NÚMEROS
- PESQUISAS - DICAS - 13.08.2004
(PELO
LINK ACESSAM A NOTÍCIA COMPLETA E ASSINAM OS JORNAIS INTERESSANTES)
...
.
Marketing
Direto para Business to Business - (B2B)
.
Enquanto
as regras para fazer marketing direto para pessoas físicas estão
bem-definidas, as regras para fazer marketing direto entre empresas é
dramaticamente diferente.
.
Quando
uma mala direta é recebida dentro de uma empresa, o leitor precisa
encontrar um interesse pessoal na peça de marketing ou ele
automaticamente irá jogá-la fora.
.
A criação publicitária importa pouco nesse tipo de marketing. O FOCO
deve ser no conteúdo que a a peça de marketing traz. Customize
AGORA a sua
mala direta para que o conteúdo atenda as necessidades pessoais do
leitor.
..
.
.
Sobrevivente
da onda de aquisições, rede Condor ensaia ataque ao Sonae - Marli
Lima VALORONLINE
O empresário Pedro
Joanir Zonta,
dono da rede paranaense de supermercados
Condor,
anunciou na sexta-feira, em um comunicado: - Supermercados Condor estão
dispostos a adquirir lojas do grupo Sonae
no Paraná. Pai do piloto de Fórmula
1 Ricardo
Zonta,
da Toyota,
o empresário decidiu dar a largada na corrida pela compra dos ativos do
grupo português. Ele ainda não procurou a direção do Sonae
e nem tem certeza de que o grupo pretende abrir mão de alguma loja.
"Não estão à venda", disse a assessoria de imprensa do
Sonae.
.
.
-
Redes
de academias dos EUA chegam ao Brasil - Marta
Barcellos VALORONLINE
A onda das "academias
express"
só para mulheres, fenômeno nos Estados Unidos, chegou com força
ao Brasil. A americana Curves, com 8 mil clubes de fitness em 17 países
e faturamento de US$ 1 bilhão no ano passado, abriu quatro
academias no país desde novembro, no Rio e em São Paulo, e
pretende chegar a dez até dezembro. O projeto de expansão prevê
300 academias no país, todas franqueadas. A concorrente Contours,
também americana, estreou em Fortaleza no mês passado e já
comprou pontos em São Paulo e no Rio para a sua expansão..
.
.
Rede
Atacadão pode ser vendida ao Wal-Mart - C.
Martinez e C. Facchini valoronline
Uma aquisição milionária e que promete acirrar a competição no
varejo nacional deve ser anunciada nos próximos dias. O que está em
jogo é o controle do Atacadão,
um grupo de origem paranaense, com vendas na casa de R$ 3 bilhões, 26
lojas e seis centros de distribuição no país. A operação é
estimada em até US$ 250 milhões (pouco
mais de R$ 750 milhões)
e que ainda tem o comprador em sigilo. Se confirmada, a venda será a 2ª
grande transação no varejo neste ano. A rede de supermercados do Nordeste,
o Bompreço,
foi comprado em março pelo Wal-Mart
por US$ 300 milhões. E o grupo americano, a maior empresa de varejo do
mundo, está de volta à cena. O Wal-Mart,
apurou o Valor,
é cotado com o mais forte candidato à compra do Atacadão.
No ramo de auto-serviço, o Wal-Mart
atua com a bandeira Sam's
Club,
que, na avaliação do setor, teria sinergias com o Atacadão.
.
-
Os
negócios de pequeno porte, afinal, têm o seu charme - PEGN
Somam
99,2% dos cerca de 5 milhões de empresas formalmente constituídas
no país. E sua participação no Produto Interno Bruto (PIB)
nacional alcança cerca de 20%. É bem menos do que deveria ser, mas
ainda assim trata-se de uma força nada desprezível. "As
pequenas empresas são a bola da vez", afirma Marcos Massukado,
diretor do Segmento Empresas do Unibanco. "O tíquete é mais
baixo e o segmento é mais complexo, mas o grande atrativo é a
quantidade."
.
.
Hipermercado
extra lança cartão recarregável -
folhaonline
A rede
de hipermercados Extra
está lançando um cartão eletrônico de presente. É o 1º
vale-presente eletrônico do país. Diferentemente dos vales-presente do
mercado, o cartão do Extra é recarregável. O cartão presente do
Extra poderá ser utilizado em qualquer seção da loja. São mais de 70
mil itens disponíveis, desde alimentos até eletroeletrônicos e
produtos de informática. O presenteado não precisa utilizar o valor em
uma única compra e pode também utilizar o cartão para completar o
total da compra. Além de presentear, o Cartão
Presente Extra
tem outras utilidades, como o controle dos gastos e a segurança na hora
das compras regulares, feitas muitas vezes por terceiros.
...
