NÚMEROS
- PESQUISAS - DICAS - 02.07.2004
(LEMBREM
QUE SEMPRE PELO LINK PODEM ACESSAR A NOTÍCIA COMPLETA E ASSINEM AS
INTERESSANTES)
.
-
Português:
- Atualmente
falado em 4 países por cerca de 195 milhões de pessoas.
-
ESPANHOL:
- Mais
de 350 milhões de pessoas em vinte países falam o idioma espanhol.
É a 2ª língua mais falada comercialmente no mundo.
-
inglês:
- É
falado como língua mãe por cerca de 400 milhões de pessoas, tendo
já se tornado a língua franca, o Latim dos tempos modernos, falado
em todos os continentes por cerca de 800 milhões de pessoas.
43%
dos consumidores brasileiros
Consideram
o atendimento o fator mais importante na avaliação de uma empresa. O
dado consta de uma pesquisa feita em 5 capitais pela empresa de
consultoria e treinamento "Instituto
Brasileiro de Relação com o Cliente".
-
no
ano de 1997, de cada 100 clientes que visitavam uma loja, 21
fechavam negócio.
-
Em
2003, esse número subiu para 48 em cada 100 clientes.
.
Um
estudo da American Management Association (AMA) reforça
Em
mais de 300 empresas, o 75% das vendas
ou negócios
que se realizam, se obtém dos clientes
em carteira.
Isto significa que a ordem do dia para toda empresa que pretenda ao
menos subsistir nos negócios, é ganhar a satisfação de seus clientes
em carteira e
ganha-la de tal maneira que seja possível seguir contando com suas
bondosas compras agora e no futuro. Aumentar o consumo de cada cliente
atual é
também uma prioridade.
.
.
Publicidade
on-line está de volta menos ambiciosa e mais consistente -
João
Luiz Rosa - valor-ONLINE
Oswaldo Oliveira, do portal MSN: expectativa de crescimento de 30% da
receita publicitária nos próximos anos. Quanto maior a altura, maior o
tombo: - "o
ditado bem poderia ser aplicado à publicidade on-line".
No começo da década, os anúncios na web prometiam revolucionar o
mundo e fazer milionários instantâneos, mas o modelo foi relegado ao
esquecimento depois que a bolha de internet explodiu, levando consigo o
sonho da abertura de capital e do dinheiro abundante do investidor. Mas
tudo isso, agora, é passado. Os sinais mais recentes do mercado indicam
claramente que a publicidade on-line está de volta - menos ambiciosa,
é verdade, mas por isso mesmo mais consistente.
No
ano passado, os anúncios on-line responderam por 1,5% de todos os
investimentos em publicidade no Brasil, o equivalente a R$ 165 milhões
ou cerca de US$ 55 milhões.
.
Acaba
estoque de roupas de inverno - Gazeta
Mercantil
Nos shopping centers, as vendas tiveram grande aumento com o frio
inusitado no outono. Os lojistas de shopping centers não estão
preparados para uma nova onda de frio. Acabou o estoque de roupas de
inverno e não há tempo hábil para repor as prateleiras. O aumento
inesperado das vendas verificado entre fins de abril e a primeira
quinzena de junho também reduziu os estoques de aquecedores, portáteis
ou não, e alguns itens da linha branca. A situação é tão grave que
até a tradicional liquidação de inverno dos shopping centers
paulistas corre o risco de não acontecer este ano. Pelo sim, pelo não,
na semana passada, depois de intermináveis reuniões, administradores e
lojistas acharam melhor adiar a decisão para a primeira semana de
julho.
-
No
mesmo período, o faturamento do segmento de moda jovem aumentou 79%
-
o
de moda feminina, mais 18%
-
e
o de moda masculina, 21%
-
Em
maio último, o movimento das vendas nos shopping centers cresceu
21% em relação a maio de 2003.
.
Futebol
e marca já podem ser relacionados:
Um estudo recente da agencia
alemã de branding (marcas) FutureBrand
revela os times com europeus com maior valor de marca:
-
01º
- Manchester United - 288 milhões de euros
-
02º
- Real Madrid - 278 milhões de euros
-
03º
- Milan - 197 milhões de euros
-
04º
- Bayern de Munich - 149 milhões de euros
-
05º
- Barcelona - 141 milhões de euros
-
17º
- Valencia - 32 milhões de euros
-
22º
- Deportivo la Corunha - 22,7 milhões de euros
.
Empresas
elevam lucro em 135% com Plano Real - www.folha.com.br
Em dez anos de nova moeda, o lucro líquido do setor produtivo no país
somou 210,4 bilhões de reais. O montante em 2003, o último ano com
dados fechados, foi 135,1% superior ao verificado em dezembro de 1994.
-
Ao
final de 1994, as instituições financeiras lucraram 3,1 bilhões
de reais.
