NÚMEROS
- PESQUISAS - DICAS - 21.08.2004
(PELO
LINK ACESSAM A NOTÍCIA COMPLETA E ASSINAM OS JORNAIS INTERESSANTES)
....
Criatividade
é cometer erros
.
Criatividade
não é um dom que nasce com as pessoas. Criatividade é inventar,
experimentar, crescer, assumir riscos, quebrar as regras, cometer erros
e se divertir. A maioria das pessoas criativas desenvolve o hábito de
ser criativo durante a vida. A pessoa criativa olha uma situação por
um ângulo mas pensa nela de outra maneira.
.
Criatividade vem de você, por exemplo, aprender a ver as coisas
de uma maneira diferente, pensar em mais de uma solução para um mesmo
problema, brincar de "E se...", e se expor a experiências que
aparentemente não tem nada a ver com o que você faz. Todo mundo pode
ser criativo. É uma maneira de ver o mundo. Um hábito que você pode
desenvolver e nunca é tarde para aprender.
-
30%
dos Profissionais de marketing afirmam que suas empresas não
realizam estudos de mercado.
-
44%
realizam entre um e 3 estudos anuais.
-
04%
realizam entre 3 e 6 estudos.
-
15%
superam os 6 estudos de mercado, obtendo uma realidade de aplicações.
.
.
Empresas
brasileiras ainda ignoram consumidor GLS - Alexa
Salomão EXAME
O mercado de gays, lésbicas e simpatizantes reúne 20 milhões de
consumidores fiéis e atentos à novidades. Segundo estudos realizados
pela administradora de shopping Store
Gestão & Marketing,
poucas empresas descobriram esse nicho no país. "No Brasil, há
cerca de 200 empresas voltadas para este público, que faturam por ano
cerca de 150 milhões de reais", diz Paulo Roberto Pretto de
Oliveira, diretor da Store Gestão & Marketing. A maioria dos negócios,
porém, está no setor de serviços. São boates, bares, restaurantes,
saunas, agências de viagem, feiras de moda alternativa, festas rave e
sites na internet. Conheça algumas das características do consumidor
GLS apuradas por levantamento da L2
Pesquisas e Comunicação:
-
não
dispensam o lazer e a informação. A maioria tem o hábito de ler
livros, revistas e jornais
-
gostam
de fazer compras e amigos pela internet
-
são
preocupados com a estética e com a saúde, por isso freqüentam
regularmente academias de ginástica
-
são
fiéis às empresas que anunciam para eles
-
preferem
marcas de vanguarda
Vendas
de eletroeletrônicos crescem 34% - consumidor
moderno
As vendas de produtos eletroeletrônicos registraram crescimento de 34%
no primeiro semestre deste ano, comparadas a igual período do ano
passado, segundo estimativa da Eletros - Associação Nacional de
Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos. O segmento de imagem e som
apresentou o maior incremento, com vendas 50,31% superiores ao primeiro
semestre de 2003.
.
.
-
TV
marca própria é trunfo do Extra - valoronline
Na esteira da retomada da demanda por eletroeletrônicos, o Extra,
bandeira de hipermercados do grupo Pão
de Açúcar,
lança ainda nesta semana sua marca própria de televisores,
batizada de Cyber
Vision.
Os aparelhos serão fabricados em Manaus pela Cineral,
a mesma empresa que produz TV para o Carrefour,
cuja marca própria, a Blue
Sky, já
existe no Brasil há três anos. No momento em que as indústrias de
áudio e vídeo instaladas na Zona Franca ameaçam elevar seus preços
entre 5% a até 11% para compensar o aumento da carga tributária, a
marca própria deve ser utilizada como um trunfo pelos hipermercados
para conter os reajustes.
.
.
Celular
com Câmera Fotográfica - BLOG
DA BIZREVOLUTION
Segundo o Yankee Group de Boston nos EUA, 6% dos celulares vendidos nos
EUA no ano passado, saíram da fábrica equipados o recurso de câmera
fotográfica. Em 2004, esse tipo de celular irá representar 19% das
vendas. Em 2005, as vendas de celular com câmera fotográfica deve
atingir 42% das vendas. Os fabricantes de câmera fotográfica instantânea
que se cuidem!
.
-
PANORAMA
VAREJO - acnielsen
Enquanto as indústrias começam a dar mais atenção aos pequenos
comerciantes para fugir do cerco das grandes redes de supermercados,
o Pão de Açúcar e o Carrefour abrem as portas para pequenos e médios
fornecedores para escapar do domínio dos grandes fabricantes, como
a Unilever,
Ambev, Coca-Cola e Nestlé.
