NÚMEROS
- PESQUISAS - DICAS - 06.08.2004
(PELO
LINK ACESSAM A NOTÍCIA COMPLETA E ASSINAM OS JORNAIS INTERESSANTES)
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Nunca
pare de fazer Marketing!
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Não
importa qual seja a condição de mercado. Não importa em qual posição
de mercado você esteja. Nunca pare de fazer Marketing. Todos os dias é
dia de entrar em contato com clientes. Todos os dias.
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Ligue
na Segunda-feira. Visite na Terça-Feira. Envie um e-mail na
Quarta-feira. Convide para um evento na Quinta-Feira. Tenha algo no seu
web site que faça o cliente visitar o seu web site na Sexta-feira.
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Nunca
pare de fazer marketing. Tenha reuniões diárias com Clientes, Funcionários
ou Fornecedores. Não deixe a sua agenda ficar sem agenda por um dia
sequer. Esteja no mercado ou traga o mercado para dentro da sua empresa.
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No
Brasil, 76% dos empresários têm entre 25 e 49 anos.
E apenas 6% das empresas abertas a partir de 2001 pertencem a
aposentados e desempregado. Os números são do SEBRAE. Os três fatores
principais para o sucesso de uma nova empresa são: - planejar
antes de abrir o negócio, dedicar-se inteiramente no primeiro ano e
administrar bem o fluxo de caixa.
O estudo é do SEBRAE.
-
De
cada grupo com empresas familiares no Brasil, 30 chegam à 2ª geração
e apenas 5 à 3ª. Os dados são do Instituto da Empresa Familiar,
uma organização sem fins lucrativos criada em 1997 por consultores
especializados em negócios familiares.
-
Os
setores mais promissores para ter um escritório em casa são:
contabilidade, cosméticos, alimentos, confecções, publicidade,
computação gráfica e consultorias em geral. A avaliação é do
Sebrae.
-
14,4
milhões de brasileiros estão envolvido atualmente com alguma
atividade empreendedora. O dado é da pesquisa Gem, feita este ano
em 37 países por um instituto internacional de pesquisas.
-
De
10 mil profissionais dispensados por grandes empresas em 48 cidades
brasileiras, nos últimos 4 anos, 25%, ou seja, 2.500, abriram um
negócio próprio. O estudo é da consultoria BPI do Brasil,
especializada em recolocação profissional, em parceria com a Fundação
Getúlio Vargas.
-
Dezesseis
por cento dos jovens que saem das universidades paulistas já têm
um negócio montado. 45% querem ser patrões e não empregados. Os
dados são de uma pesquisa feita com mil estudantes por uma empresa
de seleção de funcionários, a Companhia de Talentos.
-
O
número de mulheres brasileiras em cargos executivos quase dobrou
nos últimos nove anos. Em 1994, elas ocupavam pouco mais de 8% dos
cargos de presidência. Hoje, este número é de quase 16%. As
informações são do grupo Catho".
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A
era da mulherização - istoe
No Brasil, as mulheres já respondem por 44,9% da População
Economicamente Ativa (PEA). Em 1992, esse índice era de 39%. O
professor Busarello exibe outro termômetro curioso para mostrar o
crescimento “delas” no mercado de trabalho. “Em 1991, existiam
apenas quatro serviços de delivery no Brasil. Hoje, são 4,5 mil”,
conta. “Trocando em miúdos, a mulher deixou de ser dona-de-casa em
tempo integral e foi à luta.” Diante dos fatos, a indústria acordou
e começou a tratá-las como rainhas, sem flores, mas oferecendo
produtos de alta qualidade, com muita tecnologia e com um design que
valorize os anseios femininos. Trata-se de uma tendência global e os últimos
números revelam que o mercado brasileiro se aproxima muito da realidade
européia e norte-americana. AS
MULHERES COMPRAM OU INFLUENCIAM A COMPRA DE: (Fonte: Edelman,
StrategyOne, Phytia Research, H2R, Empresas)
-
94%
dos acessórios do lar
-
92%
dos pacotes turísticos
-
91%
dos imóveis
-
88%
dos planos de saúde
-
88%
de artigos de luxo
-
75%
de produtos de limpeza
-
72%
de artigo de papelaria
-
65%
de alimentos
-
50%
dos computadores
-
42%
dos carros
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Presença
da mulher no mercado de trabalho ainda precisa evoluir mais - Daniela
Diniz - portal exame
De acordo com uma pesquisa feita no ano passado pelo Instituto americano
Catalyst, que estuda o avanço das mulheres no mercado de trabalho, há
13,6% de mulheres ocupando posições de diretoria nas 500 empresas
listadas na revista americana Fortune. Dessas empresas, 54 não têm
nenhuma mulher como diretora e 208 contam com apenas uma presença
feminina nessa área. A pesquisa "Benchmarking de Gestão de
Capital Humano 2003", finalizada pela Deloitte no final do ano
passado com empresas localizadas no Brasil, revelou que cerca de 12,43%
das mulheres ocupam posições executivas. Nas pequenas empresas, o número
de diretoras é maior (22,58%). Há mais mulheres no cargo de diretoras
nas empresas privadas (16,47%) do que nas públicas (7,91%).