-
preços
devem cair até 8% com isenção de PIS/Cofins para produtos da
cesta - Agência
Brasil
A decisão do presidente Lula de isentar de tributação produtos da
cesta básica como o arroz e o feijão deve provocar uma redução
entre 6% e 8% nos preços desses produtos. A expectativa foi
manifestada pelo vice-presidente da Abras,
Ailton Fornari. Segundo ele, esta redução já pode ser constatada
em algumas redes de supermercados. Ele ressaltou, no entanto, que os
momentos de compras diferem de estabelecimento para estabelecimento.
.
Pão
de Açúcar e Itaú juntos em financeira - M
Christina Carvalho e C Facchini VALORONLINE
O grupo Pão
de Açúcar, maior empresa de varejo do país, e o Itaú, segundo maior
banco privado, anunciaram ontem a criação de uma nova instituição
financeira, que vai não só financiar as vendas da rede de 555
supermercados mas também oferecer crédito pessoal, seguros e conta
corrente a 15 milhões de pessoas que freqüentam as lojas todos os
meses. O mercado aprovou o negócio: as ações preferenciais do Itaú
subiram 5,09% e as do Pão de Açúcar, 3,35%. O presidente do Itaú,
Roberto Setubal, que investiu R$ 455 milhões na parceria, sendo R$ 75
milhões em capital e o restante em ágio pago ao Pão de Açúcar, diz
que vai elevar as vendas da rede ao ampliar sua "capacidade de crédito
e oferecer produtos financeiros". O presidente do conselho do Pão
de Açúcar, Abilio Diniz, que já teve banco na década de 80, voltou a
falar como banqueiro. Para ele, é preciso atacar "os impostos
elevados e os compulsórios" para reduzir os juros e "taxa não
é problema no crédito para a baixa renda".
.
-
Pesquisa
revela força do agro-negócio - NETCOMEX
O
cooperativismo tem obtido destaque, cada vez mais, na economia
brasileira. Especialmente o do ramo do agro-negócio. No ranking das
Melhores e Maiores da revista Exame,
divulgado recentemente, 22 pertencem ao sistema cooperativo. No Sul,
um dos principais pólos de produção agropecuária do Brasil , 17
cooperativas estão entre as 100 maiores empresas da região,
segundo o levantamento feito pela publicação da editora Abril.
.
Comunicar
e Educar - BLOG
DA BIZREVOLUTION
430 mil vendedores. 29 milhões de itens. 43 mil diferentes categorias
de produtos. 29 bilhões de dólares em vendas. 114 milhões de clientes
registrados. 3 novos funcionários por dia todos os dias nos últimos
quatro anos. Ebay
é um
fenômeno na história do capitalismo. Excluindo o fato da EBay ser uma
empresa baseada em um país capitalista com princípios capitalistas, e
não em um país capitalista com princípios imperialistas, como eles
chegaram nesse tamanho tão rapidamente? Comunicação e Educação.
Educação sobre o papel de cada funcionário, sobre o que a empresa
faz, sobre o que é importante, sobre o que não é importante, sobre
onde a empresa quer chegar, sobre qual é o papel de cada um, sobre como
trabalhar, sobre o que esperar da empresa, sobre o que a empresa espera
do funcionário, sobre como todos devem tratar todos. Comunicação
sobre onde estamos, sobre quem são os clientes, sobre o nosso volume de
vendas, sobre a nossa estratégia, sobre as nossas qualidades, sobre a
nossa evolução, sobre as novidades do mercado, sobre o passado da
empresa, sobre a cultura da empresa. Educar e Comunicar. Tudo depende
disso.
.
-
.Cresce
nas companhias estratégia de combinar venda direta e indireta - VALORONLINE
O desempenho positivo do porta-a-porta em relação a outros canais
de venda está levando as empresas a abandonarem um tabu: - o de que
é preciso escolher apenas um deles. Depois da Duloren tradicional
marca de lingerie do varejo que iniciou as vendas por catálogo este
ano, é a vez de a Contém 1g, de cosméticos, assumir o sistema híbrido,
com vendas em franquias e por meio de revendedoras. Com mais de 200
lojas no país e 8 no exterior, é muito maior no porta-a-porta do
que nas franquias. Os números das vendas diretas este ano confirmam
a fama de o setor ser à prova de crises e até beneficiado por
elas, já que o número e a disposição dos revendedores aumentam
com o desemprego.
-
No
1º semestre, o faturamento cresceu 23% em relação ao mesmo período
do ano 2003, com
vendas de R$ 4,4 bilhões. Em 2003, o crescimento já havia sido de
18% em relação a 2002, contrastando com a estagnação do varejo e
a retração no setor de supermercados. Para se ter uma idéia da
evolução do porta-a-porta, o resultado do primeiro semestre supera
o faturamento registrado em todo o ano de 1998, que foi de R$ 4,3
bilhões. No primeiro semestre, houve um crescimento de 8,8% no número
de revendedores ativos no sistema, um exército estimado em 1,3 milhão
de pessoas.
