MARKETING
COM PALITOS
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sala
dos artigos de marketing
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O
pessoal de marketing
das empresas japonesas
e mais ainda os gerentes, estão obrigados a falar diretamente com os clientes.
Eles devem observar seus clientes usando seus produtos ou serviços.
Desta
maneira, podem usar sua intuição e conhecimento de mercado para
predizer como os clientes reagirão aos novos serviços ou produtos, ou
às novas características dos produtos ou serviços (artigo: a
batalha pela mente do consumidor).
O enfoque
"songen"
(em japonês, real ou atual),
utilizado pela empresa Honda
é muito freqüente. Este consiste em observar o cliente no contexto da
compra ou do uso do produto ou serviço. Os três songen"
que precisam observar são:
o
produto real, com
o cliente real, na
situação real
(artigo você
sabe o que seu cliente realmente quer ?).
Como
exemplo podemos dizer que a Honda
envia pessoas aos estacionamentos para observar a forma como seus
clientes entram e saem dos veículos de sua marca, como abrem o porta
malas, o capô e a forma como dirigem. De todas essas observações, se
propõem melhoras ao desenho.
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Outra diferença importante com o
marketing
das empresas ocidentais,
reside em que, no marketing destes últimos só participa pessoal
especializado, devido ao uso e dependência de técnicas sofisticadas.
O
método japonês de observação e intuição envolve funcionários de
todas as áreas da empresa. As empresas japonesas pedem aos seus engenheiros,
vendedores e gerentes
que falem com seus clientes,
escutem com atenção e pensem criativamente sobre o que os clientes
desejarão no futuro.
Nas
companhias ocidentais, empresas independentes ou pessoal especializado,
recolhe e analisa a informação e os dados dos estudos de mercado.
Nestas empresas, muitas vezes os gerentes, engenheiros ou desenhistas,
nunca se aproximam de um cliente e, pior ainda, podem não saber como e
quem são seus clientes.
Tudo que lemos não significa que os japoneses deixem de lado as
pesquisas de mercado formais. Eles prestam muita atenção a informação
"dura",
que é aquela vinculada com os relatórios, com a rotação de estoque,
a qual pode ser dividida por variáveis, como marca, forma do produto,
ponto de venda, etc. (Artigo:
O SISTEMA JIT DE TAIICHI OHNO PARA TOYOTA).
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Finalmente, as empresas japonesas prestam muita atenção aos
dados ambientais, tais como informação com respeito ao estilo de vida
dos clientes. Em geral eles buscam todo tipo de informação que ajude a
conhecer seus clientes potenciais da melhor forma possível
(Artigo:
JUST-IN-TIME = JUSTO A TEMPO).
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recomendado:
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