1999

Sistema de Representação Comercial para Representantes Comerciais

2018

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SDR - Sistema de representação, Vendas e Serviços

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Lojas AM / PM

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idéias de marketing  -  artigos de marcas  -  artigos de marketing

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A am/pm encerrou 2009 como a 2ª maior rede varejista do País em número de lojas, segundo ranking da Associação Brasileira de Supermercados (Abras). A loja também ocupa a posição de maior rede de fast food do País em número de unidades. Criada para ser uma loja de vizinhança, sempre próxima dos seus clientes, com grande variedade de itens e foco no lanche rápido, a am/pm diversificou-se e hoje possui a maior rede de padaria do Brasil, com mais de 50 unidades em todo o território brasileiro, além de vender por meio do Ipirangashop diversos produtos, como eletrodomésticos, ferramentas e eletroeletrônicos (artigo: O SEGREDO para Wal-Mart ser o rei do varejo).

Pesquisas encomendadas pela Ipiranga, responsável pela rede, revelam que 45% dos clientes que utilizam a conveniência não passam pelo abastecimento.

Para conseguir produtos com preços mais competitivos, a rede passou a agir como o grande varejo: centraliza compras e busca na indústria melhores condições de negociação. No entanto, este catalogo não segue os padrões do varejo. Trabalhamos grandes estações de compra, como verão e volta às aulas, mas não utilizamos as datas festivas do varejo convencional. Não só na negociação as duas modalidades de varejo se assemelham: na verdade, o mix de produtos é muito parecido com o dos supermercados, só que em quantidade reduzida. A rede conta com 14 categorias de produtos, que somam de 600 a 1200 itens por loja (artigo: O QUE É MARKETING LATERAL)

A rede já tem diversos produtos de marca própria, principalmente sanduíches, que são hoje os artigos mais vendidos. Somente no ano passado, foram consumidos cerca de 30 milhões de sanduíches am/pm. Agora, a rede vai ampliar seu portfólio, lançando uma linha exclusiva de snacks, salgadinhos e o energético Mood. O público que freqüenta a am/pm pertence, em grande parte, às classes A e B, os novos produtos terão atributos de uma marca premium. Com a ampliação da marca própria, a Ipiranga espera que haja um acréscimo de 20% na receita da am/pm.

Mas as diferenças param por aí. O foco sempre foi o varejo de combustíveis e a loja de conveniência é vista como a possibilidade de ampliação desse negócio. Não queremos concorrer com os supermercados. As lojas de conveniência não são um canal adequado para grandes compras. O foco da rede é atender a pequenas compras diárias (artigo: Alguma atividade de marketing tem retorno garantido?)

Segundo pesquisa encomendada pela Ipiranga no ano passado, a maioria dos freqüentadores da am/pm é do sexo masculino (70%), entre 18 e 35 anos (45%) e abastecem no posto entre duas e quatro vezes por semana (28%). Dos pesquisados, 56% vão à loja am/pm também entre duas e quatro vezes por semana, a maioria pela localização geográfica (32%) e pelo atendimento (21%).

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Além dos sanduíches, os produtos mais consumidos são cigarros, bebidas não alcoólicas, bebidas alcoólicas e bebidas quentes, principalmente o café. Em geral, o tempo em que a pessoa permanece dentro da loja é curto: 30% não passam mais do que cinco minutos e 29% ficam até 10 minutos dentro da loja de conveniência. Em média, as pessoas que freqüentam a am/pm gastam R$ 11,84 a cada vez que vão à loja. Em 2009, a am/pm realizou mais de 120 milhões de transações.

Um dos aspectos que possibilita à companhia lançar uma linha própria é o sistema de logística exclusivo da empresa. A Ipiranga é uma das poucas no varejo do País que possui uma cobertura logística em todo o território nacional, o que garante o controle de qualidade dos processos, desde o recebimento dos fornecedores em seus centros de distribuição, até a entrega de seus produtos nos 1.000 pontos de vendas, com uma periodicidade semanal na maioria dos casos (artigo: Nasce uma ciência: A ciência de ir de compras)
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Esse sistema integrado por meio de tecnologia de monitoramento on line via satélite de prazos e qualidade, criado em 2005, também permite a realização das mesmas promoções em todas as lojas do Brasil, o que faz com que os estabelecimentos da rede estejam alinhados em relação aos produtos e serviços oferecidos aos clientes. Desde que este sistema foi criado, há cinco anos, a Ipiranga já aumentou a sua frota em mais de 150% e triplicou a capacidade de armazenagem da empresa. Este modelo de negócio permite uma fácil ampliação para atender a novas demandas, já que a Ipiranga pretende continuar expandindo a sua rede de lojas de conveniência.

A franquia am/pm nasceu em 1974 em Los Angeles, Califórnia, na Atlantic Richfield Company (ARCO), pioneira na indústria petrolífera a operar lojas de conveniência. No final da década de 70, 246 lojas am/pm já operavam nos Estados Unidos em regime de franquia. Atualmente, as lojas am/pm estão espalhadas por 12 países: Estados Unidos da América, Brasil, México, Argentina, Tailândia, Reino Unido (Inglaterra), Canadá, Austrália, Japão, Coréia, Filipinas e Indonésia.

A am/pm gera 4 mil empregos diretos e 24 mil indiretos em todo o País, através da sua rede de franquias. Hoje, a Ipiranga investe no treinamento das equipes que trabalham nas lojas am/pm, que estão presentes em 290 municípios de 21 estados brasileiros. Levantamento recente feito pela Ipiranga mostrou que os postos de combustíveis da rede que possuem uma loja am/pm complementando o negócio, faturam em média 30% a mais do que aqueles que não têm am/pm. Já as lojas que instalam padaria em sua am/pm, crescem inicialmente, em média, 35% a mais do que aquelas que não possuem. Ao longo do processo de maturação podem ainda triplicar as vendas (artigo: A diferenciação é a chave para evitar a guerra de preços).

A am/pm tem crescido ano a ano. Em 2006, a rede tinha 611 lojas, em 2007, ampliou o número para 675; já no ano seguinte, eram 759 estabelecimentos. Em 2009, a Ipiranga concluiu a compra da Texaco e incorporou as lojas de conveniência da rede à am/pm. Foram adicionadas mais 200 lojas da Texaco e, contando com as novas abertas pela Ipiranga, que totalizaram 317, a am/pm fechou o ano passado com 963 lojas.

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maiores informações em:

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https://portal.ipiranga/wps/portal/ipiranga/postoselojas/ampm

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