NÚMEROS
- PESQUISAS - DICAS - 27.08.2004
(PELO
LINK ACESSAM A NOTÍCIA COMPLETA E ASSINAM OS JORNAIS INTERESSANTES)
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NEURO
MARKETING?
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Um
grupo de cientistas texanos descobriu por que a Coca-Cola
é mais vendida que a Pepsi.
Por meio de uma tecnologia de scanners, estabeleceram que o cérebro
humano não só responde ao sabor das bebidas, como também as implicações
vinculadas a marca, segundo informa a empresa Media
Guardian.
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Concretamente, um neurologista
realizou as pesquisas há um ano. Nelas, se observaram as reações
cerebrais dos voluntários por meio de ressonâncias magnéticas
enquanto bebiam uma da duas marcas. No teste com os olhos vendados foi
lhes dado sua bebida favorita, pelo qual se produziu uma forte atividade
em uma parte do cérebro. No entanto, as reações cerebrais se
transformaram quando lhes foi comunicada que marca estavam bebendo.
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E neste caso, as respostas foram muito maiores no caso da
Coca-Cola que no da Pepsi. Segundo a pesquisa, no primeiro caso se
ativou também o córtex pré-frontal, o qual participa nos processos
mentais intensos. Isto mostra que as pessoas tomam sus decisões
baseando-se nas lembranças e impressões que associam com a bebida. De
fato os cientistas pesquisam a fixação das marcas na consciência
humana por meio do chamado "neuro-marketing",
no qual se realizam experimentos para fundamentar os desejos "reais"
dos consumidores.
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OS
JOVENS JÁ NÃO ACREDITAM MAIS NA PUBLICIDADE TELEVISIVA
Os jovens já não confiam na publicidade da televisão e procuram
informação importante a través de outros meios. Isto é o que
concluem as amplas entrevistas realizadas pelo grupo de produtos de
consumo Procter
& Gamble,
segundo informa o "Media
Guardian".
A confiança nos meios varia entre as pessoas maduras e os menores de 25
anos. Concretamente, a Internet tem ganhado importância quanto ao conteúdo
e os jovens estão mais dispostos a acreditar em um desconhecido em um
chat, que em publicidade na televisão, segundo a empresa. Ademais, os
jovens consumidores de meios estão mais críticos, o qual traz
importantes repercussões para as estratégias de marketing e o
planejamento dos meios.
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Carrefour
vai investir R$:1,8 bilhões de reais no brasil - www.ccn.com
A rede francesa de supermercados Carrefour
planeja
investir R$1.8 bilhões de reais no Brasil já nos próximos 3 anos para
recuperar a participação no mercado, confirmou o jornal Les
Echos.
"E necessário para para colocar a casa novamente em ordem",
declarou Jean-Marc
Pueyo,
presidente de Carrefour
Brasil. A 2ª
maior rede varejista do mundo perdeu participação no mercado pelas mãos
do seu concorrente "Pão
de Açúcar"
rede dirigida por Abilio
Diniz, da
qual também participa a rede varejista francesa Casino.
Os investimentos começaram já em 2005 quando a rede projeta abrir 12
novos locais. A fins de 2004 também já planeja lançar uma campanha
publicitária. Projetam seus executivos que o Carrefour
que já cresce 8% ao ano, dispare os números já para 205 e 2006, para
percentuais bem mais fortes, declarou Franck
Pierre,
presidente da divisão de vendas alimentícias do Carrefour
em São Paulo.
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85%
da decisão de marca é efetuada no ponto-de-venda - popai
Pesquisa
em ponto de compra, indica que 85% da decisão de marca é efetuada
no ponto de venda, em super e hipermercados. Este número é o maior
porcentual do mundo. Além disso, o Brasil, segundo pesquisa da Nielsen
de 2001, possui nada menos de 786 mil pontos de venda entre bares,
farmácias, mercados, supermercados, hipermercados, mercearias,
quitandas e empórios, buscando a atenção de 150 milhões de
habitantes.