-
Natura
divulga resultados do segundo trimestre de 2004 - NETCOMEX
O
Ebtida da Natura Cosméticos alcançou R$ 102,2 milhões no
trimestre, um crescimento de 48,7% em relação ao mesmo período de
2003. A informação foi divulgada na apresentação do Balanço do
Segundo Trimestre de 2004. O Ebtida acumulado no semestre, de R$
184,5 milhões, representou um crescimento de 67,5% sobre o 1º
semestre do ano passado. A receita líquida alcançou R$ 428,5 milhões
no período.
.
.
Rio
de Janeiro sediará a maior feira internacional de produtos orgânicos -
C.
Ribeiro Agência Brasil
O Rio de Janeiro vai sediar pelo segundo ano consecutivo, nos dias 8 e 9
de setembro, a maior feira de produtos orgânicos do mundo, a Biofach.
A presidente do evento, a alemã Esther
Craus disse
que, entre os países da América Latina, o Brasil foi o que mais avançou
nas ações voltadas para o cultivo e a comercialização dos produtos
orgânicos, o que deve baixar os custos da produção e, conseqüentemente,
os preços ao consumidor. Ela salientou, no entanto, que o produtor
ainda encontra dificuldades para distribuir a produção. Segundo ela, a
falta de informação sobre o que é um produto orgânico também
dificulta as vendas.
.
-
O
jatinho da Honda - istoe
Depois das motos e dos carros, a Honda
Motor Company
invade agora a aviação executiva. A primeira escala dessa viagem
é a fabricação de turbinas, em parceria com a americana GE.
O equipamento, batizado de HF118
TurboJet,
foi desenvolvido pela equipe de engenheiros da Wako
Nishi R&D Center,
mantida pela empresa nipônica. Caberá à sócia GE ajudar no
desenvolvimento e produção do motor. E não é só. Takeo Fukui,
presidente mundial da Honda, aposta tanto nessa nova divisão que
mandou construir uma aeronave e instalou uma subsidiária nos EUA, a
Honda Aero, para coordenar o negócio.
.
.
Idéias
para vender Candidatos - BLOG
DA BIZREVOLUTION
Você
conhece alguém que procura por idéias para empacotar um candidato no
formato de um produto com características que o mercado (pessoas)
espera? O American
Museum of the Moving Image
criou um web site que armazena todas as campanhas presidenciais dos EUA
desde 1952. Comerciais, discursos, posicionamentos etc estão disponíveis
nesse site. Um prato cheio para quem quer rechear um produto vazio.
Espero que não seja o caso de alguém que você conheça.
.
-
Eisenhower,
em 1952, foi o primeiro candidato a contratar uma agência de
publicidade (BBDO) para a realização de sua propaganda na TV,
sendo, então, acusado de "tentar se vender como se vende um
sabonete". O marketing político começava a engatinhar, sendo
a preocupação dos marketeiros adaptar o discurso do candidato às
especificidades da TV. Surgiram, as primeiras regras da comunicação
política, como a sigla USP (Unique Selling Proposition - Única
Proposição de Venda). Isto é, vender em cada spot, apenas uma idéia,
uma proposição. E, também, o testemunho de personalidades
apoiando os candidatos republicanos.
.
.
IBGE
lança CD Rom com informações sobre a população brasileira - C
Martins Agência Brasil
O IBGE lançou hoje
um CD Rom com informações sobre a população brasileira, suas condições
de vida e a produção de bens e serviços em 2000, 2001, 2002 e 2003
nos municípios brasileiros. A novidade é que as informações podem
ser cruzadas com dados fornecidos pelo Tribunal Superior Eleitoral,
Banco Central, Secretaria do Tesouro Nacional, Departamento Nacional de
Trânsito e pelos ministérios da Saúde e Educação. O CD Rom mostra
as características das pessoas e dos domicílios, nascimentos, óbitos
e doenças, assistência médica sanitária, acesso à escola, produção
agropecuária, receitas e despesas orçamentárias dos municípios,
operações de crédito e depósitos feitos pelo governo e empresas, além
de tudo sobre a frota de veículos em circulação. O CD Rom está
disponível nas lojas do IBGE.
.
..
-
LIDERANÇA
- PEGN
Segundo um levantamento do Human
Resource Institute,
centro de pesquisa em recursos humanos da Universidade de Tampa,
na Flórida,
70% dos entrevistados consideram a questão da liderança um tema "extremamente
importante".
Afinal, o sucesso depende, mais que tudo, da gestão eficaz de
pessoas. Ser um bom comandante, que saiba como motivar seus funcionários
e fazê-los vestir a camisa da empresa, é algo fundamental para
vencer na arena empresarial.
