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O pessoal de marketing das empresas japonesas e mais ainda os gerentes, estão obrigados a falar diretamente com os clientes. Eles devem observar seus clientes usando seus produtos ou serviços.

Desta maneira, podem usar sua intuição e conhecimento de mercado para predizer como os clientes reagirão aos novos serviços ou produtos, ou às novas características dos produtos ou serviços (artigo: a batalha pela mente do consumidor).

O enfoque "songen" (em japonês, real ou atual), utilizado pela empresa Honda é muito freqüente. Este consiste em observar o cliente no contexto da compra ou do uso do produto ou serviço. Os três songen" que precisam observar são:

o produto real, com o cliente real, na situação real (artigo você sabe o que seu cliente realmente quer ?).

Como exemplo podemos dizer que a Honda envia pessoas aos estacionamentos para observar a forma como seus clientes entram e saem dos veículos de sua marca, como abrem o porta malas, o capô e a forma como dirigem. De todas essas observações, se propõem melhoras ao desenho. 
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Outra diferença importante com o marketing das empresas ocidentais, reside em que, no marketing destes últimos só participa pessoal especializado, devido ao uso e dependência de técnicas sofisticadas.

O método japonês de observação e intuição envolve funcionários de todas as áreas da empresa. As empresas japonesas pedem aos seus engenheiros, vendedores e gerentes que falem com seus clientes, escutem com atenção e pensem criativamente sobre o que os clientes desejarão no futuro.

Nas companhias ocidentais, empresas independentes ou pessoal especializado, recolhe e analisa a informação e os dados dos estudos de mercado. Nestas empresas, muitas vezes os gerentes, engenheiros ou desenhistas, nunca se aproximam de um cliente e, pior ainda, podem não saber como e quem são seus clientes.

Tudo que lemos não significa que os japoneses deixem de lado as pesquisas de mercado formais. Eles prestam muita atenção a informação "dura", que é aquela vinculada com os relatórios, com a rotação de estoque, a qual pode ser dividida por variáveis, como marca, forma do produto, ponto de venda, etc. (Artigo: O SISTEMA JIT DE TAIICHI OHNO PARA TOYOTA).
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Finalmente, as empresas japonesas prestam muita atenção aos dados ambientais, tais como informação com respeito ao estilo de vida dos clientes. Em geral eles buscam todo tipo de informação que ajude a conhecer seus clientes potenciais da melhor forma possível
(Artigo: JUST-IN-TIME = JUSTO A TEMPO).

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