-
Segundo
pesquisas da Fundação Carlos Chagas, comparativamente aos homens,
as mulheres brasileiras atingiram maior nível de escolaridade. Em
1999, 23% dos brasileiros e 27% das brasileiras tiveram uma trajetória
escolar com 9 anos de estudo. Três anos depois, as mulheres
continuam na frente: 31% delas conseguiram estudar durante nove anos
ou mais contra apenas 28% dos homens. Em 2002, 54% das matrículas
no ensino médio eram de mulheres e elas corresponderam a 56% dos
ingressantes no ensino superior pelo vestibular. Elas também estão
em maior número entre os concluintes: 63% das mulheres tiraram o
diploma da faculdade.
-
Ainda
segundo o Catalyst, cerca de 26% das mulheres que não atingiram
altos cargos nas empresas não querem conquistar esse patamar. Das
108 mulheres que nos últimos cinco anos fizeram parte do ranking
das 50 mulheres mais poderosas do mundo dos negócios nos Estados
Unidos, elaborado pela revista Fortune, 20 deixaram seus cargos a
maioria por vontade própria..
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as
100 marcas mais valiosas do mundo - Adriana
Stock da BBC
Pesquisa anual feita pela consultoria Interbrand
e publicada na revista americana Business
Week
confirma a lista das 100 maiores marcas do mundo. No total, o valor das
cem marcas subiu 2,2% em relação a 2003, refletindo a recuperação da
economia global. Topo do ranking:
-
1º
Coca-Cola - US$ 67,3 bilhões, 4% a menos do que em 2003
-
2º
Microsoft - US$ 61,3 bilhões
-
3º
IBM - US$ 53,7 bilhões
-
4º
GE - US$ 44,1 bilhões
-
5º
Intel - US$ 33,4 bilhões
-
6º
Disney
-
7º
McDonald’s
-
8º
Nokia
-
9º
Toyota
-
10º
Malboro
-
21º
samsung
-
43º
apple - US$ 6,8 bilhões
-
33º
hsbc
-
60º
eBay
-
61º
yahoo
-
66º
amazon -
As
empresas americanas continuaram dominando 8 das 10 primeiras posições
da lista, mas a participação na lista das 100 mais caiu de 64 para 58.
O setor mais afetado foi o de alimentos fast food em razão da "má
publicidade" e "maior preocupação dos consumidores com a saúde".
A cadeia de lanchonetes Burger King saiu da lista, enquanto que Pizza
Hut e KFC viram o valor de suas marcas diminuir 5% e 8%,
respectivamente. A pior performance foi da Kodak, com baixa de 33% e
queda da 34ª para 53ª posição. Critérios: - O valor das marcas é
calculado a partir do valor presente líquido dos ganhos que a marca
gera e dos ganhos que deve assegurar no futuro. O cálculo é feito para
o período de 1º de julho de 2003 a 30 de junho de 2004. As cem marcas
globais mais valiosas, com valor acima de US$ 2,1 bilhões, foram
selecionadas de acordo com dois critérios: a marca precisava ser global
e tinha que ter dados financeiros e de marketing disponíveis para a
avaliação. Um desses critérios eliminou companhias como Visa,
Wal-Mart e CNN. As empresas familiares são excluídas, daí a ausência
da Procter
& Gamble.
As companhias áreas também não aparecem porque, segundo a Interbrand,
é "muito
difícil de separar o impacto de suas marcas nas vendas de fatores como
rotas e horários"..
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-
O
marketing por e-mail tem um retorno de 5% a 10%, enquanto a mala
direta convencional atinge de 1% a 2%. O dado é da Newdbase
Database Marketing, empresa que há 5 anos atua no setor de
banco de dados e listas para marketing dirigido.