.
.
Brasil
é o maior exportador mundial de compensado de Pinus - netcomex
O Brasil é o maior exportador mundial de compensado de Pinus e de
celulose de fibra curta de eucalipto. No caso dos produtos florestais
baseados em madeiras tropicais é o 3º maior exportador tanto de
madeira serrada como de compensado. Com o Pinus é possível, além de
fazer a mobília completa de qualquer residência ou escritório,
construir uma casa inteira, do assoalho ao telhado. O Pinus é usado em
larga escala pelas indústrias madeireiras e de celulose e papel. Junto
com eucalipto, ocupa 98% da área plantada no Brasil, de 5 milhões de
hectares. No País, são cerca de 3,15 mil empresas que utilizam a espécie
nos seus processos produtivos. O consumo se concentra na indústria de
madeira serrada, com 48%, de celulose e papel, com 29%, e de painéis
compensados, chapas duras, MDF e OSB com 18%. Só em Santa Catarina são
360 mil hectares de florestas plantadas. Com apenas 1,3% do território
nacional, o estado é o 3º maior produtor de celulose e papel, o 1º
produtor de celulose de fibra longa e o 2º maior produtor de derivados
da madeira. Por causa do grande potencial, a cidade de Joinville foi
escolhida para sediar o Congresso Internacional do Pinus, nos dias 24,
25 e 26 deste mês, no Centreventos Cau Hansen. Informações: (41)
345-1431.
..
-
Cai
número de inadimplentes - consumidor
moderno
A Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC),
da Fecomercio
(Federação do Comércio do Estado de São Paulo),
mostra que houve redução da inadimplência na região
metropolitana da capital. O estudo, feito na primeira semana deste mês
com cerca de mil consumidores, revela que 44% dos endividados possui
contas em atraso em agosto, ante 48% verificado em julho. Embora
ainda seja alto, esse é o menor percentual de inadimplentes
apresentado pela pesquisa desde março deste ano. Neste mês, porém,
houve elevação no número de endividados, passando de 65% em julho
para 67%, o que se deve em parte ao volume de crédito crescente.
.
.
Siderúrgicas
lucram 88% mais e devem investir em capacidade - V.
Saavedra e N. Niero valoronline
As siderúrgicas, impulsionadas por demanda e preços em alta, tiveram
resultados recordes no segundo trimestre e já preparam o caixa reforçado
para investimentos em expansão. Liderado por ganhos espetaculares da
Gerdau e da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), o setor fechou o
segundo trimestre com um lucro de R$ 2,9 bilhões, 88% maior que o do
mesmo período de 2003. A receita das vendas cresceu quase 50% no
trimestre (30% no semestre), para R$ 13,4 bilhões, segundo os dados
compilados pelo Valor Data dos balanços das oito principais siderúrgicas
do país. A CSN aumentou em 264% o lucro trimestral, o que, segundo a
empresa, reflete melhor mix de produtos, com maior participação de
revestidos, e a alta de 34% dos preços médios e do volume de vendas.
.
-
Vendas
de papelão ondulado subiram 13% - Do
GloboOnline
As vendas de papelão ondulado, matéria-prima para fabricação de
embalagens, cresceram 13% de janeiro a julho deste ano, num total de
1,208 milhão de toneladas. Em julho, as vendas totalizaram 189.200
toneladas, com alta de 26,2 % sobre julho do ano passado. Os dados são
da Associação Brasileira do Papelão Ondulado e a entidade prevê
que o setor vai recuperar as perdas do ano passado se o ritmo de
alta for mantido..
.
Mercado
de seguros cresce 23,77% no primeiro semestre - Márcio
Juliboni - EXAME
O mercado brasileiro de seguros atingiu, no primeiro semestre, um volume
de prêmios (valor pago pelos clientes) de 17,3 bilhões de reais. A
cifra representa um incremento de 23,77% sobre o mesmo período do ano
passado, conforme dados preliminares da Superintendência de Seguros
Privados (Susep), vinculada ao Ministério da Fazenda. O grupo de
seguros de vida e pessoais respondeu por 43,9% dos prêmios, seguido por
automóveis (33,7% dos prêmios) e patrimonial (10,6%)
.
-
Shoppings
faturaram 10,7% mais até junho - pegn
As vendas dos shopping centers cresceram 19,2% em junho em relação
ao mesmo mês do ano passado, acentuando a curva ascendente iniciada
no fim de 2003. O percentual, já em valores deflacionados, é o
maior registrado este ano e levou ao fechamento do primeiro semestre
com uma alta de 10,7% no faturamento do setor, na comparação com o
mesmo período de 2003. A pesquisa é realizada pela ACNielsen,
por encomenda da Associação
Brasileira de Shopping Centers (Abrasce),
que representa 253 shoppings.
|