A diferença de preços entre as marcas líderes e as marcas próprias
do grupo Pão de Açúcar seria de 28%. Com a queda da renda, os
consumidores passaram a ser menos leais às marcas e mais sensíveis
ao bolso. Só neste ano o Pão de Açúcar está desenvolvendo 140
novos pequenos e médios fornecedores. Deste total, 60 irão
abastecer as marcas próprias do grupo e 80 fornecerão os produtos
primeiro preço. De acordo com uma pesquisa da ACNielsen,
a rejeição à marca própria caiu. Em 2002, 54% das pessoas diziam
não comprar as marcas das varejistas devido à má qualidade. Em
2003, esse percentual cedeu para 49%. (Valor Online).
.
Marca
popular cresce mais de 100% nas grandes redes - Marta
Barcellos valoronline
As linhas de produtos superpopulares batem recordes de vendas nos
supermercados. Identificados nas gôndolas com destaque, com nomes como
Menor Preço ou Primeiro Preço, ou como marcas próprias das redes,
esses produtos tiveram um aumento de vendas este ano de até 110% em
relação a 2003. A estratégia dos supermercados é atrair a atenção
da dona-de-casa que procura o produto mais barato em cada categoria e
abre mão da qualidade das marcas líderes e intermediárias.
.
-
AMIGOS
DA INFLAÇÃO E INIMIGOS DOS COMODITYS CRESCEM MAIS DE 100% EM 6
MESES - Marta
Barcellos
Linhas superpopulares têm alta nas vendas de até 110% em seis
meses. - O nome costuma ser parecido - Menor Preço, Primeiro Preço
ou Mais por Menos. A intenção é chamar a atenção da
dona-de-casa que busca o produto mais barato em cada categoria.
Identificadas como uma marca própria ou destacadas por uma faixa na
gôndola, as linhas de produtos superpopulares estão batendo todos
os recordes de vendas nos supermercados, apesar de não terem um
apelo de qualidade. "Com um poder de compra inferior, o
consumidor precisa adequar o orçamento de forma criativa",
justifica Rodolpho Freitas, diretor de marcas próprias do grupo Pão
de Açúcar. .
.
.
Abílio
fortalece Lula - istoe
O presidente Lula trabalha com a idéia de uma reforma ministerial pós-eleições.
O Ministério do Desenvolvimento e Comércio Exterior pode ser
desmembrado. O atual ministro Luiz Fernando Furlan ficaria com o Comércio
Exterior. Para o Desenvolvimento, Abílio Diniz (foto). No Planejamento,
Guido Mantega topou se tornar diretor do Banco Interamericano de
Desenvolvimento (BID). Entraria no lugar do tucano Martus Tavares. O
atual candidato do PT à Prefeitura do Rio, Jorge Bittar, está cotado
para o lugar de Mantega. No Planalto, o secretário de Imprensa Ricardo
Kotscho avisou a Lula que está cansado. Pode virar adido cultural na
Alemanha. O presidente da Radiobrás, Eugênio Bucci, assumiria. Ou
o porta-voz André Singer.
.
-
A
National Retail Federation na revista Stores o ranking dos 100
maiores varejistas americanos.
No topo, aparece o Wal-Mart, com receitas de US$ 258,68 bilhões, um
crescimento de 11,7% sobre o número do ano passado. Ao mesmo tempo
em que solidifica sua posição de supremacia no varejo americano, a
rede ganha status de inimigo pública número um, com sua expansão
cada vez mais combatida no país. O Wal-Mart faturou no ano passado
mais que a soma dos cinco varejistas seguintes no ranking (Home
Depot, Kroger, Target, Costco e Sears). A lista dos dez mais é
completada com Safewat, Albertsons, Walgreen e Lowe´s. Há três
supermercados entre os dez primeiros, dois varejistas de material de
construção, dois de descontos, um clube de atacado, uma rede de
farmácias e uma de lojas de departamentos. As novidades na lista
deste ano são Walgreen (nono lugar) e Lowe´s (décimo), que
ocuparam os lugares de Kmart e J.C. Penney, que, em um ano de
reestruturações e vendas de ativos, caíram para o 14° e 15°
lugares, respectivamente. Mercado & Consumo - ACNIELSEN
.
.
Ninguém
sabe para onde todos vão - BLOG
DA BIZREVOLUTION
Uma recente pesquisa realizada com 12.182 funcionários de grandes, médias
e pequenas empresas nos EUA, constatou o que todo mundo sabia, somente
48% das pessoas entrevistadas disseram que a empresa em que trabalham
tem uma direção estratégia clara, e somente 37% disseram que entendem
a razão porque essa é a melhor direção estratégica. Somente 54% dos
entrevistados disseram que entendem o que eles devem fazer para ajudar a
empresa em que trabalham a atingir suas metas. O topo da empresa fica
achando que todo mundo entendeu e comprou as idéias estratégicas da
empresa, quando metade da turma, nem sequer entende o que os
engravatados disseram. Será que o mesmo acontece no Brasil?