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Trabalho
é maior fonte de renda das famílias brasileiras, revela pesquisa - Irene
Lôbo da Agência Brasil
A Pesquisa divulgada IBGE informa que cerca de 62% dos rendimentos das
famílias brasileiras são provenientes do trabalho. A segunda fonte de
rendimentos são as transferências (15%) e dentre elas destacam-se as
aposentadorias pagas pela previdência pública (75%). Na área rural,
segundo a pesquisa, cerca de 23% dos rendimentos são provenientes da
produção própria, chamados de rendimentos não-monetários por serem
produzidos e consumidos na propriedade rural. São produtos que tiveram
seu valor monetário estabelecido pelos pesquisadores do IBGE em
conjunto com os moradores. A região Nordeste é onde as famílias
sobrevivem com a menor renda, cerca de 60% da média da renda mensal
familiar do Brasil que é de R$ 1.789,66. Já na região Norte estão as
famílias com maior número de membros (4,3 pessoas), enquanto a média
nacional é de 3,6 pessoas por família.
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Supermercados
fecham semestre com leve crescimento de vendas - EXAME
Avanço de 0,10% é comemorado por ser o primeiro avanço em um ano e
meio. Pela primeira vez desde fevereiro de 2003, as vendas reais do
setor supermercadista fecharam o semestre com crescimento, na comparação
com mesmo período do ano anterior. A evolução das receitas
deflacionadas pelo IPCA foi tímida, de 0,10% nos seis primeiros meses
de 2004 sobre mesmo período de 2003, mas ao menos saíram do vermelho.
Comparando junho deste ano com junho do ano passado, o resultado foi um
avanço de 5,5%. A Associação Brasileira de Supermercados (Abras), que
divulgou os números nesta quarta-feira (28/7), ressalva que "boa
parte deste crescimento foi influenciada pelas baixas vendas no ano de
2003". A entidade aponta que o mês de junho de 2003 foi o segundo
pior em vendas naquele ano..
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-
A
gaúcha Zaffari constrói complexo em SP - Claudia
Facchini e Carolina Mandl do valor
O grupo
gaúcho Zaffari,
que figura em 7º lugar entre as maiores redes de supermercados do
país, já possui um novo endereço em São Paulo. A empresa começou
a construção de um complexo na avenida Chucri Zaidan, na Zona Sul,
próxima à marginal Pinheiros e uma das regiões de maior expansão
imobiliária da capital paulista. O complexo incluirá um shopping
center, uma torre de escritórios e um supermercado. A varejista gaúcha
arrematou por leilão, há alguns anos, o antigo shopping Matarazzo,
na Zona Oeste da cidade de São Paulo, onde ainda está em operação
uma loja da rede de supermercados paulistana Sonda.
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Os
pequenos e médios supermercados ganham espaço crescente - acnielsen
O
setor supermercadista no Brasil é um dos mais pulverizados do mundo,
segundo a Abras.
A concentração no setor de auto-serviço vem caindo desde 2000,
principalmente por causa do avanço das pequenas e médias empresas de
supermercados. Naquele ano, as 5 maiores empresas de auto-serviço no País
representavam 41% do faturamento total do setor. Essa participação cai
para 39% no ano seguinte, repete-se em 2002 e recua para 38% em 2003. No
mesmo período, entre as 10 maiores empresas do ranking da Abras, a relação
cai de 47% para 45%. No ano passado, enquanto as grandes redes registram
crescimento abaixo de 10%, o número de lojas de até 250 m aumentou
29%, em relação ao exercício anterior. (A
Notícia)
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Cartões
de crédito substituem a emissão de cheques - Agência
Brasil
Os brasileiros estão usando cada vez menos o talão de cheques substituídos
pelos cartões de crédito e de débito. Nos últimos 4 anos, a
participação dos cheques nos pagamentos caiu quase 50% no país. O
dinheiro de papel perdeu espaço para transações eletrônicas por meio
dos cartões de crédito e de débito. Segundo Rogério Morais diretor
da Internet
Security Systems
por dia, o site de cada banco brasileiro sofre um milhão de tentativas
de invasão. A Internet
Security Systems
atende 19 dos 20 maiores bancos do país.
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-
59%
dos brasileiros têm algum animal em casa - Ibope.
O Brasil tem a terceira maior população de cães e gatos do mundo.
Fica atrás apenas dos EUA e da China, de acordo com a Associação
Nacional dos Fabricantes de Alimentação Animal. O mercado é
estimado em US$ 1,2 bilhão ao ano, dos quais 25% referem-se à
comida para gatos.