-
Em
dezembro de 2003, o volume atingiu 11,5 bilhões de reais uma expansão
de 273,4%.
-
O
ganho conjunto dos dez maiores teve crescimento de 1.039% sobre 94
(Nesse caso estão incluídos 29 bancos de diferentes portes)
Quanto
à rentabilidade, os resultados continuam a apresentar discrepâncias.
Enquanto a taxa anual de retorno do setor produtivo não passou de um dígito
média de 5,47% de 1994 a 2003, o setor financeiro alcançou uma taxa de
14,95% no mesmo intervalo de tempo. Os dados fazem parte de um
cruzamento de informações da consultoria
Economática e da ABM Consulting.
.
.
Beleza
é fundamental - Vinícius de Moraes -
PEQUENAS
EMPRESAS GRANDES NEGÓCIOS
A indústria da beleza é um setor que cresce no mundo todo. No Brasil,
estima-se que existam cerca de 500 mil estabelecimentos e quase um milhão
de cabeleireiros! Por isso, empresas que fornecem produtos para salões
investem na diversificação. Cuidar e manter a aparência jovem e bem
tratada, nunca exigiu tanta atenção e nem rendeu tantos lucros como
agora. Em 2003, o mercado da beleza movimentou quase US$ 32 milhões no
Brasil. E vai melhorar! No ano que vem, nosso país terá mais de 50
milhões de consumidores. A estimativa é da Associação
Brasileira da Indústria de Perfumaria e Cosméticos.
Com a vaidade em alta, crescem as oportunidades de negócios.
.
.
Instituto
australiano ensina a ser feliz -
WWW.NOTÍCIAS-TERRA.COM.BR
Você
não precisa de milhões de dólares para ser feliz. No Instituto
Felicidade, na Austrália, pode-se atingir essa meta com algumas
centenas de dólares. Desde que o instituto abriu suas portas neste ano,
homens e mulheres de todas as idades pagam cerca de 200 dólares
australianos (US$ 140) por hora para ter lições sobre como se sentir
bem.
-
Segundo
especialistas, apenas 15% da felicidade advêm da renda, dos bens e
de outros fatores financeiros.
-
Cerca
de 90% dela advêm de elementos como a atitude, o controle sobre a
vida e as relações pessoais.
-
Entre
os dez principais fatores responsáveis pela felicidade, ao lado do
sono e de exercícios físicos, estava o sexo. Uma pesquisa de 2003
com mil mulheres descobriu que o sexo estava entre os principais
fatores de felicidade.
-
Usar
o transporte público estava entre as atividades menos prazerosas.
O
Instituto Felicidade é parte do que o economista norte-americano Paul
Zane Pilzer
chamou de a "Revolução
do Bem-Estar".
No livro que escreveu, com esse mesmo título, Pilzer
diz que a próxima indústria mundial a atingir a casa dos trilhões de
dólares (depois
da automobilística e da indústria da informação)
será a das empresas que ajudam as pessoas a encontrar a paz, a saúde e
a felicidade.
.
.
Empresas
incrementam embalagens para fortalecer exportação -
www.netcomex.com.br
Exemplos bem-sucedidos de exportação de produtos com design de
embalagem abrem novas perspectivas para as empresas brasileiras. A
embalagem é vista hoje como uma eficiente ferramenta de vendas. Não é
à toa que, cada vez mais, as empresas investem na apresentação dos
produtos. De acordo com a Associação Brasileira de Embalagens (Abre),
o setor movimentou R$ 23,7 bilhões em 2003 e espera faturar 10% a mais
neste ano...
..
.
Exportações
de madeiras crescem 39,8% nos primeiros cinco meses -
www.netcomex.com.br
As exportações do setor de produtos de madeira registram crescimento a
cada mês, conforme expectativa anunciada no começo do ano. Nos cinco
primeiros meses de 2004, as exportações somaram mais de US$ 1.364 milhões,
39,8% a mais que de janeiro a maio do ano anterior.
-
Paraná
foi responsável por mais de US$ 417 milhões nos primeiros cinco
meses desse ano, 30,5% das exportações de produtos de madeira do
país. Paraná é o1º exportador do segmento e é o 3º com maior
área de florestas plantadas de Pinus e Eucalipto no Brasil, as duas
espécies mais utilizadas para o abastecimento das indústrias no país.
Segundo dados do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), mais de 97%
do volume total de toras produzidas no Paraná são provenientes de
florestas plantadas.
-
Santa
Catarina é o 2º principal estado exportador do setor e passou de
US$ 157 milhões de janeiro a maio de 2003 para US$ 193 milhões no
mesmo período deste ano. O valor representa 14% do total das
exportações de produtos de madeira do país durante esses 5
primeiros meses. Em 2003, os negócios com o mercado internacional
contabilizaram mais de US$ 401 milhões.
.
.