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Varejo
formal cria instituto - Ricardo
Muniz DA EXAME
Um grupo de redes varejistas lançou nesta sexta-feira (27/8) o Instituto
para o Desenvolvimento do Varejo
(IDV) em evento com a presença do ministro Luiz Fernando Furlan, do
Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. "É uma
representação do varejo formal, que registra funcionário e vende com
nota fiscal", afirma Flavio
Rocha,
presidente da entidade e vice-presidente do Grupo Riachuelo/Guararapes.
Além da Riachuelo, o IDV tem mais 15 sócios fundadores: - Grupo
Pão de Açúcar, Carrefour, Casas Bahia, Magazine Luiza, Lojas Marisa,
Pernambucanas, Boticário, Ponto Frio, Renner, Telhanorte, C&C,
Leroy Merlin, Insinuante, Paquetá e Dpaschoal.
Como associadas, ainda, constam Wal-Mart,
Sonae, C&A, Colombo, Grupo Dimed-Panvel e Itapuã Calçados.
Ao todo, o IDV representa 28% das vendas do setor no país e emprega 260
mil pessoas em 5,8 mil lojas, com faturamento conjunto de 65 bilhões de
reais..
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O
Brasil é hoje o 4º país mais caro do mundo para demitir um
empregado - exame
Os custos médios chegam a 165 semanas (mais
de três anos)
do salário do empregado, entre notificação, fundo de garantia e
multa de rescisão. Para fazer uma comparação, o empresário
americano paga o equivalente a dois meses de salário na demissão.
Na Europa, onde a pressão sindical tem grande peso, o custo é de
50 semanas,ou quase um ano, de salário. Mesmo entre os argentinos,
o peso é bem menor que o nosso: 94 semanas, o equivalente a quase
dois anos de pagamento.
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Classes
C, D e E cada dia mais
tentadoras - Exame
Seguindo a tendência de outros segmentos, como as seguradoras que estão
apostando no mercado de apólices populares, ou os bancos que estão
adquirindo financeiras para oferecer crédito ao consumidor de baixa
renda, a Credicard
também preparou sua ofensiva sobre os consumidores de menor poder
aquisitivo. A administradora de cartões de crédito investiu 1 milhão
de reais para desenvolver o Credicard Brasil, cartão destinado a
consumidores com renda mensal de 300 a 500 reais (leia
também reportagem da revista EXAME sobre a estratégia da Procter
& Gamble para aumentar suas vendas nas classes C, D e E).
estudos da empresa, o total de cartões de crédito do segmento de baixa
renda é de 9 milhões. Desde 1994, o mercado de cartões registra um
aumento significativo da penetração do dinheiro de plástico nos
segmentos de baixa renda, um mercado estimado em 15 milhões de
portadores. A maioria dos consumidores dessa faixa de renda (de
R$ 300 a R$ 500 mensais)
praticamente não tem acesso a outras linhas de crédito, contando
apenas com o cartão para adquirir bens e serviços a prazo. O Credicard
Brasil, com bandeira Mastercard,
dá ao segmento baixa renda acesso a mais de 750 mil estabelecimentos
credenciados e possibilita vantagens do cartão de crédito como o
parcelamento de compras em até 12 vezes.
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Passou
de "classe média" para pequeno grupo - exame
Pesquisa do Centro
de Estudos Sindicais e de Economia do Trabalho
da Unicamp
divulgada na semana passada, a participação dessa classe sobre o
total de brasileiros caiu de 13,50%, em 1981, para 11,71% em 2002.
Na outra ponta, a camada que mais cresceu foi a dos que ganham menos
de 500 reais por mês. Seu peso passou de 30,48% para 35,93% dos
brasileiros.
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Setor
de turismo espera crescimento expressivo - PEGN
Os segmentos que atuam no setor de turismo esperam um crescimento de até
41% este ano. Segundo a pesquisa realizada no trimestre
abril/maio/junho, feita em conjunto pelo Ministério
do Turismo
e a Fundação
Getúlio Vargas,
63% dos empresários ouvidos em todo o país acreditam no aumento do
faturamento do setor hoteleiro no três primeiros meses do segundo
semestre, o que deverá induzir a contratação de mão-de-obra nos hotéis.