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Pão,
conveniência e música! - PEGN
O pão, um dos alimentos mais antigos de que se tem notícia, entrou,
definitivamente, na mesa de todos os povos, de todas as classes sociais.
A padaria, que surgiu como um comércio tímido, restrito à produção
de pãezinhos para os moradores das redondezas, hoje, se tornou
importante alavanca da economia. Só no Brasil, o segmento de panificação
e confeitaria, movimenta, em média, US$ 16 bilhões por ano. O
crescimento do setor se deve à adaptação aos novos tempos. Além de
oferecer pão de todos os tipos, com uma grande variedade de
ingredientes, as padarias se modernizam e ganham ares de supermercados
ou de ponto de encontro. .
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-
JVC
começa a fabricar DVD no país em outubro - Claudia
Facchini valoronline
O
sucesso de vendas de DVDs no Brasil, que neste ano pode atingir até
3 milhões de aparelhos, continua atraindo novas fabricantes. A
multinacional japonesa JVC, que acaba de nomear um brasileiro para
presidir as suas operações no país, anunciou que começará a
fabricar o produto na unidade da Panasonic, em Manaus, em outubro. O
grupo chinês Principal Electronics também está desembarcando no
mercado brasileiro, mas com produtos importados e que só serão
vendidos, neste primeiro momento, pela internet e telefone.
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Apenas
10% das escolas públicas no Brasil têm internet, revela MEC - COMPUTERWORLD
Das 178 mil escolas públicas existentes no Brasil, apenas 35,6 mil
possuem computadores e 17,8 mil possuem conexão com a internet, revelou
Marcos Dantas, secretário da Secretaria de Educação à Distância do
Ministério da Educação (Seed/MEC). para facilitar a capacitação de
professores e ainda possibilitar a inclusão digital das escolas públicas
no mundo virtual, a Secretaria de Educação à Distância do Ministério
da Educação (Seed/MEC)
mantém o Programa Nacional de Informática na Educação (Proinfo).
O sistema utiliza antenas do programa Governo
Eletrônico Serviço de Atendimento (Gesac),
desenvolvido pelo Ministério das Comunicações.
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-
ABEVD
- (associação
brasileira de empresassas de venda direta)
Setor que comercializa produtos de cuidados pessoais e do lar,
complementos nutricionais, lazer, serviços, entre outros, totalizou
um volume de negócios de R$ 1,9 milhão. O setor de Vendas Diretas
no Brasil registrou um crescimento de 23% neste primeiro trimestre.
Levando em consideração que a inflação do período ficou em
torno de 3%, o crescimento real do setor foi de 20% em relação ao
mesmo período do ano passado, totalizando um volume de negócios de
R$ 1.9 bilhão contra R$ 1.6 bilhão em 2003. Quem mais faturou com
a venda direta no ano passado foram os setores de cosméticos,
perfumes, bijuterias e roupas. Juntos, ficaram com 88% desse
mercado.
A
LIGAÇÃO É O QUE MENOS IMPORTA
Com
os novos celulares multimídia e "smartphones"
o ato de fazer chamadas cada vez mais tem menos importância para os
clientes da telefonia móvel, segundo o recente estudo "Mobinet",
realizado pela assessoria da gestão A.T.Kearney
em colaboração com a Universidade
de Cambridge.
O estudo revela que 41% dos 4.500 usuários entrevistados em 13 países
assegura que pensa utilizar os serviços de informação móvel de forma
regular e intensiva até finais do ano que vem. isto representa uma
cifra quatro vezes maior que a do ano passado. E no referente a comunicação
de dados móvel, os usuários alemães são os líderes na Europa. No
centro de atendimento do interesse para os consumidores se situam, sobre
todo, os e-mails, jogos, baixas de música, o envio de fotos e as últimas
notícias. mas também existem fatores que obstaculizam o
desenvolvimento do mercado: a segurança a proteção de âmbito
privado, as horas de acesso e a estrutura de preços.
.
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O
banco do Carrefour - Alexandre
Teixeira do terra
A rede supermercadista Carrefour recebeu sinal verde do governo e se
prepara para inaugurar, dentro de 5 meses, uma instituição financeira
exclusiva para sua clientela. A idéia é manter “dentro de casa” o
gerenciamento da preciosa carteira de 4,2 milhões de clientes
portadores do cartão Carrefour, que hoje respondem por um terço das
vendas da cadeia no País. O ágio (de
R$ 380 milhões)
que o Itaú pagou para entrar no Pão de Açúcar é uma boa prova”,
explica Reiss.
