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BIBLIOTECA EXCLUSIVA DO PROFESSOR

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Não matarás a idéia de um novo produto

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Prof. Tom Peters

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Tom Peters é um dos especialistas em management mais reconhecidos no mundo dos negócios. Com sua obra In Search of Excellence, traduzida no Brasil como Vencendo a Crise, Peters atingiu os primeiros lugares na lista de best sellers internacionais do jornal New York Times, nela permanecendo por 130 semanas e com uma venda de 350.000 exemplares.

É autor, entre outros livros, de A Passion for Excellence e Prosperando no Caos, traduzidos para mais de 12 idiomas e de uns dos mais impressionantes livros de business: re-imagine. Peters escreve artigos, publicados em jornais e revistas como Business Week, The Economist, Financial Times, Forbes e Harvard Business Review.

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Tom Peters Company

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A companhia pode retardar o processo, ou pode não designar uma equipe de inovação, mas não fuzila seus pioneiros. Como observa um analista da 3M, o 11º mandamento vai contra o que acontece na maioria das grandes corporações.

Se quer deter um projeto que está direcionado ao desenvolvimento de um novo produto, a carga da prova recai sobre aquele que quer detê-lo, não sobre aquele que o propõe. Ao mudar a responsabilidade, de demonstrar que a idéia é boa ao invés de demonstrar que é péssima, é em muito o que contribui a modificar o ambiente interno da companhia, no que toca ao estímulo das pessoas empreendedoras (artigo: a rotina é inimiga do processo criativo).

Praticamente todos os presidentes e os principais executivos da 3M, toda a equipe da alta gerência e muitos dos seus antecessores servem de modelo de referência às novas gerações da empresa. Os "INOVADORES POTENCIAIS" tiram estímulos da coleção de contos de heróis e dos mandamentos 3M:

não matar as idéias; 

o fracasso está permitido; 

podem passar anos e anos até que uma nova idéia ganhe êxito no mercado

Por exemplo, as histórias do legendário Richard Drew e seu ajudante John Borden tem um grande ensinamento para os jovens: 

Os vendedores que visitaram as fábricas de carros notaram que os funcionários que pintavam os carros novos de duas cores, tinham problemas por que estas se misturavam. Richard G. Drew, jovem técnico laboratorista da 3M, encontrou a solução: - fita adesiva protetora, primeira fita adesiva da companhia. Em 1930, seis anos depois que Dupont lançou o celofane, Drew encontrou a maneira de torna-lo adesivo. Assim nasceu Scotch Tape, destinada inicialmente ao uso industrial, que não começou a rodar até que outro herói criativo da 3M, John Borden, gerente de vendas, desenvolveu um dispensador com faca incorporada.

Por vários motivos esta anedota é típica e muito significativa: 

-  ressalta a estreita interação que existe entre a companhia e o cliente.

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-  mostra que o técnico não é necessariamente o inventor.

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-  demonstra que a 3M não põe limites aos projetos sobre a base de volume potencial do mercado, simplesmente porque a primeira utilização (por exemplo, a primeira Scotch Tape era de limitado uso industrial) freqüentemente não tem nenhuma relação com o potencial do produto.

Aqueles que estudam com cuidado a inovação, observam permanentemente este fenômeno com todo tipo de novos produtos. Na 3M, quando quando alguém consegue desenvolver um produto, são festejados com pompa. Pelo menos de quinze a vinte vezes ao ano algum novo e prometedor projeto alcança um nível de um milhão de dólares de utilidade em vendas (ARTIGO: A vida de um produto). 

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Poderia se pensar que isto não chama muito a atenção... mas não é assim. As luzes se acendem, as campainhas soam, se pedem filmadoras para reconhecer os méritos da equipe autora desta façanha. É assim como a companhia estimula o inovador com idéias, para que se lance e corra riscos. Na 3M os empregados podem reservar 15% do seu tempo para os projetos de interesse pessoal. E candidatar-se a bolsas que podem atingir 5 mil Euros.

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artigo recomendado:

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Prof. tom peters

Tom Peters Company

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Não matarás a idéia de um novo produto

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