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A companhia pode retardar
o processo, ou pode não designar uma equipe de inovação, mas não fuzila
seus pioneiros. Como observa um analista da 3M, o 11º mandamento vai
contra o que acontece na maioria das grandes corporações.
Se quer deter um
projeto que está direcionado ao desenvolvimento de um novo produto,
a carga da prova recai sobre aquele que quer detê-lo, não sobre
aquele que o propõe. Ao mudar a responsabilidade, de demonstrar que
a idéia é boa ao invés de demonstrar que é péssima, é em muito o que
contribui a modificar o ambiente interno da companhia, no que toca
ao estímulo das pessoas empreendedoras (artigo:
a rotina é inimiga do
processo criativo).
Praticamente
todos os presidentes e os principais executivos da 3M, toda a equipe da
alta gerência e muitos dos seus antecessores servem de modelo de
referência às novas gerações da empresa. Os
"INOVADORES POTENCIAIS"
tiram estímulos da coleção de contos de heróis e dos mandamentos 3M:
•
não
matar as idéias;
•
o
fracasso está permitido;
•
podem
passar anos e anos até que uma nova idéia ganhe êxito no mercado
Por exemplo, as histórias
do legendário Richard Drew e seu ajudante John Borden tem um grande
ensinamento para os jovens:
Os vendedores que visitaram
as fábricas de carros notaram que os funcionários que pintavam os
carros novos de duas cores, tinham problemas por que estas se
misturavam. Richard G. Drew, jovem técnico laboratorista da 3M,
encontrou a solução: - fita adesiva protetora, primeira fita adesiva
da companhia. Em 1930, seis anos depois que Dupont lançou o
celofane, Drew encontrou a maneira de torna-lo adesivo. Assim nasceu
Scotch Tape, destinada inicialmente ao uso industrial, que não
começou a rodar até que outro herói criativo da 3M, John Borden,
gerente de vendas, desenvolveu um dispensador com faca incorporada.
Por vários motivos esta anedota
é típica e muito significativa:
1º
- ressalta a estreita interação que existe entre a companhia e o
cliente.
.
2º
- mostra que o técnico não é necessariamente o inventor.
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3º
- demonstra que a 3M não põe limites aos projetos sobre a base de
volume potencial do mercado, simplesmente porque a primeira
utilização (por exemplo, a primeira Scotch Tape era de limitado uso
industrial) freqüentemente não tem nenhuma relação com o potencial
do produto.
Aqueles que estudam com
cuidado a inovação, observam permanentemente este fenômeno com todo tipo
de novos produtos. Na 3M, quando quando alguém consegue desenvolver um
produto, são festejados com pompa. Pelo menos de quinze a vinte vezes ao
ano algum novo e prometedor projeto alcança um nível de um milhão de
dólares de utilidade em vendas
(ARTIGO:
A vida de um produto).
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Poderia se pensar que isto
não chama muito a atenção... mas não é assim. As luzes se acendem, as
campainhas soam, se pedem filmadoras para reconhecer os méritos da
equipe autora desta façanha. É assim como a companhia estimula o
inovador com idéias, para que se lance e corra riscos. Na 3M os
empregados podem reservar 15% do seu tempo para os projetos de interesse
pessoal. E candidatar-se a bolsas que podem atingir 5 mil Euros.
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artigo recomendado:
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Erros
e acertos na inovação de produtos
Prof. tom peters
Tom Peters Company
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