Também há otimismo nas agências de viagens, onde 98% dos empresários
apostam no aumento do faturamento, embora não estejam prevendo a ampliação
do quadro de pessoal.O segmento de eventos superou a expectativa no
segundo trimestre deste ano e 42% dos entrevistados acreditam no aumento
do número de trabalhadores contratados e 51% na expansão do número de
eventos nos próximos meses. As operadoras responsáveis pelos pacotes
turísticos estão entre as mais otimistas e esperam crescimento de até
41% este ano. O estudo diz que 24% das operadoras entrevistadas
indicaram crescimento em seus negócios, 67% indicaram estabilidade e
9%, decréscimo. No segmento de restaurantes, não se confirmaram as
perspectivas pessimistas de menor freqüência de turistas. Com isso,
34% dos empresários esperam uma melhora no terceiro trimestre. A
pesquisa ouviu 821 empresários, responsáveis por movimentar anualmente
1,5 bilhão de reais.
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A
Revista que virou Catálogo - BLOG
DA BIZREVOLUTION
A tradicional revista VOGUE,
a partir de hoje, na sua edição americana, revoluciona o mundo das
compras de moda fashion. A revista que tradicionalmente traz
centenas de páginas de anúncios, se transforma a partir de agora
em uma Revista-Catálogo.
Através do web site da revista, os leitores da Vogue podem comprar
a partir de hoje mais de 1.200 produtos anunciados na edição de
setembro. Cada edição impressa terá um web site particular por 60
dias. É a Revolução dos Negócios atingindo em cheio o mercado de
propaganda em todo o mundo.
Micros
não tomaram empréstimos, diz pesquisa - PEGN
A taxa média de juros de 40,3% ao ano já descontada a inflação paga
pelos tomadores de crédito no Brasil é a mais alta num grupo de 93 países,
informou o Correio
da Paraíba (PB).
O dado consta no diagnóstico sobre o setor financeiro divulgado pelo Sebrae,
segundo o qual o dinheiro disponível nos bancos, além de caro, é de
difícil acesso. Uma combinação especialmente prejudicial para 4,6
milhões de pequenos negócios que empregam 14,5 milhões de pessoas.
Pesquisa feita pelo Sebrae
com um grupo de 450 empresários de São Paulo constatou que 78% das
micro e pequenas empresas consultadas não tomaram empréstimos no setor
financeiro neste ano. Nesse segmento, a maior parte da demanda (55%) é
por capital de giro, sendo que mais da metade (52%) solicita empréstimos
de até 10 mil reais e a maioria (66%) pede prazo de pagamento inferior
a 30 meses. Entre as empresas pesquisadas, 61% nunca tomaram empréstimos
bancários tradicionais e 74% desconhecem ou possuem pouca informação
sobre o programa de micro-crédito. .
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RECUPERAÇÃO
DE CRÉDITO DIFÍCIL - EXAME
O Brasil é o 8º pior país do mundo para recuperar o dinheiro
devido por uma empresa depois da falência em média, apenas 1% do
empréstimo é reavido. É um percentual bem distante daquele
conseguido pelos empresários europeus (70%), americanos (68%),
mexicanos (64%), chineses (35%) e argentinos (23%).
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IPOD
APOSTA NA PUBLICIDADE DIRETA AO CLIENTE - apple
Ante a incansável busca de clientes por parte dos vendedores e
fabricantes, uma empresa estadunidense pôs em andamento um novo sistema
de captação de consumidores. Os anunciantes planejam que, se antes
pagavam aos meios de comunicação para atrair os leitores através de
anúncios, por que não podem destinar este dinheiro, que chegava aos
meios, ao cliente diretamente? Com este objetivo uma empresa
estadunidense presenteia reprodutores de música da Apple,
também conhecidos como iPods, produtos atualmente muito demandados pelo
público, em troca de, que o consumidor teste produtos on-line de
maneira gratuita. Desta forma, Freeipod.com,
somente paga ao consumidor uma vez que tenha provado os serviços que
este lhe oferece. Tendo em conta a impossibilidade de calcular com
precisão a eficácia da publicidade, este sistema aporta a vantagem de
que só "paga
por acertos",
dirigindo-se diretamente ao cliente. É possível que se obtenha desta
maneira uma melhor opinião da marca, assim como consumidores mais fiéis.