Monges
budistas querem registrar marca Shaolin -
www.bbc.com.br
Os monges guerreiros do templo de Shaolin,
na China,
estão tentando registrar o nome do santuário em mais de 80 países,
segundo informações da imprensa estatal chinesa. Famosos por suas
habilidades nas artes marciais, os monges querem conter o uso da sua
imagem e de seu nome para vender produtos, desde cerveja
até pneus.
Eles afirmam que, só na China, já existem 54 firmas e templos "falsos"
que utilizam o nome Shaolin.
"Isso
tudo não tem nada a ver com o templo Shaolin em Songshan, na província
da Henan",
disse Shi
Yongxin,
abade do templo budista. Além de servir de inspiração para dezenas de
filmes americanos do gênero kung-fu,
os monges já encantaram platéias de todo o mundo com suas demonstrações
de agilidade e equilíbrio. Mas Shi
afirma que eles serão cuidadosos para não enfrentar o problema inverso
quando se apresentarem no exterior. "Não poderemos apresentar o kung-fu
Shaolin fora
do país sob o risco de algum detentor da marca nos acusar de violação",
afirmou o abade. O templo de 1,5 mil anos pediu à Unesco para ser
reconhecido como patrimônio histórico, mas isso não impede o uso em
produtos ou a reprodução do santuário, como já se vê nos Estados
Unidos e na Europa.
.
.
Novela
das oito agora é vitrine de tintas, cimento e cerâmica - M.
Barcellos e Carlos E. Cherem do Valor
Repleta de merchandisings cuidadosamente inseridos na trama, a nova
novela das oito da TV Globo, "Senhora do destino", começou a
exibir marcas conhecidas, depois de uma curta fase de época. Só na
loja de materiais de construção da personagem Maria do Carmo, vivida
pela atriz Suzana Vieira, estarão presentes quatro marcas: tintas Lukscolor,
cerâmicas Portobello, cimento Votorantim e louças e metais Deca.
A distribuidora Ale
Combustíveis
também garantiu sua aparição durante os sete meses de novela, assim
como a marca Brastemp, da Multibrás,
que equipará as moderníssimas cozinhas dos personagens de Suzana
Vieira, José Wilker e José Mayer.
.
.
ANS
divulga índice de reclamações -
www.consumidormoerno.com.br
A ANS
- Agência Nacional de Saúde Suplementar
já colocou o Índice de Reclamações (IR) de Abril que permite aos
atuais e futuros consumidores de planos de saúde acompanhar a evolução
da qualidade do atendimento das operadoras. No IR, para possibilitar
comparações, as operadoras são divididas em três grupos: mais de
50.000 usuários, mais de 10.001 e menos de 50.000, e menos de 10.000
usuários.
.
.
Ministério
divulga porte de empresas exportadoras -
www.netcomex.com.br
O Ministério do Desenvolvimento Indústria e Comercio Exterior começou
a divulgar, desde o mês de junho, trimestralmente, os dados de exportação
por porte de empresa. O primeiro boletim foi nesta quarta-feira, durante
a 6ª Reunião do Fórum Permanente de Micro empresas e Empresas de
Pequeno Porte, e mostrou que, no ano passado, das 19.796 empresas
exportadoras, quase metade (48%) ou 9.479, foram micro e pequenas
empresas. Segundo o secretário, o número de micro e pequenas empresas
brasileiras, de 2002 para 2003, cresceu 4% em quantidade e 30% em valor
exportado.
os
principais grupos de produtos exportados por essas empresas, em valor,
foram: madeira e suas obras (16%); máquinas e equipamentos (10,5%),
pedras ornamentais (6,6%) e móveis e mobiliário médico-cirúrgico
(5,3%).
O boletim informa ainda que as micro e pequenas empresas vendem seus
produtos principalmente para os Estados Unidos (23%), Argentina
(6,7%), Itália (4,7%), Espanha (4,1%) e China (4,0%). Somente no
primeiro semestre de 2004, foram 800 novas empresas exportadoras”,
comentou o secretário.
.
.
Setor
de calçados exporta 13% a mais de janeiro a maio -
www.netcomex.com.br
De janeiro a maio deste ano, o setor de calçados exportou 99,8 milhões
de pares, 13% a mais em comparação ao mesmo período de 2003, quando o
setor embarcou 88,5 milhões. Somente em maio, foram 14,8 milhões de
pares enviados para o exterior, um incremento de 5% sobre o quinto mês
do ano passado. Nesse mesmo período, o setor obteve um faturamento de
US$ 707 milhões, um aumento de 15% sobre os cinco primeiros meses de
2003, que havia sido de US$ 616 milhões. Isoladamente, o mês de maio
também teve incremento. Foram obtidas divisas na ordem de US$ 129 milhões,
gerando nove pontos percentuais acima do quinto mês do ano passado,
quando foi registrado um ganho de US$ 118 milhões.
|