm
realizou mais de 120 milhões de transações.
Um dos aspectos que
possibilita à companhia lançar uma linha própria é o sistema de
logística exclusivo da empresa. A Ipiranga é uma das poucas no varejo do
País que possui uma cobertura logística em todo o território nacional, o
que garante o controle de qualidade dos processos, desde o recebimento
dos fornecedores em seus centros de distribuição, até a entrega de seus
produtos nos 1.000 pontos de vendas, com uma periodicidade semanal na
maioria dos casos
(artigo:
Nasce uma ciência: A ciência de ir de compras).
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Esse sistema integrado por meio de tecnologia de monitoramento on line
via satélite de prazos e qualidade, criado em 2005, também permite a
realização das mesmas promoções em todas as lojas do Brasil, o que faz
com que os estabelecimentos da rede estejam alinhados em relação aos
produtos e serviços oferecidos aos clientes. Desde que este sistema foi
criado, há cinco anos, a Ipiranga já aumentou a sua frota em mais de
150% e triplicou a capacidade de armazenagem da empresa. Este modelo de
negócio permite uma fácil ampliação para atender a novas demandas, já
que a Ipiranga pretende continuar expandindo a sua rede de lojas de
conveniência.
A franquia am/pm
nasceu em 1974 em Los Angeles, Califórnia, na Atlantic Richfield
Company (ARCO), pioneira na indústria petrolífera a operar lojas de
conveniência. No final da década de 70, 246 lojas am/pm já operavam
nos Estados Unidos em regime de franquia. Atualmente, as lojas am/pm
estão espalhadas por 12 países: Estados Unidos da América, Brasil,
México, Argentina, Tailândia, Reino Unido (Inglaterra), Canadá,
Austrália, Japão, Coréia, Filipinas e Indonésia.
A am/pm gera 4 mil
empregos diretos e 24 mil indiretos em todo o País, através da sua rede
de franquias. Hoje, a Ipiranga investe no treinamento das equipes que
trabalham nas lojas am/pm, que estão presentes em 290 municípios de 21
estados brasileiros. Levantamento recente feito pela Ipiranga mostrou
que os postos de combustíveis da rede que possuem uma loja am/pm
complementando o negócio, faturam em média 30% a mais do que aqueles que
não têm am/pm. Já as lojas que instalam padaria em sua am/pm, crescem
inicialmente, em média, 35% a mais do que aquelas que não possuem. Ao
longo do processo de maturação podem ainda triplicar as vendas
(artigo:
A diferenciação é a chave
para evitar a guerra de preços).
A am/pm tem crescido
ano a ano. Em 2006, a rede tinha 611 lojas, em 2007, ampliou o
número para 675; já no ano seguinte, eram 759 estabelecimentos. Em
2009, a Ipiranga concluiu a compra da Texaco e incorporou as lojas
de conveniência da rede à am/pm. Foram adicionadas mais 200 lojas da
Texaco e, contando com as novas abertas pela Ipiranga, que
totalizaram 317, a am/pm fechou o ano passado com 963 lojas.
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maiores informações
em:
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https://portal.ipiranga/wps/portal/ipiranga/postoselojas/ampm
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