.
.
-
Por
que as empresas quebram? - BLOG
DA BIZREVOLUTION
O Sebrae
realizou uma pesquisa com pouco mais de 5 mil empresas para
descobrir porque as empresas quebram no Brasil. Dinheiro e impostos
aparecem na lista, mas a princípio, todos assumem que as falhas
gerenciais (liderança) é o principal motivo que leva uma empresa
para o buraco. 50% das empresas fecham em menos de 2 anos. Leia
a pesquisa completa.
Organize-se! Encontre tempo para estudar Marketing, Liderança,
Estratégia, Inovação e Tecnologia. Por falar nisso, Marketing,
Inovação e Tecnologia nem aparecem na pesquisa... esses são temas
que os empresários nem tem acesso...Vamos mudar isso!
.
.
Justiça
do país é das mais caras do mundo - H
Gomes Batista e J Basile valoronline
O secretário da Reforma, Sérgio Renault: há excesso de gastos no
Judiciário. O Brasil é o país que mais gasta com o Judiciário 3,66%
do orçamento público do país, mas mesmo assim 4,790 milhões de
processos deixaram de ser julgados em 2003. A estrutura da Justiça também
é boa, já que o país tem 7,7 juízes para cada 10 mil habitantes,
acima da média internacional de 7,3 juízes. Os nossos magistrados estão
entre os mais bem remunerados do mundo: os juízes federais brasileiros
são os "vice-campeões" no ranking de melhores salários (que
leva em conta a paridade do poder de compra entre as diferentes nações),
ficando atrás apenas dos canadenses. Ou seja, a causa para a morosidade
da Justiça do Brasil, na opinião dos especialistas, está em um único
ponto: ineficiência administrativa..
.
.
-
Burger
King vem aí - Darcio
Oliveira, Christian C. Cruz e maurício capela istoe
Foram 20 anos de promessas, mas agora a segunda maior rede de
fast-food do mundo finalmente chega ao Brasil. Conheça os detalhes
da operação que prevê a abertura de 700 lojas em dez anos. A
partir de agora, a segunda maior cadeia de fast-food do mundo, dona
de um faturamento de US$ 11 bilhões, começa a montar sua operação
por aqui. O Burger King, que está para o McDonald’s assim como a
Pepsi está para a Coca-Cola, vem com um apetite enorme: - 700 lojas
em dez anos. O desembarque da rede é cercado de mistério. No 17º
andar do luxuoso complexo de escritórios do World Trade Center em São
Paulo (SP), por exemplo, funciona a sede provisória. Mas não há
sequer um folheto, um papelzinho que dê a entender que ali pulsa o
coração da rede americana de fast-food.
.
.
A
favor de Pelé - istoe
O secretário-geral do Itamaraty, Samuel Pinheiro Guimarães, está na
defesa da Ancinav.
Ele quis ver o filme sobre Pelé, mas não conseguiu porque foram lançadas
poucas cópias. “Mas
distribuíram 600 cópias do filme do Homem-Aranha, que é muito menos
popular do que o Pelé”,
queixou-se. “Com
a Ancinav, isso não aconteceria.”
.
.
-
O
que as pessoas mais valorizam - BLOG
DA BIZREVOLUTION
Possibilidade de Trabalhar em Horários Flexíveis. Possibilidade de
definir o seu próprio horário de trabalho. Possibilidade de
receber Bônus extras de acordo com Metas e Objetivos estipulados e
atingidos. Possibilidade de ter Planos de Saúde que cubram
necessidades pessoais e familiares. Esses são os maiores objetos de
desejo de mais de 1.400 executivos financeiros de empresas com mais
de 20 funcionários nos EUA, que responderam a uma recente pesquisa
feita pela Accountemps.
A maneira que nós trabalhamos hoje não pode ser igual a maneira
que nossos pais trabalharam. Alguma coisa vai quebrar, dentro e fora
das pessoas, se continuar assim. O mundo evoluiu, menos as relações
entre as pessoas dentro das empresas.A empresa que oferecer esses
benefícios com certeza vai contratar e reter as melhores pessoas.
Porque as melhores pessoas, são ativas, praticam esportes, cultuam
um hobby, tem alguma espécie de família ou vive em comunidade com
amigos, lêem, estudam, e por isso, valorizam o tempo que tem e a
qualidade de vida que levam. Hoje em dia as pessoas trabalham mais,
são mais produtivas, fazem mais coisas ao mesmo tempo, mas também
tem muito mais obrigações pessoais e demandas profissionais.
Confie nas pessoas. Mesmo que você já tenha quebrado a cara.
Confie nas pessoas. Você vai atrair as melhores pessoas.
|