Ainda que este método de venda não é novo, já que é fácil de
encontrar há tempo em descontos e brindes promocionais com diferentes
produtos, é certo que através da Internet os custos se reduzem de
maneira considerável. Isto poderia apontar a um aumento deste tipo de
publicidade no futuro..
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C&A
abre agências de viagens para classe C - Valor
Econômico
A C&A está
entrando no ramo de distribuição de pacotes turísticos. A rede
varejista abriu há 45 dias três agências de viagem dentro de suas
lojas em São Paulo e no Rio. A aposta da companhia é na venda de
pacotes para o público da classe C, principalmente os freqüentadores
das lojas. O financiamento desponta como um dos atrativos que a
C&A quer oferecer a esse público. Em um folheto da C&A
Viagens, os roteiros aparecem parcelados em 12 vezes. Em anúncios
de viagem de outras agências, os pacotes aparecem divididos em até
cinco vezes. Hoje, os pacotes são montados e financiados pela TAM
Viagens, que repassa à C&A uma comissão. Com o tempo, Silva
diz que a C&A deve começar a parcelar os produtos por meio de
seu banco, o Ibi.
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A
maior loja de móveis do mundo - BLOG
DA BIZREVOLUTION
Em 1942, Ingvar
Kamprad,
cidadão sueco, 17 anos, começou um negócio para vender carteiras,
quadros, mesas e relógios. Em 1943, ele começou a vender móveis. Seis
décadas depois, ele tem um império presente em 32 países e 200 mega
lojas chamado IKEA.
A quem diga que Ingvar
é mais rico do que Bill Gates. As vendas anuais da IKEA
passam os 12 bilhões de dólares. A empresa tem mais de 310 milhões de
clientes. 130 milhões de cópias do seu catálogo são distribuídos e
impressos em 23 idiomas. Se você pensar que não falta lojas de móveis
no mundo, como a IKEA cresceu tanto? Ingvar
escolheu um nicho de mercado e focou nisso: estudantes e pessoas jovens
que podem comprar móveis modernos, e com excelente design, sem a
necessidade de pedir permissão para a mãe e o pai. Quantos jovens no
mundo não tem vontade de decorar o seu próprio quarto? No Brasil, a Tok
& Stok
procura seguir os passos da Ikea,
espero que consiga, e que não apenas siga, mas supere, inove, porque
cedo ou tarde, a Ikea,
desembarca por aqui. Um dos grandes problemas das empresas brasileiras
é serem muito centradas em produtos, serviços e soluções, e muito
pouco centradas em Seres Humanos e seus hábitos e comportamentos. Você
está centrado em Soluções ou Seres Humanos?
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Estudo
desvenda a fórmula da motivação dos empregados - Adriana
Monteiro FonsecA - PEGN
Um estudo realizado com 25 empresas dos EUA, com um total de 10.000
funcionários que participam de pesquisas anuais sobre suas atitudes no
trabalho, coloca em xeque um conceito considerado até agora como
verdade absoluta pelos especialistas. De acordo com o levantamento, a
motivação dos trabalhadores não acontece apenas em decorrência de ações
tomadas pela empresa para alcançar tal objetivo. O sucesso de uma
empresa também tende a tornar os funcionários mais satisfeitos e, com
isso, ainda mais propensos a batalhar pela prosperidade do negócio.
"Pensar em apenas um dos caminhos é simplista demais", afirma
Benjamin Schneider, professor do departamento de psicologia na Universidade
de Maryland (Criada em 1858, a Universidade de Maryland é uma
instituição pública que oferece 94 cursos e tem cerca de 25 mil
alunos e O orçamento em 2003 foi de US$ 1,1 bilhão),
um dos quatro pesquisadores que coordenaram a pesquisa. "No mundo
dos negócios, alguns eventos, como a motivação dos profissionais, são
ao mesmo tempo causa e efeito de outros eventos, como o sucesso da
empresa, diz.
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