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Consumo
de máquina sobe 15% até junho - ABIMAQ
As indústrias brasileiras investiram 15,2% a mais em máquinas e
equipamentos no primeiro semestre do ano ante o mesmo período de
2003. O consumo aparente (produção, menos exportações, mais
importações) desses produtos atingiu 20,6 bilhões de dólares no
período, conforme a Associação Brasileira de Máquinas e
Equipamentos.
..
Zona
Franca já bate recordes de produção - Claudia
Facchini VALORONLINE
A Zona Franca de Manaus vive seu melhor momento desde o auge do Plano
Real. A indústria local já acumula um crescimento de 16,7% este ano,
enquanto, no resto do país, a expansão é de 6,5%. É a região que
apresenta maior recuperação e o embalo vem da retomada do mercado
interno e não das exportações. Por isso, as indústrias do Amazonas
voltam a apostar na ampliação da capacidade produtiva. Os
investimentos anunciados pela Moto Honda, Siemens, LG e Semp Toshiba
somam US$ 100 milhões. Estima-se que serão fabricados neste ano, no pólo
industrial, 7,7 milhões de televisores, o maior nível desde 1996. As
políticas de nacionalização da produção trouxeram uma nova dinâmica
à Zona Franca. Pela primeira vez desde o Plano Collor, voltou a
empregar nessa época do ano mais de 70 mil pessoas.
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Sonae
investe R$ 60 milhões em expansão do Big em SC - Vanessa
Jurgenfeld valoronline
O grupo Sonae
começou neste mês a construção do primeiro supermercado Big de
Balneário Camboriú (SC). A obra deve estar concluída em outubro e
representa a quarta loja do grupo português em SC. A unidade de
Balneário Camboriú é a primeira no litoral centro-norte e chega
ao mesmo tempo em que o Sonae
costura dois novos projetos na Grande Florianópolis. No total, o
Estado deve receber do grupo cerca de R$ 60 milhões.
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Turismo
rendeu US$ 1,625 bi para o Brasil em 2004
O Plano Nacional de Turismo, lançado pelo presidente Luiz Inácio Lula
da Silva no dia 29 de abril de 2003, já começa a dar resultados. A
atividade foi responsável pela entrada de US$1,625 bilhão no Brasil,
durante o primeiro semestre do ano. Segundo o Banco Central, o resultado
foi 46,3% maior do que o gasto dos visitantes estrangeiros no mesmo período
do ano passado. Com isso, o turismo ocupa, em junho, uma das primeiras
posições no ranking das maiores fontes de entrada de dólares, atrás
de produtos como grão e farelo de soja e minério de ferro. A diferença
entre o que os visitantes internacionais deixaram no país e o que os
brasileiros gastaram no exterior nos primeiros seis meses de 2004
resultou num superávit de US$ 370 milhões, ou cinco vezes maior do que
o registrado em 2003.
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Sadia
muda e investe em produtos para classes C e D - Alda
do Amaral Rocha VALORONLINE
O perfil do consumo mudou e a Sadia
também. Para acompanhar o que chama de "downgrading" do
consumo, a empresa lançou no primeiro semestre deste ano produtos
voltados para a classe C e D, como salsicha de frango e hambúrguer
a granel. E fará outros lançamentos para esse público também
neste semestre. "A Sadia está procurando o consumidor de todos
os segmentos", disse Luiz Murat, diretor de finanças da
empresa, que comentou ontem os resultados da empresa no primeiro
semestre em reunião com analistas. Assim como lançou produtos mais
populares, a empresa também colocou no mercado três tipos de
risoto, mais duas tortas Miss Daisy e um steak.
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Florestal
compra Boavistense e torna-se a segunda maior em balas - Márcio
Juliboni EXAME
A Florestal
Alimentos
tornou-se a 2ª maior fabricante de balas e confeitos do país, ao
adquirir, nesta terça-feira (3/8) a concorrente Balas
Boavistense.
A capacidade instalada da Boavistense é de 2,2 mil toneladas mensais de
balas, gomas de mascar e caramelos, entre outros, contra uma produção
efetiva de 1,2 milhão de quilos. Já a Florestal possui capacidade
mensal de 3,6 mil toneladas e produz 3 mil. Com a nova aquisição, a
empresa alcançará uma capacidade anual para produzir 69,6 mil
toneladas. Com isso, a Florestal ficará atrás, apenas, da paulista Dori
alimentos,
que possui capacidade instalada de 80 mil toneladas por ano e lidera o
mercado brasileiro de balas e confeitos. Sediada em Marília, a Dori
espera faturar, neste ano, 300 milhões de reais.
