Não
é trabalho do cliente lhe retornar a ligação
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sala dos artigos de vendas
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SALA DOS ARTIGOS DE
REPRESENTAÇÃO
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Ninguém retorna as minhas
ligações, diz um vendedor: "eu fico o dia inteiro pendurado no telefone,
deixando mensagens para os outros, mas ninguém retorna as minhas
ligações, o que eu estou fazendo de errado?, completa o inconformado
vendedor. Você tem ou conhece alguém que tem esse mesmo problema?
Responda para mim as seguintes perguntas:
•
Você acredita que
retornar as ligações é um trabalho do cliente?
•
Você acredita que
encontrar um cliente e dar a ele uma boa razão para fazer negócios
com você é um trabalho seu?
Se você respondeu que você
acredita que é trabalho do cliente retornar as ligações, está na hora de
você voltar para a escola. Em algum momento no passado, aquele que
acredita que o cliente deve retornar as ligações, trocou as bolas do que
é certo ou errado. Por todos os lados, eu ainda encontro gente que pensa
que deixar centenas de mensagens e enviar centenas de e-mails, é estar
vendendo. Não é?
•
Em
primeiro lugar, quando você for contatar um cliente, você precisa
ter uma ótima razão porque o cliente deve fazer negócios com você.
Tenha sempre uma breve descrição do que você faz e de quem você é.
Essa descrição deve ser curta e concisa. Menos de 10 segundos. Ter
uma ótima razão para o cliente fazer negócios com você é super
importante porque encoraja a conversa e mantêm o cliente afastado da
tradicional resposta: "muito obrigado, mas nós não estamos
precisando de nada nesse momento"
(Artigo:
Me ligue na semana que
vem...).
.
•
Em
segundo lugar, conseguir falar com o cliente e se vender para ele, é
trabalho seu e não do cliente: quantas ligações você recebe por dia
de alguém tentando vender alguma coisa a você? Quantas dessas
ligações você já retornou? E mesmo que você não tenha retornado uma
ligação, quais são as chances desse vendedor encontrar você
realmente disponível?
(Artigo:
Qual é a melhor hora e dia para fazer
prospecção telefônica?).
Portanto, ao invés de
ficar ligando, ligando, ligando para clientes, e ficar enviando,
enviando e enviando mensagens para clientes que você nunca falou, tente
conversar com eles, em horários diferentes, de maneiras diferentes,
dentro de um certo número de tentativas. Cinco, Seis, Sete, Quinze...
Você define o limite. Se ao atingir esse limite, após tentativas em
horários diferentes e com discursos diferentes, e mesmo assim você ainda
não conseguiu falar com o cliente, abandone esse cliente e procure por
um novo. É muito fácil se prender a tentar fazer negócios com os mesmos
clientes e não fazer negócio algum
(Artigo:
QUAL O PERCENTUAL DE
LIGAÇÕES QUE SÃO VENDAS).
Procure contatar
pessoas que você nunca conversou antes. Saia da sua zona de
conforto! O simples fato de você experimentar falar com novas
pessoas todos os dias, faz você se desenvolver como pessoa.
Experimente.
PROF. RICARDO
JORDÃO
PRESIDENTE,
FUNDADOR E SEU AMIGO
BIZREVOLUTION CONSULTORIA DE MARKETING
BIBLIOTECA EXCLUSIVA DO PROFESSOR
ARTIGO RECOMENDADO:
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Venda, enquanto seu
concorrente dorme...
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