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Padaria
'drive-thru' faz sucesso em Paris - Daniela
Fernandes da BBC
Uma padaria onde os clientes podem comprar o pão sem sair do carro,
com um sistema de funcionamento idêntico ao do McDonald’s
"drive-thru",
acaba de ser inaugurada na França. Situada em subúrbio de classe média
e alta de Paris, o local vem recebendo entre 150 e 200 clientes por
dia. Seu proprietário, Alain Joly, que possui outras seis padarias
tradicionais na região, diz que teve a idéia de criar um local
desse tipo há alguns anos, durante uma viagem aos Estados Unidos,
onde viu que vários tipos de comércio, principalmente a rede
McDonald’s, usavam esse tipo de sistema. “Pensei que se fizesse
isso na França para vender pão poderia funcionar”, diz ele.
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Ajinomoto
anuncia US$ 150 milhões em duas fábricas no país - Christiane
Martinez VALORONLINE
A abundância de cana-de-açúcar no país e a habilidade dos técnicos
brasileiros foram decisivos para que o Brasil "roubasse"
da Tailândia o maior volume de investimentos da multinacional Ajinomoto
anunciado ontem. Dos US$ 198 milhões, o Brasil absorveu US$ 149 milhões
que serão aplicados em duas fábrica de aminoácidos, ambas no interior
de São Paulo. A base da produção de aminoácidos é o açúcar
fermentado - daí a importância da cana brasileira. E, apesar de
automatizada, a produção dessa matéria-prima requer cuidados
especiais.
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Produção
de veículos cresceu 18% nos primeiros 7 meses do ano - Marli
Moreira Agência Brasil
A produção brasileira de veículos continua a crescer. De janeiro
a julho deste ano foram produzidos 1.226.924 veículos, um aumento
de 18% sobre os primeiros 7 meses de 2003. A produção mensal
cresceu 0,7%, em julho, com 188.610 unidades fabricadas, contra
187.223, em junho. Em relação a julho de 2003, houve um
crescimento de 38,8%. O maior crescimento percentual mensal de produção
foi o de caminhões, com aumento 13,2%, em julho no mesmo período
do ano passado o crescimento acusou 53%. As exportações foram 1,1%
superiores ao mês de junho, com 62.216 unidades vendidas.
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Abilio
Diniz provoca guerra de preços com Carrefour e Wal-Mart - C.
Facchini e C. Martinez VALORONLINE
Ao estrelar ontem um comercial do Pão
de Açúcar
no horário nobre da Rede
Globo , Abilio Diniz
deflagrou uma guerra de preços com os concorrentes Carrefour
e Wal-Mart
e, inevitavelmente, deu um tom político à campanha da rede. O
controlador do Pão
de Açúcar
apareceu, em cadeia nacional, ao lado de César
Suaki,
diretor executivo comercial da empresa, para dizer que, "demonstrando
o seu orgulho de ser brasileiro",
o grupo está repassando para os consumidores a isenção da PIS/Cofins,
anunciada pelo governo há cerca de 10 dias, e abaixou em 11% o preço
do feijão, em 10% o preço da farinha de mandioca e em 6,5% o preço do
arroz. A idéia de estrelar como garoto propaganda partiu do próprio Abilio
Diniz, mas o
filme teve o toque pessoal do publicitário Duda
Mendonça, o
mesmo que cuidou da campanha do presidente Lula.
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-
Centauro
investe R$ 15 milhões em novas lojas - Marli
Lima VALORONLINE
O empresário Sebastião
Bomfim Filho,
de 51 anos, estava à vontade ontem na inauguração da segunda loja
da rede de revendas de material esportivo Centauro
em Curitiba. Com razão. O fundador do grupo mineiro MG
Master,
que inclui a rede By
Tennis,
abriu as portas de 31 lojas nos últimos quatro anos. No mesmo período,
sem alarde, ele viu o faturamento dar um salto de 375%, de R$ 80
milhões para R$ 380 milhões. "Como bom mineiro, sou
quietinho", diz. Hoje o grupo tem 63 lojas. Cinco foram abertas
em 2004 e mais três estão sendo preparadas. Os investimentos
previstos para o ano em inaugurações somam R$ 15 milhões. Mais R$
10 milhões serão gastos na construção de um centro de distribuição
com 25 mil m2 em São Paulo, para abastecer as 12 unidades da
capital e interior e também as lojas da região Sul.
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